primeiro emprego: imagem de dois jovens dando um aperto de mão

Primeiro emprego: entenda quais habilidades serão importantes

Iniciar na vida profissional é um desafio sadio para qualquer um. Assim, o primeiro emprego é o ponto de partida e pode ser, também, o ponto chave para um colaborador ter um bom desempenho em sua vida profissional.

Além de um currículo com boa escolarização, especializações e cursos variados, as exigências para ser admitido no mercado de trabalho são também de outras áreas: características pessoais que permitam um bom funcionamento empresarial. Da relação entre colaboradores do mesmo setor, intersetorial, de mesma ou diferentes hierarquias na companhia, algumas habilidades, especialmente entre jovens, são muito bem valorizadas pelos recrutadores e líderes empresariais.

Chamadas soft skills, essas habilidades facilitam o fluxo de informações e a execução das tarefas e funções dentro da empresa – embora sirvam para o mundo fora do trabalho também. Visando auxiliar um possível candidato, nós da I Do Code listamos algumas das mais relevantes aptidões para conseguir ser admitido e se sair bem em seu primeiro emprego!

Boa comunicação

Uma das primeiras coisas que fazem o ser humano diferente dos outros animais é sua racionalidade e comunicação. Com isso, queremos dizer que temos a capacidade de nos comunicar de forma extremamente rica e eficiente. Porém, estamos sempre na nossa melhor forma comunicativa? Na verdade, não. Mal entendidos, ambiguidades e falta de clareza são parte do cotidiano e, muitas vezes, podem ser evitados.

Se expressar bem exige desenvolvimento e desenvoltura pessoais, com um equilíbrio entre a espontaneidade e autenticidade de cada um e o reconhecimento dos limites e sensibilidades do outro. Para chegar lá, há dois passos que podem ajudar.

Ouvir atentamente

Abrir a escuta para tentar entender o que o líder ou colega de trabalho diz é essencial em qualquer experiência profissional. No caso de um primeiro emprego, mais ainda. Sem experiência profissional registrada, tudo vai ser um grande aprendizado. Das maiores responsabilidades e funções até os mínimos detalhes do dia a dia, esclarecer repasses, ordens e procurar o máximo entendimento possível dará ao novo colaborador mais segurança e tranquilidade com relação ao seu cargo.

Ouvir bem é crucial no momento de receber instruções e também para nutrir boas relações de trabalho. O que nos leva ao próximo passo.

Aceitar feedbacks

Também relevante no campo do que podemos e como podemos ouvir, aceitar feedbacks é o que permite o desenvolvimento profissional. Essa pode ser a mola propulsora em qualquer momento da carreira e no caso do primeiro emprego, é indispensável. Afinal, como estar a par da boa realização de suas atribuições se não é possível ouvir e refletir sobre as observações do líder acerca do trabalho feito?

Flexibilidade

Além de comunicar-se bem, ser flexível às condições adversas que podem fazer parte do trabalho é fundamental. No contexto do primeiro emprego, a flexibilidade é o que o colaborador precisa para operar bem em circunstâncias que, por motivos diversos, não são as ideais no momento. Estando os afazeres de diferentes setores interligados, faz sentido produzir como possível e, assim, não atrasar a tarefa alheia.  

Trabalho em equipe

Estar apto para trabalhar em equipe é uma habilidade muito valiosa. Encontrar o meio termo entre aquilo que se quer fazer e o que é viável fazer em uma dupla ou grupo pode ser difícil e, por isso mesmo, uma via de evolução profissional. Na primeira experiência em um emprego, pode ser o diferencial que faz um contrato de experiência se tornar contrato por tempo indeterminado. 

Iniciativa

Além disso tudo, a skill da iniciativa é a via pela qual uma ideia se torna uma prática, um projeto ou um plano. Apenas assistir ao desenrolar de algum problema não é benéfico para a empresa e nem necessário se você tem a iniciativa assertiva de procurar saber o que se passa e o que você, em sua função, pode fazer para colaborar na solução. Ou ainda, compartilhar uma sugestão para solucionar a questão. 

Resolução de problemas

Em continuidade, a capacidade de resolver problemas inesperados no setor é importante para que uma adversidade não trave todo o sistema da empresa. Com raciocínio lógico, as habilidades que citamos e conhecimento da companhia em que se trabalha, é possível e desejável propor soluções para os entraves, permitindo um bom desempenho individual, setorial e de todo o negócio.

Visão do negócio

Entendemos ainda que uma habilidade importante é ter uma ampla visão da empresa, compreender mesmo os processos dos quais não se participa, como eles afetam seu trabalho e vice-versa. Isso proporciona uma maturidade profissional, pois o colaborador perceberá que o resultado do seu empenho está em uma cascata que envolve a totalidade das funções, incluindo aí as conjunturas externas à empresa que a afetam diretamente. O clima dos negócios, a situação do comércio, etc.

Sem dúvida, ter curiosidade para manter-se atualizado e consciente da complexidade do funcionamento empresarial é uma habilidade excelente e pode ser muito proveitosa se exercitada desde o primeiro emprego.

banner kit habilidades do futuro

Qual a relevância do primeiro emprego?

Em conclusão, qual seria a importância da entrada no mundo profissional? É claro que pode não ser a melhor experiência, talvez justamente por ser a primeira, mas será a oportunidade de começar a conhecer melhor seu próprio perfil e em quais funções, setores e tarefas você se dá bem. Isto é, o primeiro emprego não vai apenas deixar uma marca sua na empresa, vai ser a chance de desenvolver as competências que farão do indivíduo um bom profissional em experiências futuras também.

De fato, as habilidades citadas não são inatas e é justamente por isso que podem ser treinadas e aprimoradas. Algumas serão apreendidas com muita naturalidade e outras mais dificilmente. O que é relevante nesse caso é que o primeiro emprego é a oportunidade de adentrar no mundo empresarial e reconhecer suas próprias forças e fraquezas. O autoconhecimento também é uma soft skill valorizada e que está em constante relação com as outras.

Resumidamente, o primeiro emprego é a ocasião perfeita para aprender a aprender. Por mais que se chegue em uma empresa com ótimo currículo, a prática pode sempre surpreender. Boa sorte!

Similar Posts