Ensino à distância versus ensino presencial

imagem de computador

Com o início da pandemia e a necessidade de cumprir o isolamento social, o ensino à distância se tornou uma regra para garantir a saúde dos pais, professores e estudantes. Desse modo, passou-se a observar com mais atenção essa modalidade de ensino e a comparar com o ensino presencial.

Quer entender mais sobre o tema? Neste texto explicaremos as principais diferenças das duas modalidades para você. Com isso, queremos mostrar que ambas têm as suas vantagens e desvantagens e podem ser igualmente benéficas para os estudantes. Confira!

Ensino à distância versus presencial: 10 diferenças

Como já foi dito no início do texto, a chegada de COVID-19 tornou o ensino à distância uma regra para garantir a segurança e saúde de pais, alunos e professores. Com isso, passamos a observar melhor quais as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades. Confira a seguir algumas diferenças:

Alcance

Nas aulas presenciais, o aluno precisa se locomover até a escola além de reservar horários específicos e que estão de acordo com os fornecidos pela escola. Já no ensino EAD a barreira da distância é rompida uma vez que as aulas podem ser assistidas de qualquer lugar. Desse modo, essa modalidade torna o alcance do curso ainda maior para os estudantes não somente da cidade em que ele é produzido, mas também de outros estados e até mesmo países.

Custo

Os custos dos cursos EAD são normalmente muito menores que os cursos presenciais. Isso acontece porque para manter um curso presencial, obviamente, as instituições precisam investir mais em gastos com infraestrutura, material físico e outros. Já nas aulas EAD, essa não é a realidade, uma vez que, é preciso somente reservar uma sala de gravações e, posteriormente, não é preciso gastar com infraestrutura ou outros recursos necessários para manter a escola em funcionamento.

Flexibilidade

Com uma rotina agitada e cheia de compromissos e horários, ter horários de aulas flexíveis é essencial para garantir o acompanhamento de todo conteúdo do curso. Desse modo, pode-se dizer que uma grande diferença entre as aulas presenciais e em EAD é o fato de que na educação à distância é possível aos alunos ter mais flexibilidade de horários. Enquanto isso nas aulas presenciais é necessário separar tempo para ir até a escola ver as aulas todas as semanas no mesmo horário.

Mobilidade

Como foi dito no tópico anterior, nas aulas presenciais é preciso separar tempo para ir até a escola e acompanhar as aulas. Para isso, é preciso também reservar um orçamento mensal para o deslocamento. Essa pode ser uma característica que desmotiva alguns estudantes, uma vez que, nem todos moram perto da escola em que querem estudar e, por isso, precisam gastar seu tempo e dinheiro com deslocamento. No ensino EAD essa não é uma questão já que as aulas acontecem à distância e não há a necessidade de deslocamento.

Gestão de tempo

Como foi dito nos tópicos anteriores, com a educação à distância é possível assistir as aulas de qualquer lugar e em qualquer horário. Desse modo, um dos grandes diferenciais da aula EAD para a aula presencial é a possibilidade de gestão do próprio tempo. O aluno pode administrar o seu tempo para assistir as suas aulas nos dias e nos horários em que preferir e assim conseguir acompanhar com mais qualidade o curso.

Didática

Nas aulas presenciais é muito comum os alunos se sentarem e assistirem as aulas com foco total no professor que passa o tempo explicando o conteúdo para os alunos. Já no modelo EAD os alunos precisam ter mais autonomia para acompanhar as aulas. Isso acontece porque as aulas são direcionadas para que o próprio estudante construa o seu aprendizado e o professor não seja apenas alguém que transmita o conhecimento, mas um tutor no aprendizado dos alunos.

Entregas

Nas aulas presenciais e nas aulas em EAD há muita diferença no modelo de entrega dos trabalhos. Enquanto nas aulas presenciais o professor normalmente pede provas ou entrega de trabalhos físicos, nas aulas em EAD há diversos recursos tecnológicos que permitem a entrega de trabalhos em diferentes formatos.

Interação

Muitas pessoas acreditam que somente no ambiente de aula presencial é possível aos alunos ter mais interação com o restante da turma e com o professor. Apesar do modelo presencial realmente favorecer uma comunicação mais pessoal entre estudante e alunos, há vantagens também no modelo EAD que permitem a interação com os alunos.

Isso porque através do modelo à distância é possível ao aluno interagir por diversos meios de contato e, além disso, o professor pode ofertar atenção mais individualizada para cada aluno, uma vez que os horários de contato não se restringem somente aos horários das aulas.

Tecnologia

Nas aulas em EAD é essencial para os alunos acompanharem adequadamente o uso de diversos recursos multimidias. Para isso, o ideal é que cada aluno tenha em casa um computador com conexão de internet e possa assistir as aulas. Já no ensino presencial, os alunos ainda usam recursos multimidia, porém esses são somente suporte secundário das aulas.

Ao longo deste texto mostramos as principais diferenças entre o ensino à distância e o presencial. Mostramos que, com a chegada da pandemia obrigatoriamente o ensino passou a ser totalmente a distância. Desse modo, passou-se a observar mais esse tipo de ensino e assim descobrimos as vantagens e desvantagens em relação ao ensino presencial.

Gostou de entender mais sobre EAD? Então não deixe de acessar outros artigos do nosso blog!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: