desempenho escolar

Desempenho escolar: saiba como a tecnologia pode ajudar

Você acompanha o desempenho escolar do seu filho? Sabe como estão as notas dele e se ele tem feito as tarefas e trabalhos solicitados pelos professores? Se o rendimento dele estiver abaixo do esperado é preciso agir o quanto antes. Mas o que deve ser feito?

Acreditamos que a resposta esteja naquilo que provavelmente crianças e adolescentes mais utilizam hoje em dia: a tecnologia.

A tecnologia, quando utilizada com as técnicas adequadas e para fins pedagógicos dentro da educação, ela pode trazer novas habilidades às crianças e adolescentes que serão de grande utilidade na vida escolar, como maior raciocínio lógico e capacidade para resolver problemas.

Quais são as disciplinas com menor desempenho escolar entre os alunos?

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), responsável pela aplicação e análise dos dados gerados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), 7 de cada 10 alunos do ensino médio apresentavam nível insuficiente em português e matemática em 2017. O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio 

Ainda segundo a avaliação, no caso da matemática, a maioria dos estudantes não são capazes de resolver problemas com operações fundamentais com números naturais ou reconhecer o gráfico de função a partir de valores fornecidos em um texto.

Como utilizar a educação tecnológica para melhorar o desempenho escolar?

O ensino da educação tecnológica prevê a aprendizagem da programação e, por meio dela, a criação de games, por exemplo. 

A lógica dos games é capaz de colaborar e muito para o ensino digital e, consequentemente, para o ensino lógico, necessário na matemática, por exemplo. 

banner flappy bird

Nos jogos, um dos recursos que mais desperta interesse em crianças e adolescentes, são produzidos com uma lógica que engaja os usuários, gerando interesse e constante vontade de avançar para o próximo nível. 

Com a educação tecnológica é possível também aprender robótica, webdesign e a criação de aplicativos. Inclusive aqui na I do Code trabalhamos a educação por projetos de maneira divertida, além de aprendizado ativo, prático e dinâmico, que estimula erros e ressalta a relação próxima do professor com o aluno.

Conheça os benefícios da educação tecnológica

O desempenho escolar do seu filho será beneficiado a partir dos seguintes melhorias:  

Raciocínio Lógico: os alunos são constantemente desafiados com novos problemas, reforçando seu raciocínio lógico.

Criatividade: os alunos exercitam sua criatividade desenvolvendo novos projetos para cada aula.

Concentração: programar requer concentração e foco na solução ajudando a pensar de forma objetiva e clara.

Solução de Problemas: projetos em grupos e individuais voltados para completar desafios

Maior participação dos pais na vida escolar

A tecnologia também pode ser utilizada para que os pais tenham maior participação na vida escolar dos filhos, o que reflete também em um melhor desempenho escolar dessas crianças e adolescentes.

Por meio de aplicativos especialmente criados para o sistema de ensino, os pais podem ter acesso às notas dos filhos, aos materiais didáticos que eles utilizam, às atividades pendentes, entre outros itens que permitem controlar melhor a vida escolar do menor.

Com essa proximidade, sem necessariamente ter que ir até a escola, e com os recursos na palma da mão, é possível saber exatamente o que não vai bem e o que precisa ser melhorado.

Como resolver as notas baixas na escola

Tendo conhecimento sobre as notas baixas e atividades que não estão sendo feitas, é preciso agir. Alguns passos são importantes para melhorar o desempenho, entre eles conversar com seu filho, estudar conjuntamente e conversar com os professores.

Outro fator importante é investir nele, seja em aulas extras, em aulas de tecnologia, em esportes, artes e o que mais for possível para que a criança e o adolescente consiga superar suas dificuldades, deslanchar nos estudos e, futuramente, em sua formação profissional.

Se você se interessou por esse conteúdo, quer ajudar o seu filho a melhorar seu desempenho escolar e conhecer um pouco mais sobre o curso oferecido pela I Do Code, entre em contato conosco!

Similar Posts