Como o tempo do seu filho no Youtube pode ser melhor aproveitado

Celular abrindo aplicativo do youtube

As crianças de hoje são incríveis, e, a cada dia que passa, parecem ficar cada vez mais. A facilidade com que se adaptam às novas tecnologias lhes permite o acesso à muitas informações, jogos, aplicativos, músicas, vídeos e muito mais. E, por falar em vídeos, uma ferramenta da internet que as crianças adoram é, justamente, o Youtube.

Sabemos que as crianças adoram passar horas no Youtube (assim como nós, não é mesmo?). Porém, isso não é motivo para limitar o uso, visto que, se utilizado de maneira produtiva, pode trazer muitos benefícios ao aprendizado. Muitas crianças, por natureza, ficam agitadas demais para conseguir parar e ler um bom livro. Elas gostam muito de vídeos, pois eles mexem com vários sentidos e são muito chamativos.

Então, que tal algumas dicas de canais do Youtube para mostrar pros seus filhos?

Canal do Youtube 1: Quintal da Cultura

O Quintal da Cultura mistura diversão e temas atuais.

Se você tem filhos pequenos, o Quintal da Cultura é uma ótima oportunidade para fazer eles gastarem horas assistindo vídeos e ainda assim aprender muitas coisas. O Quintal da Cultura é um programa da TV Cultura e disponibiliza seus episódios de forma gratuita em seu canal do Youtube, divididos em vídeos de até 10 minutos com base no tema do trecho.

O programa é apresentado por quatro apresentadores muito alegres e elegantes: os irmãos Ludovico e Doroteia, um amigo deles, Osório, uma tia deles, Ofélia, e ainda dois fiéis companheiros deles, o jabuti Quelônio e a minhoca Minhoquias. Juntos, eles falam sobre vários temas e ensinam sempre de forma simples e divertida.

Você pode conferir o canal deles aqui.

Canal do Youtube 2: Manual do Mundo

Se seu filho já é um aspirante a cientista, Manual do Mundo foi feito para ele!

Já pegou seu filho desmontando brinquedos para entender como funcionam? Você tem que segurar ele para ele não fazer o mesmo com a TV, o computador ou o celular? Ele vive perguntando como as coisas funcionam? Se sim, Manual do Mundo é o canal perfeito para impedir que ele revire a casa toda em sua busca por conhecimento. Caso não, pode se tornar uma ótima oportunidade de despertar a curiosidade nele(a)!

Sendo o maior canal de Ciência e Tecnologia em português segundo o Guiness Book, o Manual do Mundo investiga vários mistérios do cotidiano com linguagem simples e de forma científica. Quer saber a diferença entre LED e OLED? Saber de onde vêm a internet? Ou ainda ver uma catapulta gigante em funcionamento? O Manual do Mundo mostra isso e muito mais.

Se você quiser conferir os vídeos do canal, é só entrar aqui.

Canal do Youtube 3: Minuto da Terra

Minuto da Terra é uma ótimo forma de conscientizar seu filho sobre o meio ambiente.

Você se preocupa bastante com o meio ambiente? Com a forma como usamos os recursos e como acabamos por poluir a natureza? Se preocupa com o aquecimento global e quer fazer a diferença para garantir o futuro de seus filhos? Quer seus filhos também sejam conscientes assim? Pois o Minuto da Terra é perfeito para isso.

Com vídeos de até 5 minutos, o canal aborda diversos temas relacionados ao meio ambiente, à saúde e à tecnologia, alternando entre temas atuais (como por exemplo a epidemia do novo coronavirus) e aulas breves e dinâmicas sobre diversos assuntos, como a formação dos oceanos e continentes, como o oxigênio é produzido e a formação dos deltas dos rios, além de várias curiosidades interessantes.

Quer saber mais? Conheça o canal.

Canal 4: Ciência Todo Dia

Pedro Loos é o apresentador do Ciência Todo Dia.

Seu filho gosta bastante de ciência e tecnologia? Gosta de ficção científica, robôs e inteligências artificiais? Se interessa por temas muito complicados para a idade dele? Pois saiba que o canal Ciência Todo Dia pode ajudá-lo a satisfazer essa sede por conhecimento.

Embora tenha vídeos bem mais longos que os outros canais (por volta de 10 minutos normalmente), o canal aborda de forma mais profunda diversos temas difíceis e por vezes até polêmicos da tecnologia e ciência de ponta. Entre os assuntos de vídeos já publicados, é possível encontrar: física quântica, o Teste de Turing, cometas e o Big-Bang.

Quer saber como são os vídeos? Só dar uma olhada no canal.

Achou as dicas úteis? Caso assistir vídeos não seja o suficiente para prender a atenção dos seus filhos, temos algumas outras dicas que você pode gostar, como formas de estimular o raciocínio lógico, apps para aprendizado e algumas dicas de cursos para eles.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta