Atividades para crianças: 5 exemplos para expandir o cérebro criativo

criança com tinta na mão

Atividades para crianças que desenvolvam seu potencial criativo são muito importantes para atender demandas atuais e futuras. Neste artigo veremos 5 exemplos de atividades. Confira!

Não há nada que mais traga orgulho do que olhar o progresso de um filho ano após ano. Para eles, o mundo é descoberta e experimentação. Portanto, cada conquista nos enche de alegria.

Mas, por vezes, ficamos pensando “será que eu poderia ajudar de alguma forma a desenvolver habilidades no meu filho?”. A resposta é sim, você pode. Deve, inclusive.

Afinal, é ao estimular o cérebro criativo de uma criança que também estará preparando-a para o futuro – uma época onde flexibilidade, inovação e pensamento “fora da caixa” serão essenciais.

Atividades para crianças são importantes para várias áreas

Atividades criativas ajudam a despertar o melhor na criança

Resumidamente podemos certamente dizer que toda criança é, naturalmente, criativa. Nossa obrigação como pais e professores, portanto, é estimular essa criatividade.

Igualmente, temos que conceder liberdade aos pequenos para se comprometerem sistematicamente com isso, mostrando que são capazes de realizar qualquer atividade, por exemplo.

Entretanto, o que é importante em qualquer ato criativo é o processo de auto-expressão. Afinal, são experiências criativas que podem ajudar crianças a se expressarem e também lidarem com seus sentimentos.

Além disso, ao participar de atividades criativas, uma criança pode ajudar professores e pais a aprenderem mais sobre o que ela pensa e sente.

E, de certo modo, atividades para crianças com foco em aflorar a criatividade também promovem crescimento mental, oferecendo, inclusive, oportunidades para experimentar novas ideias, mais maneiras de pensar e habilidades para resolver problemas.

Portanto, exercícios calcados no poder criativo ajudam de diferentes maneiras, as quais podemos resumir em:

  • Maior capacidade para reconhecer e celebrar singularidades e diversidades;
  • Excelentes oportunidades para personalizar o ensino;
  • Uma forma de gerar estímulos importantes para a socialização.

Assim sendo, vejamos então sugestões para extrair a criatividade dos nossos pequenos.

Atividades para crianças: 5 exemplos

sudoku: uma ótima atividade para crianças e adolescentes
Algumas atividades são fundamentais para despertar a criatividade em crianças

1) Criando uma história em conjunto

Algo que pode auxiliar tremendamente no desenvolvimento criativo de crianças e adolescentes é o jogo de criar uma história de forma coletiva.

Isto pode ser uma atividade bem interessante e divertida, pois estimula o pensamento rápido, raciocínio lógico e criatividade.

Além disso, é bastante simples. Começa com todas as pessoas dispostas em círculo, e cada uma deve falar uma palavra, complementando o que foi dito anteriormente, visando construir uma história.

Por exemplo: a primeira pessoa fala “João”, a segunda fala “foi”, a terceira “ao”, a quarta “mercado”, a quinta “comprar” e a sexta “bananas”.

Com apenas uma palavra, e levando em consideração o que foi construído até então, é uma opção entre as atividades para crianças fácil e divertida.

2) Quebra-cabeças servem para todas as idades

Quebra-cabeças são divertidos, servem para toda a família, e de algum modo ajudam no desenvolvimento humano.

Com esse desafio portanto, estamos diante de uma ótima maneira de desenvolver a percepção espacial da criança. Além de:

  • Melhorar a coordenação;
  • Trazer à tona insights para resolução de problemas;
  • Ampliar habilidades cognitivas e habilidades motoras finas.

Desta forma, provando em síntese, que quebra-cabeças são também uma incrível atividade para desenvolvimento cerebral.

Logo, você pode considerar Tangrams e quebra-cabeças de tabuleiro para crianças mais novas, por exemplo.

Enquanto isso, para adolescentes (e adultos), poderá tentar Scrabble, Sudoku, palavras cruzadas, quebra-cabeças lógicos e até cubos mágicos (o conhecido Cubo de Rubik). E é claro, nestas opções usar até mesmo jogos no computador!

3) Construção de diários como atividades para crianças

escrever em diário é uma atividade para crianças expandirem a criatividade
Crianças e adolescentes podem construir diários que estimulem a criatividade

Pode parecer simples e pouco efetivo, mas sabia que grandes nomes da indústria como Richard Branson, o gênio por trás da Virgin e mesmo Walt Disney tinham o hábito de manter diários?

Este diário não precisa só conter coisas escritas sobre o dia a dia do filho. Afinal, é lá no entanto, que poderão registrar ideias, coisas curiosas que observaram, e muitas outras formas de expressão, como:

  • Fotos;
  • Desenhos;
  • Colagens;
  • Pinturas;
  • Recortes…

Com isso, é possível ter uma perspectiva mais positiva de suas vidas inclusive. Desenvolvendo, portanto, consciência de eventos, memórias e sentimentos também.

O diário também pode ajudar jovens a usarem imaginação e talentos criativos naturais, melhorar suas habilidades de comunicação, realizar interesses e possibilidades próprios.

Enfim, essas atividades para crianças podem ajudá-los também a compreender as principais áreas de suas vidas.

4)  O jogo do Safari

O exercício do Safari, embora simples, é uma ótima maneira de auxiliar crianças e adolescentes a manter atenção plena em algo.

Essa atividade transforma uma caminhada diária comum em uma nova e emocionante aventura.

O objetivo é perceber o maior número de pássaros, insetos, bichos rastejantes e outros animais que puderem.

5) Criando com restrições

Outra interessante opção, entre as atividades para crianças que aqui estamos pontuando, envolve dar a ela liberdade para criar com algumas restrições. Nesse formato de exercício, obrigamos o cérebro a se concentrar, por exemplo, em uma única questão e, então, inibe-se a divagação.

Sendo assim, adicione restrições às descrições, atividades e problemas. Aqui está um exemplo:

  • Descrição: descreva o quarto dos seus sonhos.
  • Restrições: verde é a cor obrigatória para paredes. A colcha deve conter a cor azul.

Veja que isso pode ser feito com diversas atividades e situações.

Enfim, neste artigo vimos atividades para crianças e adolescentes que ajudam a desenvolver a criatividade, principalmente para atender demandas da vida, entre elas manter um bom desempenho escolar. Dedique-se para desenvolver todo o potencial do seu filho(a). Conte com a I Do Code!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: