Ensino tecnológico para crianças

Ensino de tecnologia na infância: descubra 4 benefícios

Crianças em idade pré-escolar de hoje são “nativas digitais”, ou seja, elas cresceram com a tecnologia presentes em sua vida desde pequenininhas, por isso que o ensino de tecnologia na infância hoje se faz tão necessário. Entregue a uma criança pequena um smartphone e, em pouco tempo, ele(a) estará jogando sozinho ou assistindo seu vídeo favorito. Também não é incomum as crianças ensinarem aos adultos como utilizar os mais recentes dispositivos tecnológicos.

Mas, quando se trata do ensino de tecnologia, uma preocupação comum dos pais é: “Meu filho já recebe muita exposição da tecnologia em casa. Por que eu iria querer num ambiente de aprendizado?” Embora esse seja o caso, quando a tecnologia é usada de maneiras específicas e focadas, ela pode apoiar e ajudar a alcançar as metas na educação infantil e aprendizado pré-escolar. 

A implementação da tecnologia em conjunto com atividades tradicionais, como brincadeiras ao ar livre e aprendizado tátil (como blocos de madeira e caixas sensoriais), oferece mais oportunidades para estudantes de todas as idades a desenvolverem habilidades variadas se envolverem, se comunicarem e explorarem. Confira abaixo mais alguns dos benefícios que o ensino de tecnologia na infância pode trazer aos pequenos.

O ensino de tecnologia permite criatividade e liberdade de expressão

As crianças possuem uma grande imaginação, grande demais para ser contida. Onde, no passado, eles tinham apenas materiais de arte como lápis de cor e tintas para expressar suas ideias, agora eles possuem computadores, tablets e muito mais para ajudá-las a transformar esses pensamentos em realidade.

Claro, os pequenos ainda possuem caneta e papel, mas agora, em vez de, ou além de apenas – desenhar uma imagem, eles podem criar uma animação 3D e até enviá-la a uma impressora 3D para permitir que ela assume uma forma física. Quem sabe, a criação deles pode ser o protótipo de um negócio de muito sucesso.

As habilidades que o ensino de tecnologia oferece traz as crianças uma forma criativa de se expressar. Codificar é uma habilidade, mas programar um videogame ou aplicativo móvel é uma expressão.

banner kit habilidades do futuro

Ajuda na socialização e na construção de relacionamentos

Não é uma tática assustadora, mas as chances de seu filho encontrar outras crianças para interagir e se relacionar com a tecnologia superam as chances de encontrar outras crianças que não usam ou não gostam da tecnologia.

Videogames, mídias sociais, aplicativos para dispositivos móveis, todos esses são hobbies e interesses, como esportes, leitura e muito mais. A oportunidade de socialização com a tecnologia é dupla.

Por um lado, as crianças podem compartilhar esses interesses com outras crianças como consumidores, assim como fariam com cartões de jogadores de futebol. Elas também podem se conectar com as tecnologias, através de bate-papo ao vivo durante sessões de videogame ou no Facebook, e em qualquer outro lugar.

Além disso, se eles querem levar esses interesses para o próximo nível e criar seus próprios videogames ou aprender a codificar em um acampamento ou sala de aula, essa é outra oportunidade de criar relacionamentos sólidos, pois eles estarão colaborando e aprendendo como crianças diferentes indiferentes.

Melhora a resolução de problemas e perseverança

Você já ouviu o termo “modo de sobrevivência”? É uma experiência de jogo encontrada em vários tipos diferentes de videogames, nos quais o jogador é encarregado de permanecer vivo o maior tempo possível para superar os oponentes.

No popular jogo Minecraft, o “modo de sobrevivência” é uma maneira de os jogadores aprimorarem suas habilidades de resolução de problemas. Especificamente, eles são colocados em ambientes novos e diferentes, e devem imediatamente construir abrigo e coletar itens como armas e comida para sobreviver. Ainda, um “dia Minecraft ” dura 10 minutos no mundo real, forçando os jogadores a se moverem rapidamente enquanto tomam boas decisões para permanecerem vivos.

Embora o desenvolvimento infantil com os benefícios proporcionados pelo Minecraft possa parecer um exemplo estranho, esse é o ponto. Se você conseguir descobrir como um único videogame pode melhorar a resolução de problemas e perseverança, pense em todas as outras oportunidades que virão a partir dessa.

Com o ensino de tecnologia surge a liberdade de expressão e, com essa liberdade, a chance de as crianças se estabelecerem e conseguirem algo de maneira independente. Ao fazer isso, eles enfrentam obstáculos e desafios que precisam ser resolvidos para atingir seus objetivos, para que aprendam a lidar com esses obstáculos.

Este obstáculo pode ser construir um abrigo no Minecraft ou depurar uma linha de código, tudo isso ajuda a estabelecer um forte senso de perseverança. Por sua vez, eles serão incentivados a apresentar suas próprias soluções quando os problemas forem enfrentados na tecnologia, ou fora dela na forma de um problema da lição de casa, desacordo com um amigo ou outras dificuldades pessoais.

Aprimora o aprendizado

Embora habilidades como as mencionadas acima (criatividade e independência) possam facilmente tornar seu filho um aluno melhor, este é um exemplo de uma aplicação mais direta de como o ensino de tecnologia pode melhorar a experiência de aprendizado.

Também é um ponto muito fácil de entender. Quais itens você normalmente associa aos termos aprendizado? Anos atrás, eram principalmente livros, escolas e bibliotecas. Então, o computador introduziu uma nova maneira de aprender. Embora esse uso da tecnologia tenha realmente aberto as oportunidades do aprendizado, considere agora o que as realidades virtuais e aumentadas poderiam realizar.

Em vez de ler sobre como as pirâmides que foram construídas, as crianças puderam entrar em uma realidade virtual e experimentar como é estar presente quando as estruturas são erguidas. Eles podem ficar embaixo e observar as enormes pedras sendo arrastadas para o lugar, deixando-as com lembranças vívidas em vez de ler apenas palavras nas páginas.

As oportunidades com o ensino de tecnologia são infinitas! Qualquer coisa que já foi escrita e ilustrada em livros para nossos olhos lerem pode agora ou em breve ser construída em uma realidade alternativa, para que possamos ver, tocar, interagir e experimentar em um nível muito mais profundo.

Estes são apenas alguns dos benefícios que o ensino de tecnologia pode trazer, nem mesmo mencionamos os benefícios tecnológicos mais tradicionais sobre os quais você normalmente leu, como os jogos podem aprimorar a coordenação, pensamento crítico e tempo de reação.

Ou seja, há muito mais a considerar quando se trata de como a tecnologia pode beneficiar seus filhos. E você, consegue pensar em mais maneiras que o ensino tecnológico pode beneficiar os jovens?  

Similar Posts