Estudar em casa

Estudar em casa: aprenda a montar um planejamento de estudo

Em decorrência da pandemia de COVID-19, é comum que os pais procurem aprender a como fazer um plano adequado de estudos, para ajudar os filhos a estudar em casa da forma o mais rentável possível. 

Elaborar um bom plano de estudos é uma etapa muito importante no processo de estudo, pois ajudara seus filhos a se manter organizado, reduzir o estresse, além de ajudá-lo a manter o controle do que ele estuda. 

Apesar de parecer complicado, elaborar um eficaz e completo plano de estudos é mais simples do que se imagina. Aprenda abaixo a como montar um planejamento de estudo, para ajudar seu filho a estudar em casa sem deixar de lado um bom rendimento.

Por que um plano de estudos é importante para estudar em casa?

Um plano de estudos é uma forma eficaz de ajudar seu filho a estudar em casa e responsabilizá-lo por seus próprios resultados de aprendizagem.

O gerenciamento do tempo pode ser desafiador, principalmente para crianças mais novas, pois, além das aulas, seu filho provavelmente tem outros compromissos, como atividades extracurriculares, por exemplo. 

A criação de um plano de estudos permite que você veja como seu filho gasta seu tempo e garante que ele está reservando tempo suficiente para assistir as aulas online, fazer as tarefas de casa, estudar para os testes e revisar e reter as informações que está aprendendo.

Os planos de estudo são particularmente importantes neste período em que nossos filhos estão quase que 100% estudando em casa, já que é preciso ter autodisciplina e determinação para concluir os estudos sem as cobranças de um professor.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Como montar um plano de estudo?

De modo geral montar um plano de estudo para estudar em casa é simples e, você pode ajustá-lo de acordo com as necessidades do seu filho:

Arranje um modelo de plano de estudo

A primeira coisa que você precisa fazer é imprimir um planejador de estudo semanal. Ter um modelo que você pode imprimir, preencher e ter com junto com você e seu filho durante os estudos o ajudará a manter o tempo e objetivos sob controle.

Também, como alternativa, você pode comprar um planer ou calendário na papelaria mais próxima de sua casa.

Comece com as coisas que seu filho precisa estudar em casa

Preencha todas as coisas que seu filho precisa fazer durante a semana (por exemplo, aula de inglês, brincadeiras etc.). Desta forma, ele não se sentirá estressado por ter que estudar quando estiver fazendo essas atividades, porque você as planejou com bastante antecedência. 

Planeje quanto tempo seu filho precisa para estudar em casa para cada classe

Por muitos anos, a regra aceita é que uma criança ou adolescente precisa estudar duas horas para cada hora de aula, o que significa que estivéssemos num ano letivo convencional, seu filho passaria 30 horas por semana fora das aulas estudando. 

Mas, com a pandemia e com aulas 100%, o que você pode fazer é reservar o tempo que seria gasto na escola, em casa para o seu filho estudar.

O plano de estudos geralmente inclui as datas de quaisquer exames ou projetos importantes. Você pode usá-los como guias para calcular o tempo que seu filho reservará para estudar em casa

Também, o plano irá ajudar a programar as sessões de estudo do seu filho para garantir que ele tenha tempo suficiente para concluir todas as tarefas e se preparar para os exames.

Escreva tarefas específicas sempre que possível

Em vez de escrever apenas o nome de um assunto, tente ser mais específico e dar a ao seu filho uma tarefa mais definida (por exemplo, “Fazer perguntas do exame sobre trigonometria” é melhor do que apenas “Matemática”). Mantenha a comunicação no plano de estudo o mais clara possível!

Desenvolva um cronograma para seu filho estudar em casa

Agora que você entende quanto tempo seu filho precisa para estudar e quanto tempo ele tem disponível, você pode programar as sessões de estudo. Adicione as sessões de estudo ao calendário como qualquer outro compromisso. Isso garante que você e seu filho se lembre que este é um tempo reservado especificamente para estudar em casa

Planeje qual matéria ele irá estudará em qual dia, para garantir que ele está dedicando tempo suficiente a cada matéria. Por exemplo, segundas e quintas-feiras podem ser reservadas para matemática, enquanto terças e sextas-feiras podem ser dedicadas ao inglês.

Se sua agenda estiver lotada, talvez você precise ser um pouco flexível e criativo para encontrar tempo para ele estudar. 

Evite ficar estressado se ele não fizer tudo

Com aulas 100% remotas e professores fazendo cada vez mais tarefas de casa, é inevitável que seu filho nem sempre consiga seguir o plano. 

A pandemia não tem afetado apenas os adultos, crianças e adolescentes também sentem o estresse do isolamento social e de mudanças bruscas na rotina. Por isso, mesmo que ele não consiga manter o planejamento de estudos, tente manter o diálogo sempre positivo e motivacional.

Objetivos de estudo

Ao ajudar seu filho a estudar em casa, no início de cada semana, observe o que precisa ser feito não apenas para concluir as aulas, mas também para entende-las totalmente. 

Faça perguntas como:

  • Quanta leitura ele tem que fazer?
  • Quanta revisão ele tem que fazer?
  • Quantas avaliações existem?

Divida a leitura, revisão, atribuição e preparação para o teste em pedaços pequenos e gerenciáveis.

Em seguida, volte para o planejamento de estudo semanal, observe cada uma das sessões de estudo planejadas. Com base nos blocos de estudo, escreva uma meta para cada sessão.

Por exemplo, se seu filho precisa escrever um resumo para avaliação, seus pedaços podem incluir:

  • Pesquisa (4 horas)
  • Escreva o plano de ensaio (2 horas)
  • Escrever introdução (1 hora)
  • Redação do corpo do ensaio (6 horas)
  • Conclusão da escrita (1 hora)
  • Ensaio de revisão (2 horas)
  • Faça correções / alterações na redação (2 horas)

Atribuir uma meta de estudo a cada sessão de estudo garante que seu filho tenha estrutura para estudar em casa, reduzindo a procrastinação. Os objetivos do estudo também garantem que ele deixe tempo adequado para cada tarefa.

Ajude seu filho a seguir o cronograma e a estudar em casa

Um bom plano de estudo funciona melhor quando é seguido de forma consistente. Você deve tentar desenvolver um plano de estudo que seu filho possa seguir durante cada período letivo. 

Você terá que ajustar o plano conforme necessário quando seu filho mudar de classe a cada período. Lembre-se de que o mais importante é seguir seu plano e estudar em casa igual se estuda na escola.

Similar Posts