Curso online: realmente vale a pena fazer?

homem na frente do pc

Atualmente, basicamente tudo tem se tornado virtual, os trabalhos, os estudos e até mesmo os relacionamentos têm sido virtuais. Neste cenário, vale a pena fazer um curso online?

Bem, os cursos pela internet, já existiam antes de nós termos que passar quase todo o tempo em casa, mas agora, tudo que é online vem ganhando uma força maior.

De fato, estudar online é tão emergencial que muitas entidades inclusive proporcionaram muitos cursos gratuitos nessa modalidade. 

Conforme uma matéria da Gazeta do Povo, em 2020, no início da Pandemia pelo Coronavírus, uma oferta com mais de 500 cursos estava disponível gratuitamente e online.

Por esse motivo e vários outros, os quais vamos pontuar neste texto, nos dá I Do Code, podemos afirmar que existem boas e nobres razões para você apostar em um curso online.

Assim sendo, vamos falar sobre 4 razões para você não perder tempo e começar a estudar online agora.

O curso online vai te ajudar a acompanhar as mudanças

O que isso quer dizer exatamente? Quer dizer que o mundo como conhecíamos antes não existe mais, que estamos em uma era totalmente nova e digital e que a tendência daqui para frente é apenas evoluir neste sentido.

Logo, quem de certa forma está mais familiarizado com esse novo modelo de vida, pode garantir grandes oportunidades, principalmente no campo profissional. Portanto, quem busca uma carreira de sucesso, precisa aprender a viver nessa era digital.

É só olhar ao redor, os bancos físicos estão sendo substituídos pelos digitais, as compras online substituindo as compras físicas, e isso vale para roupas, calçados, acessórios e principalmente comida.

O mundo digital está ganhando uma força gigantesca em todos os campos, por isso, fazer um curso online é apenas mais uma forma de ir se adaptando a este novo modelo de vida.

Uma consideração sobre curso online pouco comentada

É importante destacar que você não precisa focar em cursos remotos rápidos.

De fato, os mais curtos podem lhe dar uma formação superficial e providencial para determinadas situações como, competir por uma vaga de emprego, ou aprimorar uma habilidade exigida para determinada tarefa.

Mas é preciso tomar cuidado com promessas de aprendizagem tipo full time, com carga horária muito pequena para uma promessa (e necessidade) gigantes.

No entanto, você pode aprofundar um conhecimento com um curso de longa duração, visando agregar ao seu currículo e a sua formação simultânea e continuada.

Por outro lado, quando você (não desiste) e opta por curso pela internet, tem uma vantagem sobre aqueles que desistiram, seja por não confiarem no ensino remoto ou por outras razões pessoais.

Enfim, não desistir é uma opção e você pode permanecer crescendo intelectualmente estudando tranquilamente pelo computador, celular ou outros dispositivos.

Feita essa reflexão, vamos agora pontuar 4 sensatas razões para justificar porque vale a pena persistir e estudar online!

Quatro razões que justificam que vale muito a pena estudar online

Estudar online é mais flexível

Estudar online é mais flexível

Seja no home office, ou em um curso online, uma coisa é certa, a flexibilidade é mil vezes maior do que quando precisamos fazer essas mesmas coisas de forma presencial.

Estudar online te dá a oportunidade de escolher quais são os melhores horários para você, que se encaixam em suas outras atividades e rotinas do dia a dia.

Você tem todo o controle nas suas mãos e não corre o risco de perder uma aula porque se atrasou, por exemplo.

Dessa forma, você pode ir estudando gradualmente, conforme seu tempo disponível, sem que isso afete suas outras tarefas.

O curso online tem o melhor custo X benefício

É inquestionável a vantagem em termos de valor dos cursos remotos. A grande maioria tem preços muito mais acessíveis e isso é extremamente vantajoso considerando a situação econômica que estamos vivenciando neste momento.

As razões para que esses cursos sejam oferecidos com valores mais acessíveis,  quando não gratuitos, são várias. Podemos citar, por exemplo:

  • Reduções no aluguel, pois não há necessidade de muitas salas para ministrar o curso;
  • Despesas como luz, água, materiais também são menores, pois o conteúdo e material de estudo também pode ser oferecidos digitalmente;
  • O aproveitamento nas aulas é infinitamente maior, pois um único professor pode ministrar suas aulas para milhões de alunos, sem prejuízos na qualidade;
  • Alguns cursos são subsidiados por empresas, entidades e mesmo órgãos governamentais, portanto, há diluição das despesas com materiais e professores.

Por isso, conseguem oferecer maiores descontos, isenções de taxas de matrículas, assim como materiais mais baratos.

As opções de pagamentos também são mais flexíveis que em escolas tradicionais, o que também é uma grande vantagem.

Além disso, ao fazer um curso online você geralmente pode contar com suporte a qualquer hora do dia, com páginas em redes sociais para alunos e contato direto com os professores.

A possibilidade de estudar de onde estiver

Já pensou estudar na beira da praia? É exatamente o que você pode fazer estudando online! Não apenas da praia, mas de qualquer lugar.

Estudar online oferece a vantagem de aprender sistematicamente de qualquer lugar, basta ter um celular ou computador e acesso a internet. E para falar a verdade, muitos cursos podem ser baixados sem que você tenha a necessidade de uma conexão para acessar as aulas ou o material.

Pessoas que levam a vida corrida, mas que desejam uma formação, também podem estudar online entre um intervalo e outro.

No curso online você define seu ritmo de estudos

Diferente de uma faculdade em que você precisa seguir uma janela de estudos  – mesmo que não esteja muito afim de aprender sobre determinado assunto em um dia – em um curso remoto, você tem liberdade para estudar as matérias que mais gosta primeiro.

Isso não quer dizer ignorar todas os demais conteúdos, mas, ir estudando no seu ritmo e inspiração do dia.

Especialmente, fazendo as matérias que preferiria primeiro, coisa que jamais seria possível em um curso presencial.

Certamente um curso online será um divisor de águas na sua vida

Um curso online será um divisor de águas na sua vida

Tendo em vista que o mundo está em constantes mudanças e que tudo que é office está em crescimento exponencial, saber lidar com o digital é fundamental.

E uma das melhores formas de ficar por dentro desse mundo digital é inevitavelmente passar o maior tempo possível na internet.

No entanto, não é passar o tempo estagnado, no ócio improdutivo ou procrastinando o que precisa ser feito.

Por fim, lembramos que a tendência é que tudo se torne digital e daqui alguns anos, quem não entender o mínimo sobre isso, corre o risco de ficar (definitivamente) para trás.

Além disso, reforçamos que existem cursos onlines para praticamente qualquer assunto que seja do seu interesse, pois as entidades ou escolas, precisam formar turmas para ensinar determinada matéria.

Você pode fazer cursos desde jardinagem até programação, porque a internet proporciona isso a você. Não desperdice!

Lembre-se ainda, que agora, um curso online  pode ser a única ferramenta para ajudar de forma muito positiva você  a ter a carreira dos seus sonhos!

E nós podemos ajudar! Conheça nossos cursos online! Envie-nos uma mensagem e saiba mais!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: