Programação para crianças

Programação para crianças: por quê ensinar?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre educação tecnológica e programação para crianças, mas ainda não entenda muito bem qual a utilidade dela para o processo de aprendizado ou para qualquer outro aspecto da vida do seu filho. Assim, desenvolvemos este artigo justamente para sanar essas dúvidas.

Você já parou para pensar no quanto a nossa vida cotidiana tem sido completamente alterada pelo crescente avanço tecnológico? Hoje já é possível fazer compras em casa, conversar com pessoas de qualquer lugar e automatizar uma cidade inteira, tornando-a inteligente através da internet das coisas. E tudo isso só é possível através da programação!

Apesar disso, um dos grandes problemas da educação brasileira em comparação com outros países, como os Estados Unidos e Inglaterra, é que os investimentos na formação de crianças e jovens que estejam aptos para ocupar os empregos do futuro, que envolvem as tecnologias em geral e a capacidade de inovar e programar, ainda são muito pequenos em nosso país. 

banner kit metodologias educacionais

Diante desse cenário, a I Do Code enxergou a possibilidade de formar crianças que entrem em contato desde cedo com a programação, estimulando habilidades cognitivas como a comunicação e o pensamento lógico e incentivando o alto poder criativo e de resolução de problemas.

O ensino de programação para crianças tem um grande potencial para torná-las não apenas ótimos profissionais no futuro, mas também pessoas com altos padrões de desenvolvimento pessoal e intelectual. 

5 bases desenvolvidas na programação para crianças

1 – Programação para crianças desenvolve a Concentração

Quando as crianças recebem um projeto de programação para resolver, elas estão recebendo também um desafio que se sentem instigadas a cumprir. Por esse motivo, precisam focar em alcançar a solução de um problema que só a programação correta conseguirá resolver.

A programação e suas linguagens necessitam de bastante empenho, é necessário observar cada linha de código ou bloco de montagem, no caso da programação em blocos ensinada às crianças do I Do Code, de forma que a linha de raciocínio esteja adequada para que o projeto cumpra com o planejado, exercitando a paciência e a concentração.

2 – Capacidade de resolução de problemas

A capacidade de resolução de problemas é uma dos principais pontos de partida para a programação para crianças e também adultos, afinal, a programação é uma forma de levar o computador a obedecer um código que trará uma solução para quem vai usar o aplicativo ou programa, e, obviamente, não haveria solução sem a detecção de problemas.

Nesse sentido, se a criança precisa programar para que um robô cozinheiro faça um bolo, esse seria o problema, e ela vai precisar pensar em toda uma estratégia onde essa máquina receberá comandos para fazer o melhor bolo, no melhor tempo e sem sujar a cozinha toda, afinal, ninguém iria querer um robô que cozinha pior que humanos. 

Da mesma maneira, à partir da programação, as crianças são levadas a pensar soluções voltadas ao problema que elas querem resolver, seja um robô cozinheiro, um jogo, ou qualquer outro projeto. Com isso, elas acabam desenvolvendo essa capacidade inclusive para resolver questões do cotidiano. 

3 – Habilidades de pesquisa

A programação para crianças estimula a curiosidade e a vontade de se chegar a solução. Para isso, não adianta que as crianças fiquem paradas esperando que a solução do projeto apareça sozinha, mas elas passam a buscar formas de transformar o projeto em realidade.

Logo, se elas precisam criar um jogo matemático, por exemplo, vão precisar buscar respostas sobre quais são as fórmulas presentes naquele jogo, como elas serão utilizadas, qual deverá ser a estrutura do jogo para que ele seja divertido e desperte o interesse do jogador em chegar na próxima fase, e assim por diante. 

Isso tornará a pesquisa e a investigação de soluções algo presente no cotidiano do seu filho: se tal problema existe, como ele pode ser resolvido? Questões como essa, possíveis à partir da programação para crianças, vão incentivá-lo a procurar por respostas.

4 – Criatividade

Despertando o interesse em resolver determinado problema, a programação para crianças busca estimular o lado criativo da criança, através da saída de uma simples curiosidade: como será o projeto pronto? Para a prática do código: quais as melhores formas de chegar a uma solução inovadora? 

Por exemplo, se o projeto do seu filho for programar um jogo, ele não poderá copiar jogos existentes, mas será incentivado a usar a imaginação para criar um jogo com regras, histórias e cenários completamente originais, exercitando a mente e elevando a própria capacidade criativa ao nível máximo.

5 – Capacidade de trabalhar em equipe

Um dos maiores desafios para os pais na atualidade é estimular a convivência social das crianças em um cenário onde a tela dos computadores,. celulares e tablets parecem muito mais interessantes para os pequeninos do que a presença das outras pessoas. 

Dentro da educação tecnológica, a programação para crianças, juntamente com a robótica, são ferramentas que percebem esse problema e que são utilizadas para combatê-lo através de projetos em equipe. 

Quando as crianças precisam se unir para pensar soluções juntas, habilidades sociais, como o diálogo, a criatividade conjunta e a ajuda mútua, começam a ser desenvolvidas e incentivadas desde cedo.

A programação para crianças e as utilidades da tecnologia

Por fim, além de todas essas bases, que são extremamente úteis para o desenvolvimento cognitivo das crianças, a programação para crianças também pode melhorar o desempenho escolar do seu filho, já que ela vai incentivar as crianças a participarem dos projetos de programação, de forma a serem as protagonistas do processo de aprendizagem.

Com a programação para crianças, seu filho vai enxergar a tecnologia como algo que ele pode participar diretamente da criação, adquirindo um pensamento inovador e desenvolvendo um olhar muito mais participativo e empreendedor. 

Gostou do artigo? Então clique aqui e entenda ainda mais como a programação para crianças pode fazer seu filho mudar o mundo! Siga a I Do Code no Instagram!

Similar Posts