steam

5 atividades para crianças STEAM para você fazer agora mesmo!

Você conhece as principais atividades para crianças dentro da metodologia STEAM? Nos últimos anos houve uma mudança significativa na forma de ensinar e de aprender. Em virtude da pandemia do COVID-19, muitas atividades saíram do modelo presencial e migraram para forma remota.

Assim, tornou-se importante a implementação de novas metodologias de ensino, ou até mesmo de metodologias antigas, porém com certas adaptações, especialmente quando falamos em atividades para crianças.

Dentro desse contexto, podemos citar as atividades STEAM, originada da sigla em inglês que significa “Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics”.

 Traduzindo-se para o português essa sigla quer dizer Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, e essa abordagem propõe instigar os alunos a utilizarem seus conhecimentos nessas áreas.

Neste artigo abordaremos 5 atividades para crianças que podem ser realizadas de forma remota, ou presencial. São atividades que buscam colaborar para o desenvolvimento cognitivo, fornecendo elementos que contribuem de forma significativa para a criatividade, a imaginação, a investigação, a lógica, a ciência, entre outros aprendizados.

Você gostará de ler também: Quarentena: 7 jogos online para reunir os amigos e se distrair.

Atividade 1: Jogo de RPG

É um jogo antigo, diga-se de passagem, que surgiu na década de 70. RPG advém do inglês e sua sigla significa “role playing game”, ou “jogos de interpretação de papéis” em português.

Nesse jogo, os participantes criam as suas próprias histórias e seus personagens. Funciona, basicamente, como a criação de um roteiro para um filme ou novela. Sem dúvidas, é uma das atividades para crianças que se destaca em função da exigência do elemento criatividade.

O mais interessante desse jogo é que você é o seu próprio personagem e seu fim terá um desfecho, de acordo com as decisões que tomar ao longo do jogo.

É uma das atividades para crianças ideais para desenvolver aspectos cognitivos, como, criatividade, imaginação, dramatização, descoberta e investigação. Já que os personagens são “transferidos” para a época que imaginarem e os enredos são os mais diferenciados, desde desvendar mistérios até investigar crimes.

Além disso, existe ainda um enredo que foi previamente definido e que será narrado ou contado pelo narrador, como em um teatro, contribuindo também para o lado artístico e para a expressividade.

Todos precisam imaginar as cenas e são instigados a desvendar e resolver os enigmas, o que auxilia, inclusive na memória das crianças, já que elas precisam memorizar e lembrar do contexto da história e em qual momento estão vivendo.

É uma ótima ideia de atividades para crianças e para adultos, inclusive esse jogo pode ser jogado com seus filhos, amigos etc. Caso você fique com dúvidas a respeito de como as histórias devem ser criadas ou ideias de histórias existem plataformas que podem te ajudar.

Esse jogo também é encontrado em tabuleiros e também em jogos eletrônicos de RPG, o que é pertinente nessa época de pandemia e aproxima mais as crianças de atividades produtivas envolvendo a tecnologia.  Se você ou seu filho é fã da série “ Stranger Things”, por exemplo, já deve ter visto sobre esse jogo, pois é o mais jogado pelos amigos da personagem principal “Eleven”.

Atividade 2: Blocos de montar

Desde muito cedo aprendemos que crianças aprendem brincando, o que de fato é verdade. Sendo assim, brincadeiras ao ar livre é uma das atividades para crianças que certamente auxiliam no aprendizado.

Através da utilização de blocos de montar ou legos, por exemplo, podemos instigar as crianças a criarem torres, casas, edifícios, despertando seu interesse para as áreas da construção civil, engenharia, matemática, designer, arquitetura, entre outras.

Esses tipos de atividades para crianças oferecem oportunidades para que desenvolvam habilidades variadas em torno de tecnologias e liberdade de expressão, além de contribuir para a comunicação (quando se brinca com outras crianças ou mesmo com os pais), ajudam a desenvolver o lado exploratório e criativo.

Atividade 3: Dançar e Cantar

É uma atividade muito simples e não requer nada muito específico, apenas a imaginação. Consideradas como atividades STEAM, pois se enquadram dentro do tópico arte, sendo extremamente importante para o desenvolvimento de muitas habilidades.

Você pode incentivar seus filhos a dançarem no pátio, ou no quintal, podem cantar com eles, improvisarem instrumentos musicais, fazerem shows e apresentações. Esses são outros exemplos de atividades para crianças, que também podem ser realizadas ao ar livre.

Dançar e cantar são formas de se expressar! Isso certamente contribuirá para o desenvolvimento de competências como socialização, construção de relacionamentos, ampliação da capacidade de se expressar de maneira corporal e contribui para uma coordenação motora mais aperfeiçoada.

Atividade 4: Jogos

Jogos em geral são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo. Tanto isso é verdade que, existem metodologias de ensino que abordam atividades para crianças, utilizando jogos lúdicos e educativos para auxiliar na ampliação e/ou (re)construção do conhecimento, seja ele científico, teórico, técnico ou prático.

Dentro desse tópico podemos citar jogos, como o Minecraft que auxilia no desenvolvimento de muitas habilidades. Dentre elas podemos citar, habilidades cognitivas, criativas, cooperativas, além de melhorar a compreensão de disciplinas como matemática e geografia.

É um jogo interativo que foi criado com base nos blocos de construção LEGO. É uma das atividades para crianças que se destaca dentre as outras, por apresentar simplicidade, já que os personagens e as construções são criados e montados a partir de blocos.

Atividade 5: Programação e Robótica

Enquadra-se dentro da metodologia STEAM, pois é vista como uma forma de estimular o raciocínio lógico, matemático e principalmente a tecnologia. Vivemos na era digital, e a programação e robótica são duas das áreas de maior impacto econômico e social e que estão em constante crescimento.

 Que tal matricular seu filho em aulas ou cursos de programação? Essa atitude promoverá um maior conhecimento de seu filho acerca de conceitos de matemática básica, resolução de problemas, empreendedorismo, estratégias de negócios, entre outros aspectos pertinentes ao seu desenvolvimento.

A robótica também apresenta características semelhantes a programação, auxiliando no desenvolvimento de algumas aptidões, como empreendedorismo, engenharia e ciência. A robótica está diretamente vinculada a engenharia mecânica, mecatrônica e a inteligência artificial.

Tanto a programação quanto a robótica, são exemplos importantes de atividades para crianças, uma vez que são áreas que se destacarão em breve e vale lembrar que crianças são o futuro, não é mesmo? Então, estimular essa relação é o melhor a ser feito!

Similar Posts