criancas felizes

Programação para crianças

I. Introdução

Definição de programação para crianças

Programação para crianças é um assunto muito novo, pois a poucos anos atrás era somente algo discutido entre adultos para fins de projetos pessoais ou aplicação em empresas e carreiras profissionais. Atualmente há muitas outras formas de aplicação de programação que permeia o mundo das crianças e jovens. Elas mesmos podem ter enormes benefícios de usá-las, exemplos disso incluem programação dentro de jogos que os jovens adoram como Minecraft e também aplicações para a vida cotidiana como criação de jogos, aplicativos, entre muitos outros.

Importância de ensinar programação para crianças

O futuro do da economia, do emprego e do trabalho é incerto. Porém uma certeza neste contexto que ele será cada vez mais tecnológico. Ensinar programação para crianças é extremamente importante independentemente de qual vai ser o seu futuro. A pandemia do coronavírus mostrou como todas as profissões no futuro tendem a ser mais tecnológicas e também profissões podem ser extintas, assim como muitas outras podem ser criadas. Reforçando: todas as profissões terão profundo impacto pela tecnologia. Existem diversos outros benefícios do ensino de programação para crianças, como o exercício do raciocínio lógico, concentração, criatividade e sobretudo a capacidade de criação de algo em conjunto com computador para produzir um resultado que não era possível de outra forma.

II. Tipos de linguagens de programação para crianças

Existem várias formas de crianças e jovens aprenderem a programar. Para programar é necessário algum tipo de forma de comunicação que você vai instruir o computador ao que ele deve fazer segundo os seus comandos. Abaixo falaremos de três linguagens que podem ser usadas na programação:

Scratch

programação em blocos
Aluno I Do Code apresentando seu jogo criado pelo Scratch

O Scratch é a plataforma para programação para crianças mais famosa no mundo. Existem dezenas de milhões de projetos já feitos no Scratch, crianças de todo o mundo normalmente começam e aprendem com ela. A linguagem de programação no Scratch é feita por blocos no ambiente lúdico em que os seus usuários podem aprender a como criar animações e jogos.

Blockly

O Blockly é uma linguagem criada pelo Google semelhante ao Scratch no quesito que ele que ele é usado em blocos. Você pode fazer diversos tipos de atividades e desafios que envolvem os primeiros conceitos fundamentais na lógica de programação, todavia como o Blockly não tem uma plataforma extensa por trás dele como Scratch ele é limitado na maioria dos casos  sendo usado primariamente para ensino.

Python

O Python é a uma linguagem de programação propriamente dita em que profissionais de todo o mundo usam. Ele é uma linguagem em código diferentemente das linguagens de bloco anteriormente faladas. Nós recomendamos que para começar a usar o Python a criança ou adolescente já consiga usar bem o computador e ter boas habilidades de digitação, além de ter um bom raciocínio lógico já desenvolvido, por exemplo com um curso em Scratch. Com Python você pode ter inúmeros tipos de aplicações desde coisas extremamente simples como simples conta matemática, até algo extremamente complexo como aplicações de inteligência artificial. Várias das aplicações que existem mundo tecnológico são feitas em Python, sendo atualmente uma linguagem extremamente importante.

III. Vantagens de ensinar programação para crianças

Ensinar a programação é fundamental para as novas gerações, pois ela é uma atividade que os jovens têm muito interesse e que pode trazer uma gama de evolução de diversas habilidades fundamentais para as nossas vidas.

Melhoria de habilidades de resolução de problemas

Em programação você é desafiado a todo momento a descobrir como  transformar suas ideias em realidade. Nesse meio ocorrem inúmeros tipos de problemas em que você pode errar e tentar novamente até fazer da maneira correta. A habilidade de resolução de problemas é trabalhada a todo instante em programação e como você tem uma forma de verificar se a sua tentativa está correta ou não, é parte integral do pensamento que a programação pode trazer e obviamente fundamental para inúmeros aspectos em nossas vidas.

Aumento da criatividade e imaginação

Com programação você começa a descobrir que inúmeras coisas que você nem tinha ideia que eram possíveis podem se tornar reais. Ela é uma das formas mais incríveis que a humanidade já imaginou e concretizou para transformar pensamentos em realidade. Juntando os blocos fundamentais da programação é possível desde construir um jogo até programar um computador, celular ou qualquer outro tipo de dispositivo eletrônico que você possa imaginar. Portanto você é estimulado a todo momento para pensar em como em criar algo incrível. 

Preparação para uma carreira em tecnologia

Antigamente apenas programadores usavam programação. Hoje em dia saber programação pode te ajudar em diversas profissões, pois é possível você fazer programações para automatizar tarefas simples de qualquer domínio, como um designer gráfico ou até alguém no setor administrativo de uma empresa. Atualmente vários dos melhores empregos no mundo estão no setor de tecnologia, sendo programação uma forma de entrada para trabalhar nas melhores empresas e ter as melhores oportunidades, independente do que exatamente você vai decidir fazer no futuro.

Desenvolvimento do pensamento lógico e reconhecimento de padrões

O  pensamento lógico é a parte fundamental da programação, pois toda a programação nada mais é do que você estabelecer a ordem correta de comandos que o programa deve executar para fazer exatamente o que você quer. Muitas pessoas que têm problemas ou dificuldades na parte mais racional e lógica do pensamento são extremamente beneficiadas de trabalhar continuamente essas habilidades. Quanto mais você entende os benefícios de pensar logicamente e como a programação pode te ajudar nisso, mais são os benefícios que você tem no mundo real para tomar decisões e entender o que está a sua volta.

IV. Dicas para ensinar programação para crianças

Ensinar a programações para crianças não é fácil por isso você pode contar com da I Do Code sempre quiser, seguem algumas dicas a seguir:

Começar com linguagens de programação visual

Em qualquer atividade é fundamental que comecemos com a menor barreira de entrada possível, ou seja, é imprescindível que a forma mais fácil e mais direta de obter os resultados seja usada. Por isso recomendamos fortemente o uso de linguagem de programação visual ou de bloco como já falamos anteriormente do Scratch e do Blockly e não linguagens de texto. Isso vai facilitar imensamente o começo do processo de aprendizagem de programação.

Usar aprendizado interativo e baseado em jogos

Programação não é algo simples, então não é adequado você ensinar a programação para uma criança da mesma forma que ensina para um adulto. É fundamental instigar a curiosidade dos jovens em temas que eles têm interesse e um das melhores temáticas que a programação pode trazer é a criação de jogos. Mesmo em pouco tempo é possível que os jovens consigam criar jogos simples e que já vejam o resultado do seu trabalho de forma visual e prática. 

Encorajar colaboração e aprendizado entre pares

Uma parte muito interessante na programação é o número de possibilidades que você têm para fazer criações, por isso uma forma de ter as criações cada vez melhores mais divertidas e ter engajamento em todo o processo é fazer isso mostrando o resultado do que você faz para outra pessoa. Outra forma é fazendo diretamente junto com outra pessoa desde o começo na ideia de criar um projeto definido pelas duas pessoas de forma conjunta.

Proporcionar oportunidades para projetos independentes e experimentação

Existem diversos momentos na vida de uma criança e de um jovem em que a programação poderia ter sido usada para obter um resultado incrível, mas por falta de conhecimento não há estímulo para essa prática. Portanto seja na vida familiar ou na escolar, projetos como feira de ciências ou solução de algum pequeno problema que a família possa ter e automatizar, seria interessante em desafiar os jovens. É possível que eles consigam, em pouco tempo, fazer aplicações simples que podem ter alguma utilidade na vida real.

V. Conclusão

Resumo dos principais pontos

A programação como um todo é uma forma de usar o computador e a tecnologia de maneira altamente produtiva, assim como abrir inúmeras possibilidades importantes para o futuro. É possível que você estimule diversas habilidades que vão ajudar a pessoa em inúmeros momentos da sua vida, assim como criar momentos de alegria, conquista e obviamente uma carreira brilhante.

Perspectiva futura para a educação em programação para crianças

Nos últimos anos surgiram inúmeras ferramentas altamente intuitivas, interativas e lúdicas que podem ajudar crianças e jovens aprenderem a programar. Assim é possível florescer o entusiamo por tudo que fazem neste domínio e são cada vez mais numerosas as iniciativas que no mundo estão ensinando tecnologia e programação. Inúmeros benefícios que ela pode trazer fazem com que ela será algo cada vez mais falado e empregado na educação dos jovens como uma disciplina comum, assim como português e matemática ou ciências.

Encorajamento para pais e professores incorporarem a programação na educação de seus filhos.

Para ajudar uma criança ou um jovem aprender a programar não é preciso que você seja um especialista no assunto. Basta mostrar alguns tipos de incentivos e benefícios para que um jovem comece neste mundo. Recomendamos que professores comecem a fazer projetos extremamente simples na escola, pois isso pode ajudar com o engajamento dos alunos e diversificação de metodologias de ensino para algo mais atual. Se você é um adulto que quer aprender programação ou é um pai ou uma mãe de uma criança e que quer estimular ela, existem diversos cursos que são acessíveis e podem te ajudar. No começo essa trajetória é extremamente difícil para dar os primeiros passos, mas como qualquer outro tipo de conhecimento, após você ser guiado por um profissional no assunto é possível que comece a fazer tarefas de forma mais autônoma. O aluno vai entender como todo esse mundo funciona e a partir daí ter todos os benefícios que você pode pensar, então não deixe de aproveitar as oportunidades que existem e lembre-se que programação é algo que está ficando cada vez mais comum e extremamente fundamental para o futuro de todos nós. 

Similar Posts