Curso de tecnologia: como escolher uma escola?

menina em uma sala de aula em frente ao computador

Ter conhecimento sobre tecnologia e como usar as ferramentas tecnológicas da atualidade é uma das principais habilidades que as pessoas precisam ter atualmente. Não somente para se inserir no mercado de trabalho, como também para utilizar as ferramentas do dia a dia com facilidade e segurança, como computadores, celulares e tablets. E a melhor forma de aprender sobre o assunto é em um curso de tecnologia.

Porém, não dá para simplesmente matricular seus filhos em qualquer curso de tecnologia. Existem cursos de melhor qualidade e cursos de menor qualidade, e nem sempre isso se reflete no preço: cursos mais baratos podem muito bem ser melhores que cursos mais caros.

Porém, fica a dúvida: como saber se um curso de tecnologia é bom ou ruim? Como escolher o que tem o melhor custo benefício?

Para lhe ajudar a fazer essa decisão, vamos deixar algumas dicas sobre como escolher uma escola de tecnologia.

Conheça a infraestrutura da escola

Se o curso de tecnologia é presencial, conhecer a infraestrutura da escola é muito importante.

Há computadores para todo aluno? Fica em uma região da cidade com bom acesso à internet? Os computadores são rápidos e funcionam bem? Que programas são utilizados para auxiliar o ensino? Que outros recursos estão disponíveis?

Embora não seja realmente necessário ter os melhores recursos e equipamentos para aprender a utilizar tecnologias, é importante ter pleno conhecimento do que a escola oferece para saber se é o melhor para os seus filhos ou não. Além disso, ter no mínimo uma infraestrutura confiável contribui muito para a saúde mental dos alunos, e portanto para o aprendizado deles, não deixando-os com medo de passarem por problemas enquanto fazem provas ou trabalhos devido a falhas técnicas.

Além da infraestrutura digital, é importante conhecer também a estrutura física: como são as salas de aulas? Os banheiros? Os refeitórios? Há uma biblioteca? Espaço para estudo? Como é o uso dos computadores fora do horário de aula? São questões importantes para saber qual será a qualidade de vida e de estudo que seus filhos terão durante o tempo que passarão na escola.

Metodologia do curso de tecnologia

Mais importante do que infraestrutura é com certeza a metodologia. Não que seja uma boa ideia matricular seus filhos em uma escola que tenha boa metodologia e péssima infraestrutura, mas não adianta também ter uma infinidade de recursos à disposição e não seguir qualquer metodologia bem definida.

A metodologia define basicamente a forma como o conteúdo vai ser passado. Você não pode se contentar apenas com aulas dadas com slide, lição de casa e provas: é preciso saber se os professores serão atenciosos, se haverão aulas práticas, se os alunos serão desafiados, se trabalharão em grupo, entre outras ferramentas de aprendizado que a escola possa usar.

Antes de procurar saber mais sobre algum curso de tecnologia que você se interessar, é importante também ler um pouco sobre os tipos de metodologias de ensino que são mais conhecidas e bem estabelecidas. Temos um bom resumo sobre elas neste artigo. É inclusive importante aprender sobre metodologias ativas, visto que um grande número de estabelecimentos de ensino têm adotado elas recentemente. Porém, não se contente apenas com saber o nome da metodologia: peça detalhes sobre os métodos, busque descobrir exatamente como as coisas são feitas.

Se for um curso à distância, a metodologia se torna ainda mais importante. Manter a qualidade de ensino em um ambiente virtual é muito mais difícil, pois os alunos têm maior liberdade para se dispersar e perde-se a proximidade com os professores. É importante descobrir como a escola pretende manter a atenção dos alunos e se certificar de que os alunos estão realmente aprendendo.

banner kit metodologias educacionais: professora ensinando alunos

Quantidade de alunos por sala

Outra informação importante é a quantidade de alunos por sala. Em geral, isso é um fator que depende da metodologia, mas é bom perguntar caso não seja dito.

Em toda aula de todo curso é comum que os alunos tenham dúvidas. Isso é algo que acontece naturalmente quando se aprende algo novo, especialmente caso seja algo muito diferente do que se está acostumado. E, claro, as pessoas aprendem em diferentes velocidades, e algumas precisam de mais ajuda do que outras.

É justamente nisso que influencia o tamanho da sala: quanto tempo os professores poderão dedicar para sanar as dúvidas dos alunos? O que personalizada será a experiência de cada aluno? É muito mais fácil e eficaz ensinar algo para cinco alunos do que para cinquenta. E para um aluno só, mais ainda.

Com menos alunos, porém, há também a questão do trabalho em grupo. Se a sala apresenta somente cinco alunos, eles precisarão se dar muito bem, visto que provavelmente também serão um grupo para todo trabalho. Com 10 ou 15 alunos, há um pouco mais de flexibilidade nesse sentido. Algo entre 10 e 20 é considerado o ideal atualmente, mas é algo que será necessário ponderar de acordo com as necessidades de seus filhos.

Como o curso de tecnologia beneficiou os ex-alunos

Mas, além de ponderar pelo percurso, isto é, o que seus filhos precisarão fazer para atingir os resultados esperados, é preciso também avaliar os possíveis resultados. Na era da internet isso fica um pouco mais fácil.

Se o curso já existe há algum tempo, é bem provável que vários ex-alunos já sejam adultos e estejam empregados. Por isso, deve ser possível encontrá-los pesquisando o nome da escola no Google ou no LinkedIn. Com isso, dá para saber quais podem ser os resultados de longo prazo do curso. Alguns podem inclusive falar um pouco sobre o curso de tecnologia que fizeram em artigos presentes em seus perfis ou sites, e podem até estar abertos a conversar sobre isso.

Existem muitos fatores relacionados à qualidade da escola, e quanto mais você saber sobre ela, e quanto mais ela estiver disposta a falar sobre isso, melhor será a qualidade da sua escolha. Por isso, é importante ser inquisitivo e aprender o máximo possível sobre o possível curso de tecnologia que for escolher.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: