Habilidades cognitivas são fundamentais no mercado de trabalho

Habilidades cognitivas devem ser desenvolvidas na infância

Habilidades cognitivas e o mercado de trabalho. Qual a relação? Como pais podem intervir para que filhos desenvolvam mais habilidades? Vamos tratar destes assuntos neste post. Acompanhe!

Pais sempre estão preocupados com o futuro dos filhos. E em um mundo que se mostra cada vez mais competitivo, podemos dizer que estão certos em ficar apreensivos.

Sem a necessidade de muita pesquisa sobre o tema, podemos ver que diversas competências terão que ser desenvolvidas por quem aspira se posicionar no mercado de trabalho daqui para frente.

Algumas dessas habilidades estão descritas no texto que a  Start-up de recursos humanos Revelo publicou referente a uma pesquisa.

Através dela, vemos que a capacidade de resolver problemas e a de se comunicar assertivamente, são e serão habilidades essenciais para pessoas que desejarem o sucesso em suas carreiras.

Elas fazem parte do escopo de habilidades cognitivas. Logo podem (e devem) ser desenvolvidas desde cedo. 

No texto de hoje, vamos explicar o que são essas habilidades e na sequência destacar atividades que contribuem para o desenvolvimento destas objetivando atender as demandas de trabalhos no futuro.

O que são habilidades cognitivas?

Habilidade cognitiva refere-se a maneira pelas quais seu cérebro se lembra, raciocina, prende a atenção, pensa, lê e aprende. 

Em síntese, são habilidades que nos ajudam a processar novas informações, utilizando-as e as distribuindo para áreas apropriadas do cérebro. 

Quando precisamos dessas informações posteriormente, o cérebro faz uso dessas habilidades para recuperar (resgatar) e usar esses dados. 

Portanto, ao desenvolvê-las, ajudamos nosso cérebro a concluir esse processo, porém, com mais rapidez e eficiência.

Desta maneira, temos certa garantia de entendimento e processamento efetivo dessas novas informações.

Em ambientes profissionais, habilidades cognitivas ajudam a interpretar dados, lembrar os objetivos da equipe, prestar atenção durante uma reunião importante e muito mais. 

Além disso, melhoram a capacidade de lembrar informações anteriores que podem estar relacionadas aos objetivos da organização, auxiliando para conexões importantes entre informações antigas e novas.

Essa performance portanto, resultará em uma pessoa que trabalha com muito mais eficácia.

Isso explicado, veja agora porque é importante que se busque desenvolver habilidades mais específicas com a cognição.

Desenvolver habilidades cognitivas é uma prioridade

Desenvolver habilidades cognitivas é sim prioridade

Habilidades cognitivas desenvolvidas na fase adulta são importantes porque melhoram o desempenho geral, indiferente da profissão que seu filho ou filha escolher para si.

Se hoje, alguns formulários de emprego e entrevistas incluem questionários, perguntas ou cenários que avaliam essas habilidades, imagine você daqui a alguns anos.

Certamente, oportunidades de trabalho exigirão cada vez mais candidatos preparados, no entanto, não apenas em questões técnicas, decorebas metalizadas, mas sim, um tipo de conhecimento prático e utilizável.

Se agora empregadores buscam e optam por colaboradores que demonstram:

  • Um bom nível de percepção;
  • Memória treinada;
  • Atenção para detalhes
  • Foco em soluções.

Nosso dever como centro de educação tecnológica para crianças e adolescentes, e seu, como pai mãe ou tutor, é de proporcionar um crescimento cognitivo aqueles que estão sob nosso olhar.

Justamente por isso, a partir de agora, vamos relacionar as principais habilidades cognitivas que devem ser trabalhadas ainda na infância e pré adolescência. Acompanhe!

Compreensão e interpretação

Compreender materiais e interpretar informações que nos são apresentados em nossos trabalhos, é parte importante para o sucesso em cada projeto, concorda?

Seja um manual de treinamento ou um esboço de projeto, a capacidade de digerir o material por meio da compreensão e reconhecimento de leitura significa que somos autosuficientes para atender demandas da tarefa a nós designada.

Certamente é isso que também deseja para seu filho quando ele entrar no mercado de trabalho, correto? Ou seja, que ele tenha toda capacidade para rapidamente entender o que lhe for solicitado.

Reconhecer padrões 

A capacidade de reconhecer padrões ajuda muito na resolução de problemas, estabelecendo processos eficientes e identificando oportunidades. 

Essas habilidades são benéficas em qualquer função, independentemente de setor ou nível de trabalho. 

Concentrar-se em melhorar o reconhecimento de padrões ao longo do tempo o ajudará no crescimento de uma carreira profissional.

Analisar problemas e encontrar soluções

A capacidade de analisar um problema, significa que você pode inspecioná-lo objetivamente de todos os ângulos para encontrar soluções e determinar o melhor resultado. 

Logo, habilidades cognitivas adquiridas auxiliarão para enxergar novas e diferentes direções, as quais serão providenciais para resolver, com muito mais criatividade, tal problema. 

Capacidade de debater

Muitas funções requerem candidatos que possam apresentar ideias e então debatê-las com seus pares e grupos.

Algumas indústrias que valorizam as habilidades de brainstorming incluem as artes, publicidade e marketing, tecnologia e negócios. 

Essencialmente essa habilidade é e será um divisor de água no momento de entrevistas e contratações.

Atenção focada

Você bem sabe que trabalhamos sob pressão constante em nossos trabalhos. Diariamente são várias tarefas com prazos e níveis de urgência e isso se percebe em todas as profissões.

Portanto, ter e manter o foco é essencial. E como sabe, manter-se focado é algo que se aprende.

Mesmo que desconheça, é um aprendizado que provém de habilidades cognitivas, as quais quanto mais estimuladas melhor nos torna pessoas focadas.

Positivamente, ter foco nos ajuda a:

  • Hierarquizar tarefas por ordem de prioridade;
  • Organizar rotinas visando produtividade;
  • Definir planos e metas para alcançar objetivos;
  • Reduzir stress;
  • Aumentar a clareza sobre o que esperamos da vida, no âmbito profissional e social.

Olhe ao seu redor, quantas pessoas que conhece estão atoladas e estagnadas por não terem o foco essencial para ‘fazer acontecer’, como ouvimos o tempo todo.

Com toda certeza você quer que seu filho ou filha seja uma pessoa focada, não é?

Pois esse processo se inicia na infância e com melhorias nas habilidades cognitivas.

Essas 5 áreas expostas aqui, deverão ser melhoradas na infância. No entanto, como auxiliar crianças e pré-adolescentes nesse processo?

Como melhorar habilidades cognitivas

Atividade física ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas

Muito provavelmente, seus filhos possuem algumas habilidades cognitivas mais desenvolvidas. No entanto, há algumas que de fato, necessitam de estímulos.

Lembre-se de que essas habilidades podem ser desenvolvidas com o tempo e com prática consistente.

Assim sendo, vamos ver algumas formas de desenvolvê-las

Proporcione atividade física regular

Estudos mostram que a atividade física regular pode melhorar a função hormonal, o que melhora a memória. 

Imediatamente a isso, a aptidão cardiovascular se traduz em melhor fluxo sanguíneo, que apoia a função cerebral. 

A atividade física aprimora habilidades motoras e a coordenação, enquanto o treinamento de resistência provou fornecer proteção para o cérebro.

Novos desafios ou experiências

Uma nova experiência – não apenas expande habilidades cognitivas de processamento – mas também pode melhorar habilidades de raciocínio, pensamento lógico e análise, portanto, começamos a formular novas e mais ideias.

Enquanto isso, o contato com pessoas diferentes e a possibilidade de conhecer lugares podem apresentar ao seu filho(a) novas maneiras de pensar, de se comunicar e por fim, resolver problemas. 

Além disso, desafios e experiências quando são proporcionadas em quantitativamente, ajudam:

  • A melhorar a memória;
  • Testam habilidades de raciocínio;
  • Aceleraram a capacidade de processar informações;
  • Auxiliam também para o desenvolvimento de habilidade sociais.

Estimule jogos cerebrais

Crianças gostam de jogos, e há uma variedade de games no computador que são na verdade, exercícios mentais para eles.

Mas não apenas games eletrônicos, outros jogos como os de tabuleiro, auxiliam para desenvolver o raciocínio e pensamento prático em todas as fases da vida.

Tanto crianças como adolescentes, através do contato guiado até esses jogos, o que pode ser diário, terão assim uma maneira efetiva para nutrir  habilidades de resolução de problemas e processamento.

Vimos aqui o que são habilidades cognitivas, quais as principais e como trabalhar o desenvolvimento na infância e pré-adolescência a partir de 3 atividades.

Destacamos como essas habilidades influenciarão no futuro profissional de jovens.

Por fim convidamos você que é pai, mãe ou tutor a conhecer um pouco mais sobre a I Do Code.

Desta maneira, compreender nossa proposta didática e inovadora para ensinar crianças e jovens a programar robôs, criar artes digitais, programar, desenvolver jogos, sites, entre outras coisas.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: