Habilidades do século 21: conheça as mais exigidas

professor dando aula para estudantes

Habilidades do século 21: quais são as mais importantes? Como ajudar crianças e jovens a desenvolvê-las? Temos respostas e estão neste texto.

Para prosperar na economia atual voltada para a inovação, os trabalhadores precisam de uma combinação diferente de habilidades – mais do que no passado. 

É fato: no mundo todo, economias funcionam com criatividade, inovação e colaboração. 

Os trabalhos especializados estão cada vez mais focados na solução de problemas não estruturados e na análise eficaz das informações.

Além disso, a tecnologia está cada vez mais substituindo o trabalho manual e sendo infundida na maioria dos aspectos da vida e do trabalho, como podemos ver nessa reportagem sobre as profissões mais promissoras do Brasil

A mudança na demanda por habilidades expôs um problema no fornecimento de habilidades do século XXI: muitas empresas relatam dificuldades em recrutar pessoas com as competências essenciais.

Certamente você quer preparar seu filho(a) para estar entre os recrutados daqui alguns anos, não é?

Por isso, para você ir os preparando para o mercado profissional, vamos mostrar aqui as habilidades e competências mais exigidas no nosso século.

Habilidades do século 21 indispensáveis

Podemos sim, dividir em duas categorias, as habilidades consideradas essenciais neste momento. São elas:

  • Habilidades de aprendizado
  • Habilidades literárias

As habilidades de aprendizagem, em síntese, ensinam a estudantes (seus filhos) processos mentais.

Esses processos, são extremamente necessários para se adaptarem, por exemplo, a um ambiente de trabalho moderno.

Enquanto que habilidades literárias são mais centradas em como esses estudantes podem discernir fatos, publicações e a tecnologia por trás deles. 

Há, portanto, um forte foco na determinação de fontes confiáveis e informações factuais para separá-las da desinformação que inunda a Internet.

Ao todo, essas categorias cobrem as habilidades do século 21 que contribuem para a carreira futura destes estudantes, ou seja, do seu filho ou filha.

No entanto, o que de fato justificam essas demandas e o que significam no cotidiano de um pré-adolescente ou adolescente?

Pois veremos isso agora. Continue a ler!

Habilidades de aprendizado

Mais educadores – além de nós da I Do Code – conhecem essas habilidades porque são necessidades universais para qualquer carreira. 

Elas também variam em termos de importância, dependendo das aspirações de profissão de cada pessoa.

Portanto, podemos relacioná-las assim:

  • Pensamento crítico: Encontrando soluções para problemas
  • Criatividade: Pensando fora da caixa
  • Colaboração: trabalhar com outras pessoas
  • Comunicação: falar com os outros

Em ambientes de negócios, por exemplo, o pensamento crítico é essencial para alcançar melhorias.

Além disso, é o mecanismo que elimina problemas e, em contrapartida, os substitui por empreendimentos frutíferos.

A criatividade é igualmente importante como meio de adaptação. Essa habilidade capacita estudantes a enxergar conceitos sob uma luz diferente, o que leva à inovação.

Em qualquer campo, a inovação é a chave para a adaptabilidade e sucesso geral de uma empresa, além de fazer parte das habilidades do século 21.

Aprender a criatividade como uma habilidade requer que alguém entenda que “a maneira como as coisas sempre foram feitas” pode ter sido a melhor há 10 anos – mas, algum dia, isso terá que mudar.

Colaboração significa fazer com que pessoas trabalhem juntas, alcancem compromissos e obtenham os melhores resultados possíveis resolvendo problemas.

Em síntese, todos os participantes devem estar dispostos a sacrificar partes de suas próprias ideias e adotar outras para obter resultados.

Veja então, que entra aqui a capacidade de se comunicar, afinal, a comunicação é a cola que reúne todas essas qualidades e habilidades.

Lembre-se ainda, que a comunicação é um requisito para qualquer empresa manter a lucratividade. 

Portanto, é crucial que estudantes (seu filho e sua filha) aprendam como transmitir ideias de forma eficaz e em diferentes situações.

Temos que pontuar também, que outras habilidades do século 21, como as literárias são exigidas para absorver as demandas profissionais e sociais.

Habilidades literárias

Habilidades literárias são essencialmente:

  1. Conhecimento da informação: compreender fatos, números, estatísticas e dados
  2. Literacia mediática: compreender os métodos e meios pelos quais as informações são publicadas
  3. Conhecimento em tecnologia: compreender as máquinas que tornam a era da informação possível

Para compreender como essas habilidades precisam ser trabalhadas em seus filhos, devemos entender cada uma em particular:

Conhecimento da Informação

Esta é, certamente, a habilidade fundamental. É ela que ajuda pessoas a encontrar e compreender fatos, especialmente aqueles que são encontrados online.

Mais importante, ensina como separar o fato da ficção.

Isso é relevante no século 21, afinal, em uma era de desinformação crônica, encontrar a verdade online se tornou uma tarefa por si só. 

É, portanto, crucial que nós adultos, igualmente crianças e adolescentes, possamos identificar a honestidade por conta própria.

Caso contrário, podemos nos tornar vítimas de mitos, equívocos e mentiras descaradas.

Literacia Midiática

É a prática de identificar métodos, canais e fontes de publicação, ao mesmo tempo em que distingue entre aqueles que são confiáveis ​​e aqueles que não são.

Além disso, é útil para encontrar a verdade em um mundo saturado de informações.

É assim que jovens e mesmo crianças, encontram fontes fundamentadas ​​de informação em suas vidas. Sem essa habilidade, qualquer coisa que pareça crível torna-se confiável.

Sendo assim, podem aprender quais meios de comunicação ou formatos ignorar e quais abraçar – o que é igualmente importante.

Fica claro, portanto, porque essa aptidão é uma habilidade do século 21 importante de ser conquistada.

Conhecimento em tecnologia

Por último, o conhecimento em tecnologia dá mais um passo adiante para ensinar aos jovens sobre máquinas envolvidas na Era da Informação.

À medida que computadores, programação em nuvem e dispositivos móveis se tornam mais importantes, o mundo precisa de mais pessoas para entender esses conceitos – o que torna esta habilidade do século 21 muito importante.

Aprender novas tecnologia, fornece aos jovens informações – as quais necessita para entender mais sobre dispositivos – que tarefas executam e por quê.

Essa compreensão, certamente, remove a sensação intimidante que a tecnologia tende a ter. 

Resumidamente falando, o conhecimento em tecnologia desmistifica as ferramentas de alta potência que funcionam no mundo de hoje.

Como resultado, crianças e adolescentes podem se adaptar ao mundo de forma mais eficaz. Isto pode desempenhar um papel importante em sua evolução.

O que os pais podem fazer para auxiliar os filhos(as)?

Enfim, vimos aqui quais habilidades e competências são as mais exigidas no século XXI.

Para melhor entendimento, dividimos em dois grandes grupos: habilidades de aprendizado e habilidades literárias.

Destacamos que no primeiro caso, é essencial proporcionar a crianças e jovens uma aprendizagem que os possibilite desenvolver o pensamento crítico; a criatividade e a comunicação.

Além de tornarem-se mais colaborativos. No entanto, sem deixar de lado, o desenvolvimento de outros aspectos como, por exemplo, saber selecionar informações; compreender métodos e se familiarizar de forma saudável com todas as tecnologias do século 21.

Portanto, é fundamental que antes de tudo, você pai ou mãe que esteja lendo este artigo, entenda que são essas as habilidades do século 21 que poderão atender com êxito as demandas profissionais, interpessoais e sociais, as quais seus filhos terão contato.

Nós da I Do Code felizmente temos essa compreensão e portanto, convidamos você a conhecer nosso método de ensinar tecnologia para crianças e jovens.

Entre em contato, peça mais detalhes e garanta um crescimento continuado na formação do seu filho e filha.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: