letramento digital

Letramento digital: o que é e quais as 5 vantagens

Letramento digital se define como sendo uma reunião de habilidades para dominar a escrita, bem como a leitura em diferentes dispositivos eletrônicos. Saiba mais neste texto!

De fato, revisar os processos educacionais para irem de encontro com as novas demandas do mundo contemporâneo e da tecnologia é fundamental.

Há muitas mudanças acontecendo, e uma das características mais marcantes da geração atual é a forma como interagem com as novas demandas, especialmente as tecnológicas.

Neste contexto, o letramento exigido para a educação digital passa a ser uma demanda que deve ser suprida rapidamente.

Isso porque se trata de um recurso para usar melhor os mecanismos digitais de hoje em dia para um aprendizado com mais qualidade.

Essa metodologia é importante tanto para o âmbito pessoal, quanto para o pedagógico.  Estudantes em contato com um letramento digital bem feito tendem a melhorar significativamente seu desempenho.

Enfim, se você ainda não está familiarizado com este conceito, tão pouco sabe quais as vantagens, continue a ler, pois este texto será esclarecedor.

O que é realmente o letramento digital?

Neste cenário, a pessoa, chamada de letrado digital, é o agente que precisa aprender a lidar com todo esse conteúdo disponibilizado através de aparelhos eletrônicos.

Podemos dizer que isso é praticamente uma nova linguagem ou uma nova maneira de oferta de conteúdo sobre tudo que norteia a vida humana. 

Contudo, para melhor definir essa forma de aprendizado moderno, é preciso lembrar que no passado, tudo era impresso em papel.

O letramento digital, portanto, é a forma como se aprende a lidar com ferramentas modernas para absorver os conteúdos fornecidos por esses meios eletrônicos e da maneira mais dinâmica possível.

Mas, é preciso levar em consideração que um bom letramento digital permite não somente o aprendizado de informações na internet, como também ensina a usar essas ferramentas com senso mais crítico.

banner e book como digitalizar sua vida

Para quem é destinado este processo?

Ao contrário do que se possa imaginar, existe muita gente adulta e na terceira idade fazendo uso de mecanismos modernos no computador, celular, e por aí vai.

E de fato, isso precisa ser feito com prudência!

A justificativa está em uma pesquisa feita nos Estados Unidos, e publicada na BBC News, com pessoas com 65 anos, cujo resultado foi a grande probabilidade deste público espalhar notícias não verdadeiras no ambiente online.

Portanto, destacamos a importância de, adultos e idosos, saberem manipular bem os meios digitais para garantir a inclusão da tecnologia no dia a dia dessas pessoas.

Então, o que os métodos de letramento atualmente estão propondo, é primeiro alfabetizar pessoas que nunca tiveram acesso (ou simplesmente tinham dificuldade) com os meios digitais.

No geral, quem, mesmo depois de certa idade, está disposto a aprender por meio do letramento digital, tem muito a ganhar.

Os adultos em idade ativa para o trabalho somam esses atributos ao seu currículo, e os idosos fazem uso dessas habilidades para facilitar suas tarefas cotidianas, como, por exemplo, pagar contas.

No entanto, as crianças e os jovens, formam o público que necessita deste aprendizado para facilitar o desempenho em atividades.

Em síntese, muitas tarefas em sala de aula e fora dela, dependem da tecnologia, logo, essa ferramenta integrada à rotina servirá para ampliar as possibilidades e os horizontes desse público.

Quais as vantagens do letramento digital?

Os benefícios de todos saberem como interagir com os meios digitais, independente da idade, são muitos. Só pra citar alguns:

Podem resolver rapidamente diferentes problemas

Graças a um raciocínio lógico e crítico trabalhado por meio do letramento digital, certas resoluções podem ser tomadas e aplicadas com mais rapidez.

Através dessa metodologia, particularmente as crianças e os jovens, podem tomar decisões com maior agilidade. E, há algumas atividades que auxiliam nisso, como programação, por exemplo.

Uma melhor adaptação para o que é moderno

Como bem sabemos, o mundo não para, e se desenvolve numa velocidade impressionante. Um letramento digital ajuda a acompanharmos melhor essas mudanças.

Dessa forma, as oportunidades aparecerão de forma mais simples, seja uma possibilidade de estudos melhor, ou até mesmo um emprego mais qualificado.

Melhoria da comunicação como um todo

A capacidade de comunicação de quem se empenha em um aprendizado por letramento digital também é muito bem desenvolvida.

Dessa forma, as possibilidades de interação com outras pessoas é mais ampla, incentivando o sentimento colaborativo.

Possibilidade de múltiplos conhecimentos

Outra vantagem do letramento digital é que a pessoa terá acesso a conhecimentos multidisciplinares. Ou seja, passará a dominar muitas tarefas e habilidades diferentes.

Em suma, é uma metodologia que ajuda na cooperação de disciplinas diferentes, mas que se complementam. E assim, é possível evoluir na lógica e no raciocínio.

Estímulo à autonomia e à motivação

Quando alguém aprende a comandar tarefas digitais, das mais simples às mais complexas, ela ganha mais autonomia.

Com o letramento digital, inclusive, os alunos aprendem de forma mais dinâmica e divertida matérias que antes poderiam ser consideradas chatas ou muito difíceis.

Além disso, essa metodologia ajuda na questão motivacional, pois estimula uma busca constante de novas formas de aprendizado, ampliando os conhecimentos.

Ou seja, o letramento para as tecnologias é uma das formas mais eficazes de mostrar tanto a crianças e jovens, como a adultos também, que o mundo digital não é tão complicado assim.

Para os estudantes, por exemplo, é uma maneira excelente de aprender através de jogos digitais em salas de aula, conforme vemos nesta matéria da Gazeta do Povo

Passos básicos para introduzir o letramento digital na vida de crianças e jovens

No ambiente escolar, familiar e social o letrado digital passa a ter um papel ativo com o letramento para o ambiente online.

Para isso, portanto, cabe à escola promover o acesso a esse aprendizado, definindo, por exemplo:

  • Um bom planejamento com objetivo claros e as metas para realizá-los;
  • O olhar crítico do educando, com vistas a ter capacidade para selecionar o que chega até ele no ambiente digital;
  • Incentivando o compartilhamento através de atividades em grupo;
  • A oferta de atividades criativas para aprimorar o letramento digital;
  • Manter uma disponibilidade acessível de ferramentas tecnológicas. 

Entre outras ações.

Enfim, como vimos aqui, o letramento digital é fundamental no cenário atual e futuro.

Através dele a criança, o jovem e como mencionamos o adulto aumentam suas chances de acesso a conteúdos, com a certeza de terem condições de aproveitarem mais e melhor o que lhes é ofertado.

Este texto ajudou você? Compartilhe e aproveite para saber mais sobre as ofertas de cursos que a I Do Code garante para pessoas de todas as idades se desenvolverem!

Similar Posts