mae e filho video game diversao brincadeira sofa

Filhos: 4 hobbies que ajudam na criação dos pequenos

Uma preocupação cada vez mais constante na vida dos pais é a dúvida sobre como criar e educar da melhor forma possível seus filhos. São muitas as incertezas e inseguranças quando se trata de formar um cidadão para o futuro.

Realmente, a criação dos filhos pode ser um grande desafio. Por este motivo é importante que os pais tenham hobbies saudáveis, uma vez que isso pode influenciar nos hábitos das crianças. Desta forma, é importante escolher atividades que ajudam os pais na criação dos filhos.

Hobby é o termo dado a alguma atividade considerada como um passatempo ou um entretenimento livre, e que pode ser realizado individualmente ou de forma coletiva.

Há várias atividades consideradas hobbies, como por exemplo, ler livros, jogar futebol nos finais de semana, ou jogar golfe, escrever histórias, criar pinturas, criar e cuidar de plantas ou animais, dentre tantas outras. Podemos simplificá-las em atividades físicas, de cuidado e atividades intelectuais.

Agora que já conceituamos o termo hobby podemos usá-lo como forma a garantir o desenvolvimento cognitivo ou intelectual de nossos filhos, desenvolvimento motor e fomentar valores, tais como cuidado, empatia e amor ao próximo.

Para isso, basta inseri-los em nossos hobbies, pode ser de forma gradual, para fazer com que eles tomem gosto pelas atividades e seja algo leve e descontraído, e que não cause desconforto ou repulsa.

banner angry birds

Talvez, muitos até tenham pensado nessas atividades, mas não levaram a ideia a diante. Pois bem, se você pretende colocar a ideia em prática, a boa notícia é que existem sim muitos hobbies capazes de ajudar na sua jornada.

Lembrando que, pais com hábitos saudáveis são exemplos positivos para os filhos, que muitas vezes aprendem melhor com ações e exemplos ao invés de palavras e castigos. Neste primeiro momento, separamos quatro tipos diferentes de hobbies que você pode começar a praticar com seus filhos. Confira!

Ler com os filhos

A leitura é um hobby extremamente saudável, não apenas para adultos como também para as crianças. O hábito de ler, não é apenas para que a criança desenvolva o prazer e gosto pela leitura, mas porque a atividade de leitura também pode ser uma opção de estratégia educativa.

Especialistas apontam que ler auxilia na expansão da mente, do vocabulário, da imaginação e invenção e criatividade, habilidades necessárias ao desenvolvimento de qualquer ser humano.

Além disso, a leitura desenvolve concentração, atenção aos detalhes e maior desempenho cognitivo etc. Há estudos que dizem que, os melhores alunos são aqueles que têm a leitura como um hábito diário.

Portanto, ler para seu filho, desde pequeno, e incentivá-lo a ler quando ele já puder fazer isso sozinho, auxiliará de forma positiva no seu desenvolvimento intelectual e cognitivo.

Leia também: Comunicação entre pais e filhos: como melhorar

Outro aspecto importante a ser mencionado é que a leitura gera conhecimento e consequentemente um pensamento crítico, o que é importante atualmente, visto que pensar de forma racional é fundamental para desenvolver o senso crítico, baseado em argumentos e em fatos.

Pessoas que leem exercitam a memória, o raciocínio, aperfeiçoa a capacidade de interpretação, além de proporcionar um conhecimento amplo acerca de diversos assuntos.

Quem tem a leitura como um hobby de forma constante treina a atenção e essa leitura constitui-se como um método muito eficaz para o aprendizado e a concentração, especialmente quando a leitura ocorre em locais que movimento, como parques, metrô, shoppings, ou até mesmo no ônibus, já que é faz-se necessário um certo esforço para manter o foco, sem se distrair com estímulos externos.

Cuidar de plantas e animais

Este é um hobby que, certamente, muitos dirão: mas o que tem a ver? A verdade é que tem tudo a ver! Cuidar de plantas e animais desenvolve carisma, cuidado e empatia em seus filhos.

Com esta atividade, a criança passa a entender por que é importante cuidar do meio ambiente e dos animais. Entende que eles precisam de cuidados, de carinho, precisam de água, de comida e de atenção. A criança passa a entender que tudo tem seu lugar, que as necessidades particulares devem ser respeitadas e que devemos cuidar das coisas para que elas não acabem.

Alguns estudos científicos sugerem que cuidar de plantas e hortas domésticas, pelo menos duas a três vezes na semana auxilia no bem-estar, trazendo melhorias significativas, tais como diminuição ou alívio do estresse, além da provável inclusão de exercícios físicos ao cotidiano.

Além disso, esse tipo de hobby contribui para que a criança desenvolva a habilidade de ter mais responsabilidade, ter pontualidade, ter iniciativa, qualidades importantes durante toda a vida, seja para a escola, para a faculdade ou para o trabalho, e claro, nas atividades diárias da casa.

Isso porque é preciso ter horário para regar as plantas, colocar no sol, adicionar fertilizantes, assim como dar comida ao animal de estimação, dar banho, limpar seu xixi ou cocô. Essas tarefas fazem com que seus filhos aprendam a cumprir com as suas responsabilidades desde cedo.

Consideramos esse hobby um ponto chave para criar seu filho de forma responsável e educando-o da forma mais correta e didática possível.

Estimular seus filhos a tocar instrumentos musicais

Tocar instrumentos musicais é um hobby que toda criança adora, pois a música tem um poder de cativação em todas as idades. Quando um dos pais toca algum instrumento, a criança gosta de ver, gosta de participar, e esta é uma ótima oportunidade de ensinar aos filhos algumas lições.

Tocar instrumentos musicais é algo que envolve disciplina para aprender as notas e postura para tocar o instrumento da maneira correta. Também envolve paciência, pois não é fácil e rápido aprender, deve haver disposição e dedicação. Portanto, envolver os filhos neste hobby é uma ótima oportunidade de ensinar disciplina e paciência.

A criança que começa a tocar instrumentos musicais desde nova aprende que tudo se dá através de processos e etapas, aprende que as coisas são conquistadas de forma gradativa e isso combate a ansiedade que é tão comum nas crianças.

Por esta razão é tão importante que os pais envolvam os filhos em seus hobbies. As crianças gostam de se envolver nas atividades, gostam de ajudar e aprendem na execução de tarefas.

Além disso, praticar um instrumento, traz outros benefícios para as crianças, como, por exemplo, melhora a memória e a coordenação motora, além de aumentar a capacidade de se relacionar com as pessoas, combatendo a timidez e aumentando a capacidade saber trabalhar em equipe, bem como aliviar o estresse e a ansiedade, também melhora a concentração e a produtividade.

Só há benefícios em ter um hobby como este! Considere que aprender um instrumento é maravilhoso e ainda auxilia na popularidade da criança que é vista como um exemplo a ser seguido pelos amiguinhos.

Realizar atividades físicas

Praticar algum esporte, seja de forma continuada ou esporádica é um dos hobbies mais agradáveis, já que é através dele que é possível liberar o estresse acumulado, gastar calorias, ser mais saudável e estar de bem com o seu corpo e mente. Se realizar essas atividades traz grandes benefícios aos adultos, porque não aplicar com nossos filhos?

Fique sabendo que, a realização de atividades físicas na infância auxilia na melhora da postura, uma vez que contribuem para o fortalecimento dos ossos e dos músculos e ajudam a dar sustentação ao corpo. Além disso, a prática de exercícios físicos incentiva a socialização, uma vez que as pessoas mantém conversas saudáveis com seus colegas e aprendem espírito esportivo.

Dentre os benefícios ainda podemos citar o peso corporal saudável, que é de extrema importância para evitar problemas de saúde, como por exemplo a obesidade infantil. Além de melhorar a qualidade do sono, já que ao realizar exercícios físicos a criança fica cansada por ter gasto muita energia.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) a realização de atividades físicas regulares poderia evitar mortes e prevenir contra alguns tipos de câncer, bem como diabetes e doenças cardíacas e, portanto, recomenda uma média de 60 minutos de atividades físicas para crianças e adolescentes.

E aí? Está convencido dos benefícios desse hobby para seu filho ou filha? Já convidou seu filho para jogar futebol ou vôlei hoje?

Se você é adepto desse tipo de hobby faça-o também com seus filhos, pois exercícios físicos desenvolvem a coordenação motora, melhoram a qualidade de vida, liberam hormônios que te deixam mais feliz, já que são neurotransmissores, que geram sensações de bem-estar e alegria, espantando o mau-humor e o estresse.

No entanto, se você não sabe ou não gosta de futebol ou vôlei, mas adora correr, andar de bicicleta ou até mesmo caminhar, convide o seu filho para lhe acompanhar em uma de suas jornadas ou viagens de bicicleta, temos certeza de que será muito proveitoso para ambos, tanto em relação a se conhecer melhor, quanto para criar ou aumentar os vínculos paternais ou maternais.

Todos os quatro hobbies ou estilos de vida citados anteriormente auxiliam seu filho a se desenvolver adequadamente. Escolha aquele que você e seus filhos mais se identificam para fazer, ou se preferir, pode realizar todos em datas ou horários pré-estabelecidos por vocês.

Ao praticar todos esses hobbies ou alguns deles, você melhorará a qualidade de vida de sua família. Além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, intelectual, motor, social e emocional de seus filhos.

Similar Posts