profissões do futuro - linguagem de programação

Como preparar as novas gerações para os empregos do futuro

Você sabe como preparar o seu filho para os empregos do futuro? O mundo está em constante evolução e a cada dia surgem novas tecnologias e com elas novas oportunidades de emprego que até então não existiam.

Por outro lado, muitas profissões até então importantes e que eram o sonho de muitos adolescentes, estão se tornando aos poucos obsoletas e em breve sumirão completamente.

Dessa forma, você precisa estar a par dessas transformações que estão ocorrendo no mercado de trabalho. Assim será mais fácil preparar as crianças para ele, fazendo com que elas tenham mais chances de conseguir boas oportunidades.

Nós, da I Do Code nos preocupamos com o futuro das crianças e jovens de hoje. Além disso, somos apaixonados por tecnologia e estamos sempre pensando em maneiras de ajudar você a tornar o processo de educação de seus filhos mais fácil e prático.

Por isso, trazemos sempre as novidades do mundo tecnológico para que você esteja a par de tudo que é tendência e dessa forma, posso tomar as melhores decisões na sua vida e de sua família. Neste artigo falaremos um pouco mais de quais são as profissões do futuro e como você pode preparar as novas gerações para eles.

Quais serão os empregos do futuro?

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças de hoje trabalharão em empregos que ainda nem existem. Mas que empregos são estes? Quais serão as profissões do futuro?

Não podemos afirmar com 100% de certeza quais serão os empregos do futuro, mas já temos muitas previsões. Um fator em comum que todos eles terão é a revolução tecnológica que estamos vivendo, ou quarta revolução industrial como alguns chamam.

A lógica do mercado de trabalho sempre acompanhará a ciência e as inovações tecnológicas, criando novas demandas nessas áreas. Por isso, é fundamental estar de olho no mercado para saber quais serão essas profissões.

Não é apenas uma questão de curiosidade e sim de auxiliar toda uma nova geração na escolha de uma carreira.

Esteja atento a todas as áreas que envolvem tecnologia, pois ela tem se instalado em todos os processos e rotinas, com o intuito de garantir maior produtividade, assertividade e menor tempo na realização das tarefas.

A seguir, separamos uma lista com algumas previsões de empregos do futuro:

  • desenvolvedores de softwares;
  • customer success (especialistas em experiência de usuário);
  • professor online;
  • profissional de marketing digital;
  • segurança da informação;
  • geneticista;
  • engenheiro ambiental;
  • profissionais de saúde mental;

Estes são somente alguns possíveis empregos do futuro. Fique sempre atento às novas oportunidades!

Dicas para preparar as novas gerações para os empregos do futuro

Com todas essas informações, você deve estar se perguntando: “mas como posso preparar os meus filhos para os empregos do futuro e para toda essa revolução tecnológica?

Na verdade, o fator mais importante para acompanhar todas as transformações que ocorrem no mundo é, em primeiro lugar, estar à par delas. A seguir separamos 4 dicas simples que te ajudarão a preparar as novas gerações para os empregos do futuro:

Mantenha-se atualizado sobre tudo que acontece no mundo

Para que você consiga reagir a qualquer acontecimento, precisa antes de tudo, saber deste acontecimento e ter informações pertinentes sobre ele. O conhecimento está disponível em vários locais, mas cabe a você estar a par dele e incentivar o  estudo continuado e o aprimoramento em novas competências em seus filhos.

Acompanhe tudo que envolva tecnologia

Como grande parte das transformações que tem acontecido no mundo se devem à revolução tecnológica que estamos passando, logo é fundamental que você acompanhe tudo que envolve tecnologia.

Ficar de olho nas transformações tecnológicas, abre os seus horizontes para ter novas ideias e traçar estratégias para um futuro que será dominado pela inteligência artificial. Além disso, inserir o seu filho nesse mundo tecnológico o quanto antes é fundamental. 

Ensine o seu filho a pensar no próprio futuro

Da mesma forma, é muito importante que tão logo quanto possível, você ensine as crianças a pensarem em seus próprios futuros. Mostre todas as mudanças que têm acontecido e como isso impactará no futuro delas. 

Mostre as mudanças que estão ocorrendo em todos os seus aspectos, sejam eles políticos, religiosos, avanços tecnológicos e tudo que englobe conhecimento que possa ser usado para a decisão profissional. 

Mostre também a sua trajetória de vida para eles. Como era o mundo quando você entrou no mercado de trabalho e como ele é hoje. Isso servirá como exemplo para que eles comecem a pensar em seus próprios futuros.

A importância da especialização constante

Assim como em qualquer especialidade, o conhecimento sempre traz novas possibilidades e oportunidades ao longo da vida. Dessa forma, é muito importante fomentar, desde cedo, competências que vão além dos conteúdos das áreas tradicionais de conhecimento.

Como a tecnologia será essencial para os empregos do futuro, insira-os desde agora nesse ambiente. Existem cursos e especializações para crianças desde os 7 anos de idade e nós da I Do Code podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para o seu filho.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Será um prazer ajudar você!

Similar Posts