Benefícios do STEM para ensinar crianças

menino controlando um robô pelo tablet

Com crianças nascidas já na era digital, é preciso ir além da educação tradicional. Essa é a proposta da metodologia STEM, que trabalha quatro áreas de conhecimento muito aplicadas na atualidade: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Math (Matemática).

O objetivo desse método é oferecer conhecimento mais completo, tecnológico, que destaca a criatividade, a resolução de problemas e o raciocínio lógico. Com a integração das disciplinas é possível estabelecer uma nova relação das crianças com a tecnologia, com o conteúdo e com o aprendizado em si.

Conheça um pouco mais sobre o STEM, de que forma ele pode ser trabalhado nas instituições e também os benefícios que essa metodologia pode trazer para o aprendizado das crianças nos dias atuais.

O que é o STEM

Nessa abordagem de educação, conceitos de Ciências (Física, Química e Biologia), Tecnologia (básicos e avançados relacionados a programação, internet e inteligência artificial), Engenharia (civil, elétrica, mecânica e sua aplicação para criação de soluções práticas para a vida) e Matemática (cálculos com aplicações reais no dia a dia) são trabalhadas simultaneamente de maneira diferenciada, permitindo ao aluno ter contato com novos conceitos ao mesmo tempo.

Por meio da multidisciplinaridade, o STEM é capaz de estimular a autonomia nos estudantes que, por sua vez, estarão mais preparados para resolver problemas e entender o mundo ao seu redor. Existe uma integração das matérias com o mundo, o que torna os conteúdos mais próximo da realidade do menor e também mais interessante para ele.

O aluno educado com o auxílio dessa metodologia aprende aquilo que realmente será útil para sua vida e de maneira mais dinâmica e livre que modelos tradicionais de ensino.

Benefícios do STEM

O movimento STEM é um dos mais procurados atualmente nas escolas já que oferece e vários benefícios para o desenvolvimento das crianças, que trabalham em grupos pequenos e são estimuladas a participarem de forma ativa das aulas, expressarem suas ideias e debaterem o conteúdo de maneira livre.

Veja quais são as principais vantagens do STEM na educação infantil:

Alfabetização

Por meio do método STEM, a criança, que naturalmente quer questionar e entender tudo que acontece a sua volta, tem liberdade para elaborar suas próprias perguntas e encontrar caminhos diferentes para entender as letras, o alfabeto e o que mais for proposto, tornando esse processo mais interessante e permitindo que ela coloque em prática em sua vida o que aprende na escola.

Educação financeira

Cada vez mais comum nos currículos escolares, a Educação Financeira é essencial para a vida de qualquer pessoa. Para não passar apuros futuros na vida adulta, é importante entender a importância de poupar dinheiro e ter planos a curto, médio e longo prazo. Com o STEM, é desenvolvido o senso de responsabilidade. As crianças aprendem como é importante economizar recursos para aplicarem em seus projetos futuramente.

Pensamento crítico

O pensamento crítico se torna cada vez mais necessário, especialmente em tempos onde se recebe muitas informações e conceitos diariamente.Por meio da integração de disciplinas e a criação dos mais diversos problemas a serem resolvidos, as crianças que aprendem por meio do STEM, especialmente a matemática e a programação, criam um senso lógico e crítico. O aluno percebe a necessidade de organizar as ideias e cumprir os passos designados para chegar a um objetivo, fazendo com que o conceito de imediatismo vá perdendo força.

Criatividade

Uma das habilidade mais exploradas, a criatividade é a principal ferramenta incentivada para as crianças cheguem aos resultados dos exercícios propostos. A ideia é que os pequenos percebam que sempre existe uma saída para qualquer tipo de situação ou problema, é preciso apenas pensar em alternativas criativas.

Liderança

Importante especialmente na vida adulta, o senso de liderança precisa ser trabalhado desde a infância para que se torne algo natural. Com a metodologia STEM aplicada na educação infantil, um aluno do grupo será sempre escolhido como o responsável em cada projeto por organizar as ideias propostas e conduzir a equipe, mostrando na prática como exercer a liderança.

Consciência Social

A consciência social, em falta na sociedade atual, é outro ponto trabalhado por essa metodologia. Por meio de atividades, os alunos recebem noções de companheirismo, respeito ao próximo e cooperação. A criança passa a perceber a importância do amigo na execução das tarefas e do trabalho em equipe.  

Desenvolvimento de mão de obra diferenciada em áreas estratégicas

Os alunos que educados a partir da metodologia STEM alcançam melhores performances nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Com isso, o país consegue formar uma força de trabalho competente nesses eixos estratégicos.

Importância do STEM reconhecida

O incentivo a educação que priorize desenvolver habilidades como autonomia, criatividade, pensamento crítico e colaboração entre os alunos tem sido trabalhado não apenas em escolas particulares, mas também na rede pública de ensino.

O Governo do Estado de São Paulo, por exemplo, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Boeing e a Embraer, lançou no início do ano o prêmio Inspiração 2020. A parceria vai destacar professores que criem boas práticas para o desenvolvimento socioemocional de estudantes nas escolas da rede.

O prêmio será oferecido às cinco iniciativas mais inovadoras. A Boeing, que desde 2012 apoia projetos educacionais no Brasil com foco em educação integral e nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, participa do prêmio oferecendo expertise em iniciativas voltadas para o ensino de STEM.

A metologia STEM pode fazer toda a diferença na educação do seu filho e também na sua atuação como profissional na fase adulta. Valorize formações que trabalharão habilidades diferenciadas dos pequenos, como criatividade, pensamento crítico e autonomia! Sem dúvida esses ensinamentos farão toda a diferença em um mercado cada vez mais competitivo.

Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram! Visite o nosso site!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: