Pais e filhos: A importância da comunicação positiva

pais e filhos

Sem dúvida, uma boa comunicação entre pais e filhos é de extrema importância para que a criança cresça de forma saudável e feliz. Mas para além de uma boa comunicação, também cabe salientar a importância da comunicação positiva.

Quando as famílias conseguem estabelecer essa comunicação positiva nas suas relações entre si, os benefícios são muitos. O ambiente familiar fica melhor, a confiança aumenta e convívio familiar fica muito mais agradável.

Nesse post você vai aprender um pouco mais sobre a comunicação positiva e a importância dela para sua relação com seus filhos. Quer descobrir mais sobre esse tema? Então continue sua leitura!

O que é a comunicação positiva entre pais e filhos?

pais e filhos placa

Antes de mais nada, a comunicação positiva tem suas raízes em uma comunicação sem julgamentos. A base dela está em mensagens honestas e empáticas, sempre levando em consideração a pessoa com quem queremos falar. Em resumo, é o tipo de comunicação onde compreendemos bem o ponto de vista da pessoa que está conversando conosco e ao mesmo tempo sabemos adaptar nossa mensagem para o outro e o que ele ou ela estão sentindo.

Nós aqui já discutimos em outro post a importância da boa comunicação entre você e seus filhos e como é possível melhorar. Nesse sentido, vale a pena acrescentar que para essa relação ser ainda melhor, a comunicação positiva é de extrema importância.

A importância da comunicação positiva entre pais e filhos

Família, Pôr Do Sol, Mulher, Crianças, Pai, Mãe

Em primeiro lugar, você já parou para analisar como fala com seu filho ou sua filha? Pense não só nas palavras que você usa, mas também em todo o gestual, expressões faciais, tom de voz e tudo mais.

É importante refletir sobre isso, pois as crianças têm dificuldade em compreender as intenções das outras pessoas. Nesse sentido, se você faz um elogio ao seu filho, mas se ele não foi sincero e seu corpo demonstra isso através da sua postura, certamente a criança vai perceber e aquele elogio terá sido em vão.

Além disso, a partir do momento em que nos comunicamos positivamente com as crianças, você vai compreender não só o que ele quer, mas também o motivo para ele querer aquela coisa. A partir daí os benefícios são inúmeros, como por exemplo, você vai passar a compreender melhor seus filhos, demonstrar que os sentimentos deles são importantes e também dar a segurança que eles precisam para conseguir expor seus sentimentos para outros ao seu redor. Isso também traz reflexos nas suas habilidades sociais.

Outro aspecto relevante da comunicação positiva é que ela ensina a criança a como ser sensível e respeitosa com os demais, ao invés de simplesmente reagir a um determinado comportamento.

Ademais, essa comunicação positiva entre pais e filhos não terá apenas reflexo na relação de vocês hoje. Mais a frente, quando ele chegar na idade de ingressar no mercado de trabalho, certamente essa será uma característica valiosa dependendo do cargo em jogo. Sem dúvida a comunicação positiva é uma das habilidades do século XXI que fará toda a diferença na vida dos seus pequenos.

Importância de exercitar a comunicação entre pais e filhos

Tendo em vista que você agora sabe da importância da comunicação positiva, vejamos agora como é possível introduzir e exercitá-la diariamente na sua rotina com seus filhos.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente alguns pontos que o Dr. Daniel Seigel levanta em seu livro “O cérebro SIM:  Como estimular a coragem, curiosidade e resiliência no seu filho”. Ele resume esses pontos em um acrônimo que em inglês significa PART.

Esse acrônimo tem o seguinte significado: Participate (participar), Analyse (analisar), Respond (responder) e Trust (confiar). Aplicando esses quatro princípios você vai conseguir introduzir a comunicação positiva na rotina de vocês com sucesso. Vejamos então mais a fundo o que significa cada um desses elementos.

Participar

Participar significa estar presente na vida dos seus filhos em todos os momentos. A chave da comunicação positiva entre pais e filhos é que vocês estejam participando uns da vida dos outros. Conversem e tenham momentos de qualidade entre vocês para que sua relação melhore cada dia mais.

Outra dica legal é procurar coisas, como hobbies que vocês possam ter juntos. Dessa forma haverá mais coisas para compartilhar.

Analisar

Saber analisar é parte importante desse processo. Percebe quais os sentimentos estão por trás do que seu filho está pedindo. Quando você faz isso está exercitando a empatia e seu filho vai perceber isso e consequentemente irá reproduzir com outras pessoas.

Responder

Não basta somente saber analisar os sentimentos da outra pessoa para se ter uma comunicação positiva eficiente. Também é preciso que você saiba responder com sensibilidade. Esse processo também faz parte da empatia e de saber se colocar no lugar do outro.

O ideal é responder seu filho de maneira gentil, delicada e firme quando for necessário, mas procure não carregar suas respostas de palavras negativas. Você verá resultados ótimos em pouco tempo se adotar essa estratégia.

Confiar

Sem dúvida não há nada mais importante entre pais e filhos do que a confiança. Se seu filho não tiver plena confiança em você em quem mais ele poderá confiar? Você deve ser uma espécie de porto seguro para ele ou ela. Além disso, eles devem ter abertura para conversar sobre qualquer tipo de assunto sem terem medo de ser julgados.

Não estamos falando para você ser igual os amiguinhos da escola, até porque em certos momentos você vai precisar ser mais incisivo, mas seus filhos precisam te enxergar como uma referência e a melhor forma disso acontecer é através da confiança.

Conclusão

Esperamos que você tenha compreendido o quão importante a comunicação positiva é importante para pais e filhos. No final das contas ela é um instrumento que pode melhorar muito a relação de vocês.

Não deixe de acompanhar o blog para ler sobre muitos outros assuntos relevantes para a criação dos seus filhos. Aproveite e conheça nossos cursos online.

banner minicurso python: programação no pc

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: