Educação tecnológica é importante para crianças e adolescentes?

menino feliz brincando com seu tablet

Todo pai e mãe deseja que seus filhos tenham sucesso na vida pessoal e profissional, não é mesmo? E você sabia que através da educação tecnológica eles podem atingir isso com mais facilidade?

Hoje em dia a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. E é de extrema importância que as pessoas consigam dominar e saibam trabalhar com as diversas ferramentas tecnológicas que estão disponíveis.

Nesse artigo você vai entender por que a educação tecnológica é importante para crianças e adolescentes e qual a diferença que ela pode fazer na vida dos seus filhos.

Tecnologia: amiga ou vilã?

Embora a tecnologia tenha sido vista como vilã durante um bom tempo, essa visão vem se modificado. Com o livre acesso a informação e com a aceleração atual que a pandemia mundial causou na área da tecnologia, pode-se perceber o quanto ela é essencial nos dias de hoje e como é fundamental saber se relacionar com ela, para um futuro de sucesso.

Sem dúvida, crianças e adolescentes de hoje em dia estão conectados praticamente 24 horas por dia através de computadores, tablets e celulares. E já que eles são tão íntimos dessas ferramentas, por que não usar isso em favor deles, inclusive beneficiando outros aspectos de suas vidas.

Quando usamos a tecnologia de forma saudável ela se transforma em uma verdadeira aliada e seus filhos só terão bons frutos para colher com isso.

O que é educação tecnológica?

educação tecnológica o que é

Durante muitos séculos a educação permaneceu sempre a mesma. A figura da clássica sala de aula, a atenção centralizada no professor e pouca participação dos alunos. Contudo, no decorrer dos séculos XX e XXI e com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço esse cenário foi se modificando.

Países como a Finlândia foram pioneiros em aplicar metodologias ativas na educação na rotina das crianças e graças a isso são verdadeiras potências hoje em dia.

A educação tecnológica representa uma mudança de visão. Nela a tecnologia é inserida em diversos níveis, estimulando a autonomia e o senso crítico da criança. O aluno deixa de ser um mero agente passivo e se torna um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento.

Por sua vez, o professor atua mais como um guia e tira o foco somente dele. Ambos trabalham em harmonia, partindo do princípio de sempre existe algo para se aprender com o outro.

Nessa nova modalidade de educação, as tecnologias servem para potencializar a educação da criança e do adolescente. As aulas são essencialmente práticas e dinâmicas, o que estimula muito a participação dos alunos. Eles se sentem estimulados a aprender, produzir conteúdo e experimentam uma sensação de gratidão ao conseguir alcançar seus objetivos.

Por que a educação tecnológica é importante para crianças e adolescentes?

Crianças, Computador, Laptop, Estudantes

Já é sabido que o modelo escolar tradicional está se tornando cada vez mais ultrapassado e a educação tecnológica ganha mais espaço como uma forma de potencializar a aprendizagem de crianças e adolescentes.

Além disso, cada vez mais o mercado de trabalho procura profissionais que dominem as tecnologias existentes e que possuam alto grau de adaptação. Com isso, quanto antes introduzimos a tecnologia na vida de nossos filhos, mais rápido eles serão capazes de atender as demandas atuais.

Esse novo modelo de educação veio para trazer uma forma de aprendizagem totalmente nova. Aqui temo uma aprendizagem ativa por parte da criança e do adolescente. Através das tecnologias, mesmo os assuntos mais complexos e difíceis se tornam mais atraentes para as crianças, pois elas estão lidando com coisas que atraem a atenção delas.

Somado a isso, diversas outras habilidades cognitivas são trabalhadas com seu filho, através da tecnologia, melhorando até mesmo os relacionamentos interpessoais dele(a).

Com toda certeza esse novo modelo de educação veio para ser o grande diferencial na vida dos pequenos.

Provavelmente você se lembre de um tempo em que o inglês era o grande diferencial no mercado de trabalho. Contudo, hoje em dia, ao passo em que o inglês já se transformou em algo corriqueiro, o domínio das tecnologias se transformou, no século XXI, o que era o inglês para a gente.

Como o aprendizado ativo é trabalhado nas diferentes fases do seu filho:

educação tecnológica ipad

Uma das vantagens da educação tecnológica é que ela se adapta de acordo com a faixa etária da criança. Só para exemplificar, crianças menores de idade trabalham com atividades que estimulam a coordenação motora, a imaginação, dentre outras coisas.

À medida que seu filho cresce e se desenvolve as tarefas vão aumentando seu grau de complexidade. Nesse modelo de educação o aluno é sempre instigado através de tarefas e desafios, a se superar por meio das novas tecnologias. Isso acaba desenvolvendo também sua autonomia.

Aqui na I Do Code nós respeitamos cada fase do seu filho(a) os incentivando a sempre ir além. Nossos professores são verdadeiros mentores que dão espaço para a criança encontrar as próprias respostas para a tarefa que lhe foi passada.

Que tal incluir a educação tecnológica na vida do seu filho a partir de agora?

Se até então você ainda não conhecia muito sobre essa nova forma de educação, agora você sabe que ela pode ser bem importante para o futuro dos seus filhos, não é mesmo? Além da melhora da aprendizagem, vários outros aspectos podem ser melhorados, quando estimulados através da educação tecnológica.

Se você quer conhecer mais sobre como aplicar esse tipo de educação na vida do seu filho, entre em contato conosco. Nossos professores estão aqui para ajudar seu filho(a) a ser o melhor que ele puder.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: