Educação digital: como educar crianças e adolescentes

criança mexendo no computador

Aprender a usar a tecnologia é tão importante no mundo de hoje quanto aprender matemática ou português. Entenda como a educação digital pode ser inserida na vida de crianças e jovens. 

Um mesmo fato é encontrado em todas as culturas humanas: a sociedade trata de educar suas crianças e jovens para prepará-las para viver e criar no contexto em que nascem. Na medida em que o mundo vai mudando, a maneira de ensinar vai sendo aprimorada e incluindo novas habilidades e exigências.

No séc. XXI as mudanças estão mais rápidas do que nunca, desde que as inovações tecnológicas começaram a participar das mais variadas ações humanas. Nesse sentido, a educação digital passou a ser uma tendência importante, pois é preciso preparar as crianças e adolescentes para trabalharem, criarem e liderarem novas mudanças no futuro. 

Aprender desde cedo a lidar com a tecnologia é importante para crianças e jovens por uma série de motivos. Listamos alguns abaixo.

  • Segurança digital: ainda que o ensino de tecnologia ainda não faça parte do currículo das escolas, as crianças e adolescentes têm contato desde cedo com celulares, tablets, computadores e smart TVs. Elas aprendem rapidamente como lidar com esses aparelhos. No entanto, o amparo da educação digital irá ajudar a criar um  uso mais consciente da tecnologia e, consequentemente mais seguro. 
  • A tecnologia é um meio para instigar o aprendizado:  em um mundo novo, a educação também deve ser nova. Com tanta informação a disposição redes sociais, vídeos e sistemas interativos, algumas ferramentas consolidadas da educação tradicional, como as cartilhas, estão perdendo o apelo com os alunos(as). A educação digital pode ajudar a aumentar o engajamento em disciplinas como matemática e física. 
  • Um meio para expandir a criatividade: aprender tecnologia significa ampliar as possibilidades de ação no mundo. A linguagem de programação, por exemplo, pode ser uma forma da criança e do adolescente perceberem que suas ações podem mudar o mundo para melhor! O aluno(a) transforma-se em um(a) participante ativo(a) do mundo digital e deixa de ser um(a) simples usuário(a).

Esses são apenas alguns dos pontos mais importantes da educação digital. Além disso, a experiência de uma escola de tecnologia, como a I Do Code, demonstra que o ensino digital ajuda no preparo o mercado de trabalho do futuro e no desenvolvimento de atividades como o raciocínio lógico

Como incentivar a educação digital de crianças e jovens?

Os pais podem ser participantes ativos no processo de educação digital de seus filhos. 

Conversas importantes

A educação contemporânea voltada ao diálogo entre quem aprende e quem ensina. Os pais podem incentivar nesse processo conversando bastante com seus filhos a respeito de suas experiências tecnológicas. Entenda de seu universo, conheça seus vídeos favoritos, descubra o que atrai tanto em seus jogos e busque até mesmo aprender um pouco de tecnologia com a criança ou adolescente.  

Além disso, alguns tópicos essenciais, como evitar conversas com estranhos na internet e estabelecer limites para a exposição nas redes sociais, são basicamente a adaptação moderna de ensinamentos como “olhar para os dois lados da rua” e “não aceitar doces de estranhos”. Esse tipo de diálogo é essencial para uma educação digital que faça parte do cotidiano da criança. 

Uso criativo dos dispositivos

Transforme a relação da criança com a tecnologia em uma maneira de aproximar a família. Uma boa ideia é utilizar os celulares para fazer vídeos, criando um mecanismos de registro e interação. Grande parte da educação digital passa pela atitude de cultivar hábitos saudáveis envolvendo a internet e os aparelhos tecnológicos. 

Ensino de programação

Na era tecnológica,a necessidade de aprender uma linguagem de programação é similar à alfabetização. Adquirir essa habilidade pode ser um divisor de águas no futuro da criança, tanto pela perspectiva profissional quanto pessoal. Aprender programação de computadores será importante até mesmo para pessoas que buscam cargos que não sejam diretamente relacionados à criação de softwares, jogos e apps. 

Um dos métodos mais eficazes para aproximar as crianças da educação digital é o uso de jogos. O Minecraft é um game ideal para trabalhar alguns aspectos importantes da linguagem programação. Não à toa, ele é reconhecido mundialmente por seus ótimos efeitos na cognição, criatividade e raciocínio lógico da criança. 

Considere uma escola de educação digital

Seja em um curso online ou presencial, a educação digital pode ser trabalhada desde os 7 anos de idade. 

Na I do Code, criamos uma metodologia inovadora capaz de trabalhar a criatividade, o desenvolvimento de raciocínio lógico e até mesmo os instintos empreendedores presente em qualquer criança (você já percebeu o que acontece quando elas se empolgam com algum projeto?)

Criamos uma grade de conteúdos baseada na gamificação, que utiliza frentes tecnológicas como robótica, desenvolvimento de apps, web design, criação de jogos e muito mais. 

Além disso, crianças e jovens que participam da atmosfera de inovação de uma escola de tecnologia, costumam desenvolver valores como o trabalho em grupo, solução de problemas e auto-estima. 

Já pensou? Com o ensino da I do Code ou seu filho pode mais!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: