educação 4.0

Educação 4.0: o que é? Quais são os seus 4 pilares?

A Educação 4.0 já está impactando na sociedade. Mas como ela tem sido aplicada? Onde podemos percebê-la? Saiba mais neste texto!

Os avanços tecnológicos mudaram o mundo, no entanto, essas mudanças não são estáticas, ou seja, estão em evolução constante.

O ambiente onde os jovens de agora estão inseridos é altamente dinâmico e com possibilidades amplas para o aquisição de informações.

Por exemplo, antigamente quando precisávamos fazer uma pesquisa, tínhamos que ir a bibliotecas. Hoje na palma da mão os jovens já podem conseguir respostas.

Falar com alguém tinha que ser no telefone de casa ou em um orelhão público Para assistir um filme era necessário ver se ele ia passar na TV ou no cinema.

Com a superinformação, a internet e os celulares, tudo está muito rápido e dinâmico.

Logo, porque a educação teria que ser do mesmo jeito?

A Educação 4.0 vem para revolucionar o modo que nossos filhos aprendem, trazendo uma forma mais adequada a estes tempos.

Então vamos saber do que se trata a seguir.

O que é Educação 4.0?

O nome em questão é uma referência direta à Quarta Revolução Industrial, ou seja, o momento presente.

De fato, é um momento onde a tecnologia está completamente integrada no dia a dia das pessoas e onde redes de computadores estão por toda a parte.

Seja sincero: você imagina como seria sua vida sem internet? Lembra de como era antes dela?

O uso de tecnologia hoje é muito mais intenso do que em qualquer parte da história da humanidade. 

Ela está em todas as áreas, não importa que sejam humanas, exatas ou biológicas.

Portanto, se estamos vivendo em um contexto onde a tecnologia digital está integrada em todos os campos e momentos da nossa vida, porque ela não estaria também em sala de aula?

Este é o objetivo da Educação 4.0 – trazer o estudo de novas tecnologias para dentro do currículo escolar, além de aprender como fazer esta interação com outras matérias.

A ideia é mudar a forma de como nosso conhecimento é adquirido em sala de aula, trazendo princípios como o “faça você mesmo”, da cultura maker.

Além disso, a autonomia dos alunos, fazendo com que eles participem do processo educacional de forma ativa e não apenas como receptores do conteúdo também faz parte.

A tecnologia, neste contexto, é usada não como objeto de estudo, mas como ferramenta para aumentar a interação dos alunos.

Assim, ajudando a  despertar cada vez mais a criatividade e outras habilidades fundamentais para o mercado de trabalho.

Neste novo formato de educação, a proposta é revolucionar este modelo passivo e estanque que o ensino é à décadas – alunos perfilados em filas, diante de uma lousa com o professor à frente.

Aqui, o professor é mais um mentor, que vai guiar o aluno pelas possibilidades do conhecimento.

Contudo, existem alguns pilares fundamentais sobre os quais a educação na Quarta Revolução Industrial é erigida. Vamos conhecê-los.

banner kit habilidades do futuro

Quais os principais pilares da Educação 4.0

Para se desenvolver o processo desta nova forma de educação, decerto é importante que ela tenha um estofo, uma base teórica para se desenvolver.

Ele são divididos em 4, e são:

  • Modelo sistêmico: aqui a instituição deve fazer uma análise objetiva do contexto que se encontra, para realizar um plano que seja de fato efetivo de implantação desta educação;
  • Alteração do senso comum: evitar que a visão seja orientada pelo senso comum. Ao invés disso, se valer de referenciais teóricos que consigam trazer conceitos educacionais através de um viés científico-tecnológico;
  • Gestão do conhecimento: aqui se analisa quais são as competências que os alunos possuem dentro de uma sala de aula, e de que forma se pode suas habilidades para agregar mais conhecimento;
  • Cibercultura: neste último ponto, o ambiente é modificado visando criar um local onde a Educação 4.0 possa ser praticada de maneira mais eficaz.

Mas afinal, como funciona a Educação 4.0?

Agora que sabemos do que se trata esta nova proposta educacional, vamos ver como ela funciona na prática.

Para que ela possa se desenvolver, é necessário que se siga alguns pontos essenciais. Um deles é a conexão de sistemas para que assim haja uma maior possibilidade de acessar conhecimento.

Pois hoje em dia, como sabemos, tudo está mudando muito rápido: novas mídias surgem, e tanto analisar quanto interpretar grandes quantidades de dados é essencial.

Outro ponto importante para a implementação da Educação 4.0 está em trazer a tecnologia para a sala de aula.

Portanto, tablets, smartphones e computadores que possam trazer jogos, vídeos e outras formas de trazer a informação para o aluno, faz parte.

E não apenas isso: existem empresas e instituições de ensino que fazem os “Fab Labs”, espaços onde pode-se colocar em prática conceitos que são aprendidos em sala de aula.

Neles, tecnologias como as impressoras e escaneamento 3D e programação para a Internet das Coisas são utilizadas.

Então, trazer a tecnologia para dentro do ensino é fundamental para este modelo educacional.

Metodologias Ativas e a Educação 4.0

Inclusive, essencial para este modelo educacional é a utilização da Metodologia Ativa de Ensino.

Ela se propõe a dar para os alunos projetos, que podem ser interdisciplinares ou não, e que necessitam de sua integração e criatividade para serem resolvidos.

Isso ajuda a desenvolver a autonomia do aluno, preparando-o para as práticas do mundo real, desenvolvendo competências e não apenas ficando no conhecimento teórico.

Dentro da metodologia, estão práticas como o ensino híbrido, que divide tempo de sala de aula com períodos remotos, e a cultura maker, o “faça você mesmo” que já mencionamos.

Quais são os benefícios da Educação 4.0

De fato, agora temos uma compreensão maior do que se trata esta nova educação. Mas de que forma ela pode ajudar seus filhos? Quais competências desenvolve?

Em suma, é este um ensino mais adequado ao nosso tempo, conectado com o jovem e seus anseios.

E não apenas isso: também atende às atuais demandas do mercado de trabalho.

Inclusive, a educação nesta Quarta Revolução Industrial trabalha as competências exigidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Por exemplo, ela desenvolve a colaboração e o conhecimento, permitindo que o aluno tenha uma compreensão maior sobre como trabalhar melhor com o mundo real.

Também  permite maior possibilidade de comunicação e repertório cultural, além de desenvolver e aprimorar o pensamento científico e a criatividade, entre outras coisas.

Enfim, vimos aqui o que é a Educação 4.0, vimos também que é uma demanda para atender a Quarta Revolução Industrial.

Além disso, vimos que os jovens já estão integrados a ela e que as Metodologias Ativas são as recomendadas para melhor aproveitamento na formação destes.

Então se este texto lhe ajudou, compartilhe e aproveite para saber mais como a I Do Code está inserida nesse novo cenário da educação na Quarta Revolução Industrial!

Similar Posts