Tecnologia na educação: como implementar na sala de aula

professor usando tecnologia na educação para dar aula

Entenda o potencial da tecnologia na educação e como ela pode ser benéfica para melhorar a dinâmica dentro das salas de aula.

Para início de conversa é importante salientar que muitas salas de aula já foram totalmente tomadas pela tecnologia. Escolas utilizam lousas digitais ao invés de giz, trabalham com vídeos e mecanismos interativos para atraírem a atenção dos alunos.  Outras, utilizam a robótica ou recursos do mundo da informática para inovarem sua abordagem.

Adiciona-se a isso o fato de que as tecnologias móveis estão super dentro do cotidiano das crianças. A despeito dos prós e contras dessa integração, pesquisas mostram que apenas 15% das crianças com menos de 6 anos não tiveram contato com nenhum dispositivo tecnológico. 

O engajamento das famílias com dispositivos como celulares, tablets, computadores e smart TVs ajuda a salientar a importância da tecnologia na educação. Uma metodologia educacional eficaz sempre trabalha os conteúdos das disciplinas em concordância com o contexto cotidiano das crianças. 

No entanto, implementar a tecnologia na educação significa criar estratégias e entender como a responsividade ocorre na sala de aula. Veja alguma das informações que a experiência da I Do Code ajuda a entender sobre a tecnologia em sala de aula. 

A tecnologia na educação ajuda a incorporar ritmos de aprendizado diferentes

O ensino tradicional, baseado em aulas expositivas, sempre enfrentou o problema de que as crianças aprendem de maneiras diferentes. Os(as) professores(as), confrontados com a tarefa de ensinar e ao mesmo tempo cuidar da disciplina em sala de aula, encontravam dificuldades para dar atenção específica às particularidades de cada um dos(as) alunos(as). 

Com o uso da tecnologia, o conteúdo pode ser apresentado de maneira interativa, com vídeos ou bases de dados digitais que podem ser acessados a qualquer momento pelos(as) alunos. Isso significa que os professores podem utilizar parte do tempo da exposição em sala de aula para concentrar-se em uma abordagem mais personalizada para cada aluno(a). 

A tecnologia na educação contribui para as crianças busquem o aprendizado por conta própria, tornando-se autônomas no aprendizado no compasso de um mundo em que as buscas na internet são a principal forma de adquirir conhecimento. 

Nesta mesma linha, a tecnologia permite que os(as) professores(as) atuem como instrutores(as), que facilitam, corrigem e criam uma relação mais pessoal com os(as) crianças. 

A tecnologia na educação ajuda a aprimorar a participação dos alunos

Com a ajuda da tecnologia na educação, é possível alimentar ainda mais essas qualidades positivas, com atividades que levam à situações em que os alunos precisam procurar ajuda dos professores ou de seus colegas. 

Com o uso de recursos onlines, com votações e espaços para feedback, até mesmo os(as) alunos(as) mais quietos e tímidos podem expor dúvidas e problemas específicos com o conteúdo. Esse tipo de movimento pode acontecer dentro da sala de aula, com o uso de plataformas online e de acordo com o planejamento dos professores.

Além disso, os dados retirados desse tipo de interação podem ser analisados e compilados em estatísticas para aprimoramento das abordagens educacionais. 

A tecnologia no processo de aprendizagem pode revolucionar os materiais didáticos

Um dos maiores problemas que as escolas enfrentam no séc. XXI é garantir a atenção dos alunos, já que os professores acabam competindo com celulares e outros gadgets por atenção. 

Com o uso de materiais digitais, com textos e exercícios interativos, materiais extras online poder sem inclusos, assim como vídeos e demonstrações específicas de projetos ou ferramentas. 

Essa é uma forma de  utilizar a tecnologia na educação para trazer inovação e conectar os conteúdos disciplinares ao contexto cotidiano dos(as) alunos(as). Além disso, os(as) alunos(as) podem conectar-se online e compartilhar informações importantes, aumentando a rede de interação e fundamentando um ensino mais colaborativo. 

A tecnologia na educação ajuda a dinamizar as aulas

Com a ajuda de apps e sites como o Google Earth e o Google Sky, professores de geografia e ciências podem demonstrar visualmente questões específicas a respeito de nosso planeta e universo.

Disciplinas exatas podem trabalhar com problemas gamificados, com pequenos jogos que pode substituir as tradicionais questões que muitas vezes isolam o conteúdo da vida do aluno. De fato, a experiência da I Do Code com atividades gamificadas demonstra  que as crianças aprendem mais e melhor quando estão se divertindo. 

A importância da educação digital

A tecnologia na educação pode gerar grandes frutos quando bem aplicada. Esses resultados podem ser ainda melhores se as crianças aprenderem a desenvolver e compreender os mecanismos por trás da tecnologia. 

Utilizar mecanismos como a robótica e o ensino de programação ajuda no desenvolvimento de habilidades matemáticas e no raciocínio lógico. Além disso, possibilita que as crianças criem um uso ativo da tecnologia, preparando-as para o futuro. 

Quer entender mais de educação tecnológica? Conheça os cursos da I Do Code!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: