pessoa programando em texto no computador

Linguagens de programação: quais as melhores empresas usam?

É inevitável: as linguagens de programação e a tecnologia da informação como um todo estão presentes nos mais diferentes setores do mercado atualmente, de modo que praticamente todas as empresas no mundo são dependentes de algum sistema computadorizado, seja uma empresa de desenvolvimento de softwares, de venda, gestão, ou qualquer outra área. 

Diante disso, quais têm sido as linguagens de programação utilizadas pelas melhores empresas? Para responder essa pergunta é importante saber que um dos vários fatores que definem a qualidade de uma linguagem de programação é o ambiente de programação do projeto, pois uma linguagem pode ser muito boa para web, mas não ter nenhuma utilidade para programar um aplicativo de celular, por exemplo. 

Assim sendo, antes de elencarmos as linguagens mais utilizadas pelas melhores empresas, vamos primeiro definir e entender quais são os principais ambientes de programação. 

Programação Web

A programação Web é o desenvolvimento de uma aplicação que será ambientada para estar disponível através da internet, como uma rede social, um e-commerce ou qualquer outra aplicação online. Geralmente, as linguagens de programação web trabalham em conjunto com uma linguagem de marcação, como a HTML5, e a linguagem de folhas de estilo CSS3. 

Em algumas aplicações também é necessário ter conhecimentos da linguagem de consulta estruturada, ou SQL, que é padrão para banco de dados relacional.  As duas principais linguagens utilizadas no desenvolvimento web por grandes empresas atualmente são a Javascript e PHP, que serão melhor abordadas mais pra frente.

banner curso criacao de sites

Programação Desktop

A programação Desktop foi o primeiro tipo de programação existente, e é ambientada para funcionar em um computador independente de conexão com a internet. Os sistemas operacionais são exemplos robustos desse tipo de programação, seguidos de outros softwares mais simples que utilizamos no dia a dia, como os editores de texto (word, Libreoffice…), reprodutores de mídia (VLC, Windows Media Player… ), entre outros. Entre as linguagens que se destacam nesse ambiente estão a Java, a C e a Phyton.

Programação de aplicativos

Atualmente a programação de aplicativos pode estar inserida em dois ambientes ou sistemas diferentes: Android e IOS, o primeiro está presente em smartphones e tablets de marcas gerais, como Samsung, LG, Motorola, entre outras. O segundo, por sua vez, está disponível apenas nos dispositivos móveis da Apple. Existem linguagens diferentes para cada sistema, as mais populares são a  Kotlin para Android, a Swift para IOS e a Flutter que serve para ambos os sistemas. 

As linguagens de programação mais utilizadas por grandes empresas

Bom, agora que já nos contextualizamos sobre quais os possíveis ambientes de programação, poderemos ter uma visão melhor sobre diferentes linguagens de programação e descobrir quais são as mais utilizadas pelas grandes empresas em diferentes aplicações, sejam elas Web, Desktop ou aplicativos para dispositivos móveis.

JavaScript – uma linguagem de programação abrangente

A primeira linguagem de programação da nossa lista começou como uma simples linguagem para “decorar” sites, mas cresceu e tem tido cada vez mais espaço no mercado: a JavaScript. Usada para o desenvolvimento de aplicações Web, é uma linguagem dinâmica que deixa o site mais interativo. 

Um grande diferencial que potencializou essa linguagem foi o desenvolvimento de API’s, bibliotecas e softwares que conferem mais características e tornam o Javascript mais abrangente, possibilitando que ela atue também no lado do servidor e que existam aplicações inteiramente feitas com a combinação de HTML5, CSS3 e JavaScript. Entre as principais aplicações que garantem novos poderes para a linguagem, estão:

  • React – é uma biblioteca Javascript utilizada principalmente para criação de interfaces de usuário que foi desenvolvida pelo Facebook e é utilizada por grandes empresas internacionais, como a Airbnb e a Netflix, e nacionais, como o Itaú e a Ambev Tech.
  • Angular – a plataforma Angular tem como principal objetivo melhorar a interação do usuário com um site, pois torna possível a criação de single-pages, ou páginas únicas, que atualizam a aplicação sem a necessidade de “recarregar” a página. Um grande exemplo de utilização de Angular é o Gmail e grandes empresas que a utilizam atualmente são: a própria Google, Santander, Microsoft Office e o PayPal.
  • NodeJS – por fim, um software que tem contribuído bastante com a popularização do JavaScript e que permite que um desenvolvedor seja fullstack apenas com essa linguagem é o NodeJS. Baseado no interpretador V8 do Google, o NodeJS possibilita a programação fora do ambiente web, no lado do servidor, permitindo que aplicações mais completas e com banco de dados sejam desenvolvidas com apenas uma linguagem.

Java

A linguagem de programação Java é uma linguagem orientada a objetos desenvolvida em 1995 pela Sun Microsystems, com ela é possível desenvolver softwares nos ambientes desktop, Android e também em algumas aplicações IOT, como dispositivos médicos e consoles, com essa linguagem é possível criar programas inteiros, tanto o front quanto o back-end. Algumas das grandes empresas que utilizam essa linguagem são a Capgemini, a NASA e a Intel.

C

A linguagem C já é antiga no mercado, tendo sido lançada em 1972, mas ainda é uma das mais utilizadas atualmente, de acordo com o ranking da TIOBE. Com ela é possível desenvolver sistemas operacionais, drivers e outras aplicações. Dois grandes exemplos de empresas que utilizam a linguagem C são a NASA e a Microsoft

Python

Desenvolvida por Guido Van Rossum em 1991, a linguagem Python tem ganhado cada vez mais destaque no mercado pela facilidade em aprender e também por sua versatilidade, sendo possível utilizá-la no desenvolvimento de diversos tipos de aplicações nos ambientes web, desktop e aplicativos, bem como em inteligência artificial e IOT. Entre as grandes empresas que utilizam Python, estão: a Globo.com, a Amazon, o Spotify e a Google.

Kotlin

Entre as linguagens utilizadas no desenvolvimento de aplicativos Android (e também aplicações web e desktop) está a Kotlin, que atualmente é considerada a linguagem oficial do sistema. Desenvolvida pela Jetbrains em 2011, é uma linguagem compilada e executada na máquina virtual da linguagem Java, podendo também rodar em conjunto com o JavaScript. Entre as principais empresas que utilizam Kotlin estão: Uber, Netflix e Itaú.

Swift

Mudando de Android para IOS, temos a linguagem Swift que foi desenvolvida pela Apple e é voltada para aplicações dos dispositivos da marca. Teve início como uma linguagem proprietária, mas desde 2015 é uma linguagem de código aberto sob a licença Apache 2.0, possibilitando que diferentes desenvolvedores possam interagir com ela. Algumas empresas que utilizam Swift são: Linkedin, Khan Academy, além é claro da própria Apple, que é uma gigante do mercado.

Bom, chegamos ao fim da nossa lista com as linguagens utilizadas pelas melhores empresas do Brasil e do mundo, e é importante ressaltar que as linguagens de programação estão sempre ocupando novos espaços nos rankings de favoritismo do mercado.

Assim, se você já programa ou está iniciando no universo da programação é importante buscar sempre manter-se atualizado das novidades, e nós da I do Code podemos te ajudar com isso: assine nossa newsletter para receber gratuitamente nossos novos artigos diretamente em seu email e visite nosso Instagram!

Similar Posts