estudante tecnologia

Conheça 4 benefícios de usar a tecnologia na educação

A educação vem sofrendo uma grande revolução ao redor do globo com a introdução de cada vez mais tecnologias dentro e fora das salas de aula. Ouvimos todos os dias notícias sobre como uma tecnologia como tablets, computadores e telefones estão auxiliando estudantes de todas as idades a aprender mais coisas mais rápido. Além disso as tecnologias também ajudam os professores a construir aulas melhores e de uma maneira que atraia mais atenção dos alunos.

Criando um ambiente mais engajado:

Todos sabemos que os alunos de hoje tem cada vez mais dificuldades em manter a atenção nas aulas sem se distrair com telefones ou outros aparelhos eletrônicos. Mas e se ao invés de proibir essas ferramentas nós passarmos a incentivar seu uso de forma consciente?

Essa é a ideia por trás de gerar um ambiente engajado, ao ensinar os alunos a usar a tecnologia a seu favor eles podem buscar informações em tempo real, acrescentando conhecimento as respostas dadas em sala, ou até criando novas maneiras de analisar o conhecimento. Imagine a seguinte situação: um aluno está sempre desenhando em sala, sempre se distraindo com suas criações, porque não colocar em prática essas habilidades de desenho para que ele crie um esquema no computador ou tablet onde ele consiga entender de maneira mais dinâmica o que está sendo discutido em aula?

Dessa maneira o aluno se torna um participante ativo no aprendizado, ele deixa de somente receber informação e passa a contribuir com suas próprias fontes, enriquecendo a experiência para todos os envolvidos!

Incentivando a colaboração

As tecnologias de comunicação hoje permitem que uma aluna compartilhe uma idéia ou um projeto com qualquer colega em qualquer lugar instantaneamente! Assim uma aluna que está fazendo uma tarefa de casa pode tirar suas dúvidas com colegas de classe, ou receber opiniões sobre um trabalho que está fazendo antes mesmo de entregar, aumentando assim suas chances de fazer um trabalho melhor e aprender mais no processo.

Ao incentivar a colaboração entre os estudantes não só melhoramos o resultado final de suas tarefas como também os ensinamos habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problema e muitos outros!

Acompanhamento próximo

Uma grande dificuldade quando se fala de educação é na hora de medir o conhecimento sendo repassado aos alunos. Para os alunos fica sempre a dúvida “será que estudei o suficiente?”, enquanto os professores se questionam “será que meus alunos entendem o que eu estou dizendo?”.

Para combater essa dúvida muitas escolas ao redor do globo estão adotando plataformas online para acompanhar o desenvolvimento de seus alunos. Plataformas assim fornecem desafios e tarefas, muitas vezes fazendo algum tipo de sistema de pontos atribuídos por dificuldade e número de desafios feitos, dessa maneira os alunos se mantêm motivados enquanto aprendem. Sensacional, não?

Além de fornecer benefícios para os alunos a plataforma também permite que os professores avaliem quais dos seus alunos estão com mais dificuldades e em que assunto, assim eles podem tratar cada caso individualmente com maior facilidade.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Habilidades práticas

Todos sabemos que os jovens de hoje terão que lidar com cada vez mais tecnologias ao longo de sua vida, mas o que as escolas estão fazendo para inseri-los nessa realidade? Muitas vezes os alunos desenvolvem habilidades que já estão desatualizadas, por isso é importante que eles aprendam desde cedo a utilizar de forma eficiente e consciente as tecnologias a seu favor, seja para fazer um trabalho escolar ou para uma atividade pessoal.

Aprendendo de onde estiver

Uma das grandes revoluções na educação atualmente são os cursos a distância, apesar de ainda existirem muitos preconceitos ao redor dessa técnica, quando aplicada corretamente ela pode gerar resultados incríveis.

Um número cada vez maior de pessoas está utilizando essa oportunidade para ter acesso aos melhores cursos do mundo, do conforto de sua própria casa, muitas vezes gratuitamente! Esses cursos têm diversos formatos e propósitos, dando a oportunidade do estudante encontrar um curso que o ajude a resolver os mais diversos desafios.

Já entendeu os benefícios da tecnologia para educação de seus filhos? Se você quer saber mais, leia nosso post sobre os problemas da educação atual.

Similar Posts