lógica de programação

Lógica de Programação e o Desenvolvimento Cognitivo do seu Filho

O desenvolvimento da lógica de programação desde cedo estimula o processo criativo das crianças, além de também acabar fortalecendo as suas capacidades cognitivas, melhorando a resolução de problemas e dando-lhe relevância para o seu futuro.

A era digital e virtualização de muitos dos trabalhos cotidianos, permitiram interconectar o mundo através da internet. Sendo assim, ao converter-se em uma linguagem universal, se estima que as pessoas deverão saber programar, da mesma forma que devem saber ler e escrever.

Por estar razão, as novas gerações necessitam desenvolver habilidades tecnológicas para que possam ser mais competitivos. Dessa questão surge a importância de que a programação para crianças seja relevante para o seu futuro e fundamental em seus programas de aprendizagem.

O que é a Lógica de Programação?

O mundo se transformou por meio de códigos e rótulos que permitem que nossa vida seja muito mais fácil, mantendo-nos conectados, independentemente da hora ou do lugar.

A Lógica de Programação envolve, portanto, a capacidade de ler e escrever uma linguagem e pensar nela de forma computacional, o que nos permite entrar no mundo digital por meio de aplicativos, videogames, páginas da web, ou até mesmo permitir o funcionamento de dispositivos eletrônicos.

De acordo com Bill Gates:

“Aprender a codificar fortalece a sua mente a ajuda você a pensar melhor, criando uma maneira de raciocinar sobre coisas que considero úteis em todas as áreas da vida.”

Quando o aprendizado do pensamento computacional e da lógica da programação é inserido na vida de nossos filhos desde cedo, os pais acabam por incentivar o desenvolvimento de uma série de habilidades como a criatividade, o trabalho em equipe, a lógica e a resolução de problemas.

É por isso que é muito importante promover essas hard e soft habilidades nas crianças, tendo em vista que isso lhes permitirá ter as habilidades e competências necessárias para desempenhar o que sonham ser no futuro.

A Revolução 4.0, por exemplo, ganha cada vez mais força e tem um impacto direto na dinâmica social transformando as profissões relevantes em poucos anos, que se basearão nas áreas do STEAM – ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática -, porque é neste campo que as oportunidades do futuro serão encontradas.

Lógica de Programação desde a infância?

A aprendizagem da lógica da programação é mais benéfica quando começamos a estimulá-la na infância, do que apenas na vida adulta.

Isso ocorre, tendo em vista que as crianças têm melhores qualidades para a aprendizagem que os adultos e, além disso, ao nascerem totalmente nativos digitais estão muito mais familiarizados com o manuseio de dispositivos, o que lhes permitirá aprender a lógica da programação mais rapidamente.

Uma vez que o seu filho tenha adquirido este conhecimento, terá feito mais do que aprender um conhecimento novo, mas também estará estimulando o seu cognitivo em muitos outros setores da vida.

Os principais casos envolvem o desenvolvimento de uma maior compreensão sobre o funcionamento interno da tecnologia que tanto utilizam, e a partir daí, já não utilizarão os aparatos eletrônicos de modo superficial, mas sim, desenvolverão capacidades lógicas e de raciocínio.

De fato, aprendendo a programar, os seus filhos irão adquirir uma forma de pensamento muito mais organizada e lógica, o que ajuda até mesmo na melhora do desempenho acadêmico, principalmente em componentes curriculares, tais como matemática e física.

A esta altura podemos pensar que algo que oferece tantas vantagens pode representar um grande esforço para a criança. No entanto, é o contrário, já que para eles aprender a lógica da programação, ela é, antes de tudo, uma grande diversão.

Programar um robô que pode se mover conforme as instruções, ou construir um joguinho do zero irá capturar tanto o interesse da criança que sua motivação para continuar aprendendo aumentará.

Além disso, o ensino da lógica de programação para crianças é mais focado na tentativa/erro, por isso irá ajudá-las a desenvolver a paciência e a resolução de problemas, até que superem cada um dos desafios que lhes são colocados.

banner minicurso scratch

Quais capacidades melhoram com este tipo de atividade?

Como já comentamos anteriormente, aprender a lógica da programação é uma capacidade que aporta numerosos benefícios para os nossos filhos, principalmente quando eles são expostos desde muito cedo a este universo.

 Em concreto, podemos observar como esse tipo de atividade influencia no desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • Melhora a atenção e a concentração: aumentando, além disso, a capacidade de reter informação momentaneamente, de processá-la e de dar uma resposta ou solução.
  • Desenvolvimento da lógica: tendo em vista que o seu filho se acostumará a dividir um problema em pequenas partes, raciocinará sobre possíveis soluções de problemas, verá as coisas desde diferentes perspectivas e tomará as decisões de modo mais assertivo. Isso lhe permitirá simplificar os problemas e resolvê-los de uma forma mais eficiente.
  • Melhoram as suas capacidades de planejamento e organização: a lógica de programação implica ser mais estruturado e ir passo a passo solucionado cada erro que apareça durante o processo de aprendizagem da programação.
  • Estimula a criatividade, a imaginação e originalidade: tendo em vista que proporciona aos aprendizes novos cenários, nos quais as capacidades das crianças são postas em prova.
  • Melhora a tolerância à frustração: nesse processo são enfrentados os erros e falhas para que as crianças aprendam a ter mais paciência. A atitude e a vontade de aprender serão quesitos fundamentais.
  • Aprendem sobre eletrônica e programação: que já comentamos, formarão um papel fundamental no futuro.
  • Desperta o pensamento crítico e científico;
  • Aumentam a capacidade de abstração: isso ocorre através de processo de análise e síntese.
  • Fomenta o trabalho em equipe e a colaboração;
  • Aumenta a autoestima do seu filho: isso porque esse tipo de atividade cria oportunidades de superação e autoconhecimento pessoal positivo.
  • Praticam o inglês: isso ocorre de modo natural, tendo em vista que a programação estuda e trabalha com inúmeros termos neste idioma.

Considerações Finais

Ao longo do artigo de hoje lhe apresentamos maiores informações sobre a lógica de programação e suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo do seu filho.

Inserir seu filho em oficinas e escolas de tecnologia fará uma grande diferença em sua formação, tendo em vista que irá proporcionar momentos de aprendizagem e entretenimento.

Similar Posts