Por que crianças devem aprender sobre o que é tecnologia?

cinco lâmpadas penduradas, num fundo azul

A tecnologia nos rodeia no nosso dia a dia e a cada dia se torna mais presente e mais avançada. E quem mais percebe isso são as crianças: a facilidade de aprendizado delas durante seus primeiros anos de vida, junto com sua insaciável curiosidade, tornam elas a vanguarda do aprendizado tecnológico em toda casa. Quem nunca pediu ajuda pros filhos pra resolver algo no celular ou no computador?

Mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Além de saber usar a tecnologia, é muito importante que seus filhos também saibam o que é tecnologia. Não só como funcionam os celulares, os computadores, como são feitos, e afins. Mas também o que significa algo ser uma tecnologia. Qual é a ciência por trás do desenvolvimento tecnológico, porque isso é importante e como isso pode beneficiar (ou prejudicar) nossa sociedade. Afinal, em poucos anos pode ser que eles mesmos estejam criando novas tecnologias.

Neste artigo, vamos elencar alguns dos motivos sobre porque ter essa conversa com seus filhos, além de dar umas dicas sobre como abordar isso.

Responsabilidade

Usar e desenvolver tecnologias é algo que sempre envolve responsabilidade. Responsabilidade com os outros, garantindo que não usará ou fará algo que possa prejudicar outras pessoas, e responsabilidade consigo mesmo, tomando cuidado para não entrar em sites maliciosos, deixar que vírus infectem seus eletrônicos ou conversar com estranhos na internet.

A discussão sobre tomar cuidado com a internet é como sempre a mais necessária, e a que deve ser feita o mais cedo possível. O melhor, claro, é sempre supervisionar o acesso de crianças pequenas à internet, para guiá-las nesse mundo novo e explicar o que pode e o que não pode ser feito. E, claro, explicar o porquê. Se não, a criança só vai ficar mais curiosa.

A discussão sobre responsabilidade com os outros se torna importante quando a criança passa a ter uma postura ativa sobre a tecnologia. Quando ela começa a programar, ter suas próprias redes sociais ou criar seus próprios blogs ou coisas similares. Essas ferramentas são ótimas para fortalecer seu raciocínio e sua interação com outras pessoas, se usadas do jeito certo. Se não, podem causar problemas para muitas pessoas, inclusive ela mesma. É importante manter uma relação saudável com seus filhos para que essas questões possam ser confortavelmente discutidas com franqueza, e não vistas pelas crianças e adolescentes como uma tentativa de limitá-los.

Consciência

É sempre importante desde cedo cultivar a consciência das crianças sobre o mundo ao redor delas. Não somente sobre questões ambientais, mas também o que está literalmente ao seu redor: sua casa, sua família, suas coisas. Tudo está interligado e, da mesma forma, a ciência e a tecnologia são parte disso. E seus filhos precisam ter consciência disso logo cedo.

Saber o que é tecnologia é saber também aonde a tecnologia nos levou. Tanto no bom sentido: no aumento do nosso conforto, do nosso acesso à informação, da melhoria da nossa saúde e do combate a doenças. Quanto no mau sentido: desmatamento, diminuição da biodiversidade, poluição, aquecimento global. Duas faces da mesma moeda, que coexistem no nosso dia a dia, mesmo que não percebamos.

Isso é parte da formação da criança e do adolescente como cidadãos. Embora as escolas também eduquem as crianças nesse sentido, é sempre bom ter a participação dos pais.

O que é saber o que é tecnologia

Tecnologia não é somente esses equipamentos dignos de ficção científica. A tecnologia é ou faz parte de tudo o que usamos e fazemos. Não percebemos isso, mas simplesmente não dá para escapar dela.

Ter consciência disso é ter consciência de que tudo o que fazemos, usamos e até o que dizemos é fruto de descobertas e contínuos aperfeiçoamentos, feitos por diversas pessoas do mundo todo ao longo de milênios. Tudo: desde as pedras do asfalto da rua da sua casa aos novos e mais avançados foguetes da SpaceX, praticamente tudo o que vemos, usamos e até o que comemos foi feito por pessoas, usando tecnologias recentes, tradicionais ou milenares.

Uma tecnologia é uma ferramenta material ou imaterial de transformação da realidade. E devemos sempre ter consciência disso. Seus filhos, quando crescerem, provavelmente vão usar ou criar tecnologias que nem conseguimos imaginar hoje em dia. Então, é uma boa ideia eles já terem conhecimento sobre o que é tecnologia desde cedo, para poderem no futuro exercerem suas profissões e sua cidadania com responsabilidade e consciência.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: