capacidade de planejamento

Habilidades do futuro: Capacidade de planejamento

A capacidade de planejamento é fundamental para que possamos decidir o caminho correto para realizar determinadas tarefas. Também é uma habilidade do futuro pois somente através dela conseguimos alcançar um objetivo específico.

Logo, é fundamental que consigamos desenvolver a capacidade de planejamento em nossos filhos desde cedo. Dessa forma, garantimos que eles desenvolvam competências humanas essenciais para a autoafirmação no mercado de trabalho do futuro.

Com todos os avanços tecnológicos e popularização da internet, muitos trabalhos e profissões tendem a sumir, enquanto outros que referem um maior potencial humano devem ganhar maior destaque. Nós como pais, temos em nossas mãos a possibilidade de prepará-los para esse futuro que se aproxima.

Nós, da I Do Code, priorizamos a educação de alta qualidade em todos os nossos cursos e vamos te dar algumas dicas valiosas de como desenvolver a capacidade de planejamento em seus filhos. Vamos lá?

banner curso planilhas

Capacidade de Planejamento

Todos nós possuímos a capacidade de planejar, no entanto, algumas pessoas têm mais dificuldade em executá-la que outras. A boa notícia é que essa é uma função executiva que não só pode, como deve ser aprendida. 

É através da nossa capacidade de planejamento que decidimos a ordem correta das coisas, as organizamos e montamos um plano de ação de acordo com os nossos objetivos. Em uma empresa, as tarefas não são feitas de modo aleatório e não funcionam na base na improvisação.

Quem pretende se destacar no mundo profissional e alcançar uma carreira de sucesso, precisa ter a capacidade de planejar antecipadamente ações que minimizem desperdícios, perdas de tempo e tarefas desnecessárias. O futuro pertence aqueles que conseguem desenvolver essas habilidades.

Porque desenvolver a capacidade de planejamento   

O planejamento nos permite atribuir tarefas aos seus respectivos recursos cognitivos, estabelecendo dessa forma, um plano de ação essencial para que consigamos tomar decisões de maneira antecipada, minimizando prejuízos em nossa vida como um todo.

Dessa forma, se quisermos que nossas crianças sejam adultos independentes e tenham um futuro promissor, é muito importante que desenvolvamos nelas a capacidade de planejamento. Seus resultados não serão percebidos somente na vida profissional como em todas as áreas de sua vida.

Desenvolver a capacidade de planejamento, transforma crianças normais em estudantes mais centrados e organizados, com relacionamentos pessoais sólidos e profissionais competentes com capacidade de proatividade e decisões acertadas.

Você ainda tem dúvidas da importância dessa habilidade do futuro para os seus filhos?

Como desenvolver essa capacidade em seus filhos  

O planejamento faz parte das funções executivas e é uma capacidade cognitiva que pode ser estimulada e treinada. Para isso é essencial que seus filhos tenham um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios. Ter uma vida saudável é essencial para que nosso cérebro trabalhe bem e tenha neuroplasticidade, ou seja, a capacidade de regeneração.

Além disso, a estimulação cognitiva é essencial para que as crianças desenvolvam a capacidade de planejamento. A seguir, vamos te passar algumas dicas bacanas que deverão ser usadas com as crianças:

  • faça com que seu filho esteja sempre aprendendo coisas novas, pois fazer atividades que estejam fora de suas zonas de conforto faz com que o cérebro seja exercitado constantemente. Dessa forma, novas conexões neuronais serão formadas, favorecendo a capacidade de realizar as funções executivas;
  • palavras cruzadas, jogos de memória e outras atividades intelectuais induz a plasticidade cerebral. Em outras palavras, quantos mais usamos um determinado circuito neuronal, mais ele se fortalece, melhorando assim as nossas capacidades cognitivas como a capacidade de planejamento;
  • deixe que seu filho tome as suas próprias decisões, mas esteja ao seu lado para ajudá-lo a corrigir erros e a planejar as suas ações. É uma ótima maneira de fazer com que ele entenda e aprenda a importância do planejamento para todas as suas atividades;
  • elimine as distrações e a sobrecarga de atividades da vida do seu filho. Realizar diversas atividades ao mesmo tempo não é bom para ninguém, muito menos para uma criança. Isso porque o nosso cérebro acaba tendo que lidar com muitas informações ao mesmo tempo e o aprendizado se torna irregular e demorado;
  • não permita que o seu filho viva no piloto automático e faça as mesmas atividades todos os dias. Ensine a ele novas formas de fazer as mesmas tarefas. Mostre a ele que existem outros caminhos para chegar até a escola e outras brincadeiras que não as mesmas de todos os dias. Essa estimulação cerebral é essencial para que ele desenvolva a capacidade de planejamento.

Nosso cérebro é uma das máquinas mais perfeitas que existe. Assim como as demais, ela precisa ser utilizada frequentemente para que não trave nem enferruje. Ele possui incontáveis habilidades de se reprogramar e aprender atividades diferentes. Mas para que isso acontece, precisa ser estimulado constantemente.

É sua responsabilidade estimular a capacidade cerebral de seus filhos e queremos dividi-la com você. Nós da I Do Code, acreditamos que a educação de qualidade é essencial para formar adultos seguros e competentes. Estamos a sua inteira disposição, entre em contato conosco!

Similar Posts