Tecnologia na Educação

Tecnologia na Educação: 5 dicas de como aplicar na rotina do seu filho(a)

Hoje em dia, as crianças e adolescentes são totalmente pertencentes ao mundo digital, e como pais devemos ensinar os nossos filhos a serem mais responsáveis no manuseio da tecnologia. Na verdade precisamos conhecer as estratégias certas para integrar tecnologia na educação.

As tecnologias da informação e da comunicação (TIC), por exemplo, se converteram nos últimos anos em uma parte fundamental da nossa sociedade. Entre as principais, podemos citar como exemplo:

  • Telefone;
  • Páginas na internet;
  • Aplicativos;
  • Vídeo games;
  • Blogs;
  • Chats;
  • Entre outros.

Estas tecnologias são de grande importância para a aquisição da informação e da comunicação em nossa sociedade, e também ajudam a desenvolver as competências individuais e a capacidade de aprendizagem, principalmente quando inserimos tecnologia na educação desde a infância.

Tecnologia na Educação para Nativos Digitais

Atualmente, uma criança convive com estas tecnologias desde que nasce, de modo que as tecnologias conseguem constituir-se como parte natural e atrativa do seu entorno.

É comum falar de nossos filhos como parte da geração Z ou Centennial, na qual a relação que eles possuem com o mundo digital é muito distinta da que mantiveram os nossos pais com as ferramentas tecnológicas.

Por esta razão, como pais devemos nos atualizar e buscar maiores informações sobe as tecnologias que utilizam nossos filhos.

Para isso, devemos levar em consideração o meio em que se movem e estar por dentro do dia a dia virtual de nossos filhos.

Buscar instituições que integrem tecnologia na educação também é um excelente via para sabermos que nossos filhos estão inseridos em espaços, onde a tecnologia será aproveitada para a produção de conhecimento.

Além disso, é importante que os pais busquem manter um diálogo cotidiano com as atividades que realizam as TICs e incluam na rotina de seus filhos.

A tecnologia nos processos de educação

Como você pode observar até aqui, as novas tecnologias são necessárias na educação atual dos nossos filhos.

Isso porque as novas gerações necessitam da articulação da tecnologia com a educação, pois esse diálogo acaba por fomentar a motivação para explorar, para ser curioso, indagar e garante o acesso à informação que pode ser crucial para o desenvolvimento.

Por isso, contar com uma saudável intervenção, tanto por parte dos pais, como de professores, baseada na comunicação e no ensino, é o que devemos colocar especial atenção na hora de desenvolver atividades que incorporem o uso de inovadoras plataformas.

O desafio atual consiste em empoderar a juventude para que desperte a sua criatividade e se apaixone por sua educação e crescimento, o que gera um desafio para os pais e educadores.

Isso é importante de considerar, tendo em vista que é necessário promover o uso responsável e consciente da tecnologia.

Além disso, é preciso que haja um incentivo aos menores, para que aprendam de um modo conectado com práticas que integram tecnologia na educação.

A tecnologia na educação precisa vincular as diferentes habilidades que queremos desenvolver com perguntas e inquietudes que gerem a curiosidade nas crianças.

Isso se torna efetivo quando as práticas de tecnologia e educação buscam dialogar com a vida real, associando as crianças a um conteúdo digital específico.

Como aplicar a tecnologia na educação do seu filho

A inclusão da tecnologia na educação pode ser feita desde casa, ou com a inserção do seu filho em centros especializados em tecnologia para produção de conhecimento.

A seguir, iremos passar algumas dicas básicas para que os pais possam dar os passos iniciais para a inserção da tecnologia na educação de seus filhos:

  • Elabore junte com o seu filho estratégias de busca, seleção e sistematização das informações e das ferramentas disponíveis na web, evitando visitar páginas de procedência duvidosa.
  • Saber buscar na internet as atividades educativas. Um conselho geral é não escrever diretamente no buscador a palavra “exercícios”, mas sim que comecemos a buscar com pesquisas como: “jogos para” ou “atividades lúdicas para”. Desta maneira, não saem exercícios difíceis de processar, mas sim que se encontrem formatos mais ágeis para aprendem em família.
  • Gerar acordos para determinar o tempo de uso dos dispositivos móveis ou do computador. Desta maneira, estaremos incentivando os nossos filhos à realização de atividades diversas e evitaremos que eles se enfoquem apenas em jogar.
  • Instalar jogos educativos que despertem a criatividade e imaginação do seu filho, e que você participe com eles do seu desenvolvimento.
  • Favorecer a autonomia assegurando-se de que seja a própria criança que faça e resolva seus trabalhos, em nenhum caso você irá fazer por ele. Se ele encontra algum problema difícil, não lhe dê a vantagem direta de ir buscar a solução na web, mas sim lhe ajude a pensar e encontrar possíveis soluções para que aprenda a raciocinarpor si mesmo.
banner minicurso digitacao

Ferramentas tecnológicas para complementar a aprendizagem do seu filho

A seguir iremos listar algumas opções de ferramentas e dicas que ajudam na hora de aplicar a tecnologia na educação, desenvolvendo em seu filho a curiosidade e conhecimentos matemáticos, de comunicação e das ciências.

  • Scratch Jr: essa aplicação, por exemplo, ensina muitas coisas sobre programação para acrianças de 5 a 7 anos de idade. Com essa ferramenta, seu filho pode criar suas próprias histórias e jogos interativos, encaixando blocos de programação gráfica para que seus personagens se movem, saltem, dancem ou cantem.
  • Promover a integração entre atividades práticas e virtuais: a internet nos proporciona uma infinidade de possibilidades, inclusive a facilidade do acesso, quando e onde desejarmos. Inclusive, poderemos encontrar na web uma série de recursos interativos que podem ser utilizados junto com seus filhos. Aqui no I Do Code, por exemplo, temos uma série de possibilidades de momentos de aprendizagem, em que há uma integração efetiva entre atividades práticas e virtuais. Você pode encontrar atividades para seu filho com grupos básicos ou mais avançados, encontros para robótica, programação, jogos, entre muitas outras possiblidades.

E aí? O que você achou do nosso conteúdo de hoje? Como você vem tentando aplicar a tecnologia na rotina do seu filho? Deixe seu comentário!

Similar Posts