curso para crianças

Curso para crianças: 6 dicas para você escolher o melhor

Escolher um curso para crianças que envolva atividades extracurriculares aporta uma série de benefícios para os pequenos, principalmente porque lhes ajuda a ampliar o conhecimento de mundo.

Desse modo, podemos dizer que os cursos para crianças são uma importante ferramenta de apoio para o desenvolvimento infantil, tanto intelectual, como social e físico.

Algumas pessoas podem pensar que um curso para crianças serve apenas para mantê-las distraídas enquanto não estão na escola, mas na realidade, este tipo de atividade aporta diferentes benefícios para os pequenos.

A importância de um curso para crianças extracurricular

Instruir as crianças com uma atividade produtiva em seu tempo de ócio, acaba ajudando-as a ampliar seus conhecimentos dentro de uma matéria escola, como pode ser um idioma ou na área de matemática.

Da mesma forma, um curso voltado para o público infantil também pode apresentar um conhecimento totalmente novo, como por exemplo aulas de robótica ou de artes.

Além dos benefícios cognitivos que estes tipos de atividades aportam, as crianças que realizam atividades extracurriculares desenvolvem mais suas capacidades de socialização.

Isso é possível porque os pequenos se colocam em contato com outro grupo de estudantes, aprendem a trabalhar em equipe e evitam o ócio nocivo, ou seja, evitam ficar muito tempo apenas na televisão ou celular.

Para que possamos guiar os pais na escolha do melhor curso para crianças, elaboramos em nosso artigo de hoje alguns conselhos que podem ser levados em consideração na hora de escolher a atividade e curso ideal para cada perfil de criança.

1-    Considere a personalidade da criança na hora de escolher o curso

Cada criança é diferente e tem gostos particulares ou inclinações por certos tipos de atividades e temáticas.

Algumas crianças se destacam mais em atividades físicas, tais como dançar e jogar futebol, enquanto que outros preferem ler ou tem maior interesse sobre como funciona a ciência ou a tecnologia.

Você pode gostar de ler também: Educação Digital: como educar crianças e adolescentes

Desse modo, é preciso observar quais são as atividades preferidas do seu filho, pois isso lhe ajudará a escolher o curso de acordo com os seus gostos, além de levar em consideração a sua opinião que lhes gera autoconfiança.

banners internos 730 x 232

2-    Curso para crianças que fomente as habilidades do século XXI

Além de escolher uma atividade que seja de interesse das crianças, os pais também precisam levar em consideração as opções de cursos que fomentem as chamadas “Habilidades do século XXI”, que inclusive foram propostas pelas Unesco.

Segundo a Unesco, as habilidades que precisam ser desenvolvidas junto aos pequenos são:

·        Criatividade;

·        Inovação;

·        Colaboração;

·        Comunicação;

·        Pensamento crítico;

·        Inovação;

·        Entre outros.

Estas habilidades são consideradas fundamentais para o preparo das crianças rumo ao futuro pessoal e profissional, uma vez que os trabalhos que eles desempenham dependem em grande medida da aplicação de tais habilidades.

Você pode conhecer mais sobre as habilidades do século XXI através do seguinte artigo: Habilidades do século 21: como aprender?

3-    Revisar os horários dos cursos para crianças

Lembre-se que ir e assistir os cursos extracurriculares não deve converter-se em uma carga para as crianças, uma vez que isso resultará contraproducente para a sua formação.

Tenha em mente que frequentar cursos por muitas horas, ou estar matriculado em muitas atividades pode esgotá-los física e mentalmente, resultado em um desempenho geral ruim.

Para aproveitar os benefícios de uma atividade extracurricular, as crianças devem ter tempo para brincar, descansar e conviver com a família.

Portanto, os cronogramas dos cursos para crianças devem ser revistos, a fim de verificar se a crianças terão tempo de qualidade após o curso.

4-    Avaliar a sua utilidade futura do curso para criança

O objetivo final desse tipo de curso para crianças é, além de distrair os mais pequenos em uma atividade interessante para eles, ensinar-lhes uma habilidade útil para o futuro, como inglês ou robótica.

Ter um conhecimento mais especializado dentro de uma determinada área pode dar-lhes uma vantagem no futuro no estudo do que realmente lhes interessa e, portanto, devem ser estimulados a seguir a sua votação.

5-    Confira a trajetória dos cursos para crianças


Por fim, a experiência do local onde são ministrados os cursos deve ser sempre verificada, de forma a conhecer a dinâmica das aulas e ter a certeza de que não é apenas um local confiável, mas também de que são realmente especialistas na matéria que será dada para as crianças.

Também é importante que os pais busquem perguntar sobre a metodologia da instituição de ensino e que foquem nos temas a serem discutidos. Essas são boas dicas para avaliar a trajetória dos cursos.

Além disso, os cursos extracurriculares são uma forma de complementar a formação dos mais pequenos, ensinando-lhes novos conhecimentos e competências através de atividades lúdicas e divertidas para eles.

  • A linguagem de código pode fornecer grandes oportunidades no futuro

Cursos de programação para crianças são particularmente valiosos, pois aprender a programar desde cedo pode abrir um mundo de oportunidades e dar a você uma vantagem competitiva no futuro.

Compreender a codificação pode ajudar as crianças a entender melhor como o mundo funciona. Embora muitos de nós usemos todas essas tecnologias, poucos de nós realmente entendem como elas funcionam.

Você pode ajudar as crianças com sua criatividade, permitindo que construam coisas completamente por conta própria. A codificação também resolve problemas práticos, ajudando as crianças com suas habilidades de tomada de decisão. Essas habilidades não são úteis apenas na codificação, mas farão com que as crianças sejam indivíduos mais bem preparados.

Recomendações para escolher cursos para crianças de programação online

A codificação pode não ser um idioma tradicional, mas cursos de codificação para crianças oferecem os mesmos benefícios que aprender um novo idioma.

É por isso que aqui estão algumas recomendações para a escolha de um curso de programação online para crianças:

  • Participação prática: Escolha um curso para crianças que proporcione conhecimentos práticos que permitam ao seu filho participar ativamente e realizar o que está aprendendo.
  • Aulas ao vivo: para que as crianças aprendam a programar com eficácia, elas devem fazer aulas ao vivo. Poder tirar dúvidas, discutir um assunto ou dar uma opinião sobre o que está estudando, permite que seu filho participe diretamente de seu aprendizado. Aprender em um ambiente online ao vivo é uma ótima maneira de construir confiança.
  • Diferentes estilos de aprendizagem: uma das principais razões pelas quais as crianças podem ter dificuldade em aprender algo novo é a falta de interesse. Se todas as aulas tiverem o mesmo estilo de aprendizagem, é provável que as crianças fiquem entediadas e se desconectem. É importante procurar um curso que tenha uma combinação de exercícios práticos, jogos e sessões interativas.
  • Se você quer que seus filhos entendam a linguagem do futuro, o segredo é escolher um programa adequado às suas necessidades e objetivos que os motive a aprender.

Levando em consideração essas sugestões, você pode escolher a melhor atividade para cada criança e ajudá-la a aprimorar suas habilidades.

Similar Posts