Habilidades do futuro: Criatividade

Criatividade como habilidade profissional

Dentre o conjunto de habilidades essenciais que os profissionais do futuro precisam desenvolver, está a criatividade. Em uma era que unirá tecnologias digitais, físicas e biológicas, se destacará o profissional que conseguir usar soluções criativas no ambiente de trabalho.

Não é de hoje que a revolução tecnológica tem mudado a estrutura do trabalho. Muitas profissões já deixaram de existir e a expectativa é que, com a quarta revolução industrial, muitas outras desapareçam. 

Será que a algumas décadas atrás as pessoas imaginariam fazer uma reunião com alguém que está do outro lado do mundo, através da tela de um smartphone ou computador? E o que será possível daqui 20 ou 30 anos?

Não é possível afirmar com 100% de certeza. O que é certo é que, o que nos diferenciará de robôs, serão as nossas habilidades humanas, nossa capacidade de  relacionamento e de criar soluções com rapidez e eficiência.

Porque as máquinas conseguem realizar atividades com muito mais precisão e rapidez que os seres humanos, mas não possuem a habilidade de improvisar, interagir, redefinir padrões e encontrar soluções criativas. E temos que aproveitar e explorar ao máximo esse trunfo que temos ao nosso favor.

Já temos rapidez, precisão e eficiência nos computadores. Porém, a criatividade que está por trás de sua criação será cada vez mais necessária. 

Todo esse futuro incerto gera muita ansiedade, principalmente em quem já tem filhos e não sabe o que esperar do mercado de trabalho de amanhã. Por isso, nós da I Do Code estamos sempre pensando em como ajudar você em toda essa transformação.

Neste artigo falaremos da importância de desenvolver a criatividade em nossos filhos e como podemos colocá-la em prática. 

Criatividade

Despertando a criatividade
Photo by Riccardo Annandale on Unsplash

A criatividade é, sem sombra de dúvidas, uma das habilidades mais importantes do futuro. Dessa forma, ter potencial criativo será um grande diferencial para os profissionais do amanhã.

Com a rapidez que as transformações tecnológicas têm ocorrido, precisamos cada vez mais ter a habilidade de improvisar e nos atualizarmos constantemente. E a criatividade deixou de ser um privilégio de profissões que a exigiam, como escritores, designers e etc. 

Você pode olhar até mesmo para os dias atuais: se um profissional não tem a capacidade de criar em situações que exijam, não obterá sucesso em sua carreira. E, com o passar dos anos, a criatividade será ainda mais exigida.

Para você ter uma ideia da importância da criatividade, basta analisar um dado discutido durante o Fórum Econômico de Davos de 2018. Em 2015, a criatividade estava em décimo lugar das habilidade mais importantes para o mercado de trabalho. Apenas três anos depois, ela ganhou várias posições e alcançou o terceiro lugar nas habilidades mais importantes para se tornar um profissional bem-sucedido.

Você consegue imaginar como será daqui a 10 ou 15 anos?

Porque é importante desenvolver a criatividade nas crianças

A criatividade é uma habilidade tão importante que alguns países já estão inserindo-a em seus currículos escolares por meio de atividades que a desenvolvem. Além disso, desenvolver a criatividade nas crianças auxilia no desenvolvimento de uma série de outras habilidades, como as relacionadas à tecnologia. 

Um exemplo prático que demonstra a importância da criatividade são empresas como UBER, GOOGLE e NETFLIX. Essas empresas conseguiram inovar através da criatividade, criando tendências de gestão e inspirando milhares de outras no mundo inteiro.

Além disso, pessoas criativas  conseguem ver conexões entre coisas que ainda não foram relacionadas. Esse diferencial acaba gerando inovações na maioria das vezes. 

Uma coisa é certa, seja atualmente ou no futuro, a criatividade é essencial para quem pretende se sair bem no mercado de trabalho.

Como desenvolver a criatividade nas crianças

Mentes criativas
Photo by Edu Lauton on Unsplash

Embora muitas vezes pensemos o contrário, a criatividade é um habilidade que pode ser aprendida. A maioria das pessoas já nasce com algum nível de habilidade criativa e o restante pode ser treinado e aprendido.

A seguir, vamos te passar algumas dicas de como desenvolver a criatividade nas crianças:

Estimule seu filho a criar qualquer coisa

Se você não tentar fazer alguma coisa, nunca saberá se é capaz. O mesmo acontece com as crianças. É preciso estímulo de sua parte para que ele comece a criar coisas e desenvolver a habilidade da criatividade.

Estimule o seu filho a deixar a sua criatividade fluir. Pergunte o que ele gostaria de criar e o ajude a colocar o seu projeto em prática. Em hipótese alguma diga que é impossível. 

Estimule seu filho a criar constantemente

A “prática leva à perfeição” é um ditado popular antigo totalmente verdadeiro. Nós só nos tornamos bons naquilo que praticamos constantemente. Dessa forma, estimule as crianças a criarem sempre.

A criatividade deve estar nas brincadeiras, nas atividades escolares e por que não na alimentação dos pequenos? Eles devem estar sempre pensando em tudo o que acontece ao seu redor e em novas formas de fazer as coisas.

Estimule o seu filho a começar e terminar algo

Da mesma forma, a criança precisa começar algo e terminar. Ter um milhão de ideias, colocar algumas em prática e não terminar nenhuma não adianta de nada. 

Pessoas que alcançaram o sucesso não se tornaram ótimas no que fazem deixando o seu trabalho pela metade. Mostre aos pequenos que eles são capazes de realizar os seus projetos do início ao fim, independentemente do resultado.

Estimule o seu filho a criar algo e compartilhar com os outros

O mundo precisa de mais pessoas que criem e compartilhem seus projetos com as demais pessoas. Isso sempre fará com que tenhamos um feedback para fazer um trabalho ainda melhor. 

Além disso, uma ideia simples para nós pode ser algo brilhante para outro pessoa. Por isso, é muito importante estimular a criança a criar e compartilhar com os outros as suas ideias e projetos.

Se você quer ajudar o seu filho a desenvolver a criatividade, precisa saber que criar é encontrar uma boa solução para um problema. Por isso, deve sempre estimular que as crianças resolvam os seus problemas sozinhas, mas com a sua supervisão.

Se eles conseguirem e forem bons nisso, o futuro é todo deles!

Gostou do nosso artigo? Confira o post onde fizemos uma coletânea de projetos que os alunos da I Do Code construíram utilizando sua própria criatividade! Aproveite para seguir a I Do Code no Instagram e visitar o nosso site!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: