Livros para aprendizado nas férias

livros para aprendizado: criança lendo

Além das brincadeiras, cinema, piscina, jogos e descanso, existem diversos livros para aprendizado que podem completar a diversão das crianças durante as férias escolares.

Como pais, é preciso entender a importância da leitura na vida dos pequenas, uma vez que ela pode ajudar de forma ampla na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento da criatividade. Mas, para isso é preciso colocar a leitura como algo gostoso e divertido de se fazer, não como algo maçante e obrigatório.

E sim, livros para aprendizado podem ser divertidos! É preciso apenas saber escolher o tipo de livro certo para a idade do seu filho. Confira abaixo algumas de nossas indicações de leitura infantil:

Sete livros para aprendizado

Por dentro da mala mágica da Filó

“Por dentro da mala mágica da Filó” é um livro escrito pela contadora de história e professora Débora Bianca Xavier Carreira, tratando-se de uma continuação de “A Mala mágica da Filó”. Mas, dessa vez, a história tem um novo personagem principal, Theobaldo, um menino curioso e muito esperto que vai ajudar a já conhecida Filó a desvendar os mistérios de sua mala mágica.

O livro foi publicado pela Editora Ler, e é indicado para a leitura de crianças na faixa etária dos 6 aos 10 anos, idade crucial para o desenvolvimento do hábito de leitura dos pequenos.

De acordo com especialista, este livro também é indicado para crianças menores, mas, neste caso, é recomendado a companhia de um adulto para intermediar e orientar a leitura. As lindas ilustrações do livro são de Juliana Dantas.

Árvore Genealógica  

A segunda dica de livros para aprendizado nas férias é a obra infanto-juvenil “Árvore Genealógica”, que traz, além de todo uma parte lúdica, também uma parte informativa e educativa, por meio da utilização de atividades, quadros e guias para a construção de uma árvore genealógica por parte da criança.

O livro é da autora Núria Roca, da Espanha e foi traduzido para o português por Iramir Silva, com ilustrações de Rosa Curto.

Este livro, de acordo com especialista, apesar de ser bem maior e com bastante conteúdo do que o esperado para uma literatura infanto-juvenil, as suas ilustrações auxiliam no entendimento a história e ainda incentivam na construção da própria árvore genealógica da família do leitor.

Isso, torna este livro uma excelente leitura e atividade para se fazer junto à criança e ainda conta um pouco da história da família.

O cachorro do coelho

De forma bastante lúdica e diversidade, o livro “O cachorro do coelho” conta a história de um coelho que tem um cachorro de estimação, um elefante que tem uma ratinha como amiga e um leão que não consegue viver sem sua joaninha. Tudo isso, contado com muita musicalidade e rima.

A história é divertida e cheia de mistérios que são ilustrados e escritos por Dorothée de Monfreid.

Em uma entrevista concedida à revista Crescer, Dorothéé afirmou que o livro foi inspirado no conto russo “A casa da Mosca”. Após a leitura do conto russo a autora decidiu reinventar a história e assim escreveu “O cachorro do coelho”, que foi publicado pela editora WMF Martins Fontes, em 2009.

Entre Laços e Sapatos

Entre Laços e Sapatos, escrito por Fania Benchimol é outro livros para aprendizado que conta a história de dois pares de sapatos que sempre andavam juntos e se divertiam. Mas novas situações e descobertas fizeram com que ambos seguissem caminhos diferentes na vida.

O livro trata de questões importantes para se ensinar aos pequenos, como amizade a distância e que existem classes sociais diferentes. Tudo isso, com ilustrações de Fernanda Massotti. A editora de publicação é a Galocha.

Com quantos pingos se faz uma chuva?

Outro livro para tirar as crianças da frente do computador e smartphone nas férias, “Com quantos pingos se faz uma chuva?” é escrito por Maria Amália Camargo, sendo uma ótima dica de leitura para crianças que estão naquela fase mais curiosa e de gostar de aprender sobre as coisas.

O livro é cheio de perguntas e respostas, por exemplo: “Por que algumas pessoas lambem o dedo antes de virar as folhas das revistas: para tirar o pó do rodapé das páginas?”’ A obra é ilustrada por Ionit Zilberman e publicada pela editora Ozé.

banner kit desenvolvimento cognitivo

O livro dos jogos, brincadeiras e bagunças do menino maluquinho

O livro dos jogos, brincadeiras e bagunças do menino maluquinho da Editora Melhoramentos é um clássico do Ziraldo. A obra reúne jogos, brincadeiras e bagunças de vários meninos e meninas de muitas épocas. Ideal para buscar ideias do que fazer nas férias com os pequenos.

7) O mirabolante doutor Rocambole

No livro O mirabolante doutor Rocambole – Editora Off Flip temos a historio de Téo, uma criança que sofre de imaginação aguda. Certo dia, ele encontra um embrulho escrito: “Se ser diferente faz você se sentir esquisito, sopre o apito. Se faz você se sentir importante, passe adiante e é a solução para o seu problema”. Será que ser igual a todo mundo é legal? A obra se trata de uma história cheia de fantasia que trata e ensina sobre diferenças e autoconhecimento na infância.

Assim, esses são alguns dos principais livros para aprendizado que você pode apresentar as crianças nas férias. Algo diferente de se fazer, que foge um pouco do uso do computador e smartphone, mas que não deixa de incentivar a criatividade dos pequenos. 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: