Mesa com computador e materiais escolares

Curso de Scratch: 5 motivos para seu filho(a) fazer

O Scratch é uma linguagem de programação em blocos que estimula as crianças a desenvolverem diversas habilidades importantíssimas para seu cotidiano, tanto educacional quanto social. Se você está pensando em matricular o seu filho ou filha em um curso de Scratch mas ainda tem dúvidas sobre as reais vantagens, nosso artigo pode te ajudar!

O que é o Scratch?

Bom, se você chegou nesse texto, provavelmente já deve ter ouvido falar na linguagem Scratch, mas talvez não a conheça com muitos detalhes. Desenvolvida pelo Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em 2007, a linguagem possibilita a criação de diversos programas através de um código montado por blocos coloridos, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido.

A plataforma utilizada para programar na linguagem pode ser baixada para o computador ou acessada online e possui diversas funcionalidades além da programação em si, como a possibilidade de compartilhar projetos e de interagir com os programas criados por outros usuários.

Através da programação Scratch é possível desenvolver conhecimentos em lógica de programação em português e aprender conceitos fundamentais para todo programador, como a estrutura de um algoritmo, variáveis, vetores, condicionais e estruturas de repetição.

telascratch 2021 08 03 23.10.37
Exemplo de programação simples utilizando Scratch com estrutura de repetição com o objetivo que fazer o gato dar uma volta e retornar a mesma posição

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre essa linguagem de programação, vamos aos 5 motivos para matricular seu filho ou filha em um curso de Scratch:

O curso de Scratch ajuda seu filho a desenvolver o uso inteligente dos eletrônicos

A primeira motivação para colocar as crianças em um curso de Scratch é o estímulo a um uso mais consciente dos aparelhos tecnológicos, que inevitavelmente fazem parte do cotidiano das crianças da geração z e que muitas vezes são vistas como um problema pela família justamente por serem utilizadas de modo incorreto pelos pequenos.

Com o Scratch, será possível ensinar as crianças desde os seus primeiros anos que a as tecnologias não são usadas apenas para fins de entretenimento, mas também de aprendizado e uso da criatividade.

banner curso scratch

Melhora a capacidade de abstração das crianças

Seguindo a linha do mau uso das tecnologias e de como o Scratch pode ajudar a solucionar esse problema, existe uma reclamação bastante comum de que crianças acostumadas com a velocidade da obtenção de soluções oferecidas pelo uso exclusivo da tecnologia para fins de entretenimento perdem a capacidade de concentração e de lidar com problemas que não tenham solução imediata, e é aí que entra a abstração.

A abstração é a capacidade de conseguir refletir sobre partes isoladas de um problema para conseguir chegar a uma solução. É uma habilidade que faz parte da metodologia de resolução de problemas e que exige bastante concentração e foco para ser alcançada. Com o Scratch, as crianças podem trabalhar a abstração e a resolução de problemas ao mesmo tempo em que se divertem.

O curso de Scratch Estimula o pensamento criativo

Seu filho gosta de games? Que tal desenvolver os próprios jogos? Sua filha curte assistir desenhos? E se ela criar histórias e desenvolver as próprias animações para contá-las para a família e os amiguinhos? Pois essas são algumas das possibilidades de uso da criatividade com o Scratch.

Através do estímulo a criação de projetos com o uso dessa linguagem, as crianças poderão desenvolver a criatividade desde a etapa de elaboração de uma ideia até o desenvolvimento completo do projeto, passando por diversas etapas e áreas de conhecimento, como a gestão de projetos, a lógica de programação e até design, já que o cenário e os personagens utilizados nos projetos do Scratch podem ser criados pelas próprias crianças.

Se você ainda tem dúvidas do quanto dá para explorar a criatividade dos pequenos, dá uma olhada nesses 6 exemplos de jogos que podem ser criados com Scratch!

Seu filho vai aprender a colaborar e trabalhar em equipe

Se você é do time que acredita que os eletrônicos distanciam as pessoas, é porque nunca presenciou uma aula de programação para crianças. Com a metodologia de criação de projetos, o curso de Scratch representa um grande diferencial no desenvolvimento dos pequenos, pois incentiva a colaboração e o trabalho em equipe, principalmente em turmas com vários alunos.

Os projetos podem ser divididos em etapas e em grupos de trabalho que desenvolvem juntos as diferentes partes do software que está sendo construído, até que ele esteja pronto. Além disso, a própria plataforma online do Scratch incentiva a colaboração virtual através da possibilidade de um programador interagir com o programa do outro, através de comentários e até de atualizações ao software desenvolvido por outra pessoa.

O curso de Scratch vai introduzir seu filho no mundo da programação

O quinto motivo para matricular as crianças em um curso de Scratch já é bastante óbvio, mas talvez suas vantagens a longo prazo possam não ser percebidas de imediato, que é a introdução dos pequenos no mundo da programação.

Através da linguagem de programação Scratch a sua filha ou filho estará adquirindo conhecimentos em lógica de programação, uma habilidade do futuro que fará muita diferença para seu avanço também em outras habilidades, como matemática e as capacidades de planejamento e inovação.

Além do mais, depois de concluir o curso será possível dar continuidade a esse aprendizado seguindo para outras linguagens, como Python e Javascript, ou outras abordagens da programação, como a robótica e a internet das coisas.

Não há como fugir das tecnologias

Por fim, a verdade é que a nossa sociedade globalizada tende a estar cada vez mais tecnológica nos próximos anos, e para as crianças do nosso tempo, que são nativos digitais, conseguir acompanhar esse processo de maneira participativa e criativa é a melhor maneira de garantir uma boa relação com os eletrônicos, bem como uma ótima inserção futura no mercado de trabalho.

Assim, se você gostou desses motivos e quer saber mais sobre o Curso de Scratch, visite nossa página de cursos e descubra as vantagens de matricular seu filho com a I do Code.

Visite também nosso Instagram!

Similar Posts