Quais os componentes cognitivos que envolvem a aprendizagem

menina sentada no colo da mãe mexendo no computador

Os estudos sobre aprendizagem foram evoluindo através do tempo e hoje se leva em consideração certos componentes cognitivos que ajudam no pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes. Sabendo o que é cognitivo temos a oportunidade de transformar as crianças em adultos mais independentes e capazes de resolver diferentes problemas que possam surgir.

No entanto, houve uma época em que se acreditava que a aprendizagem era uma prática engessada, resultante de um condicionamento imposto aos indivíduos e onde cada situação gerava uma resposta previamente treinada.

Esse post vai explicar o que é cognitivo e como esses aspectos estão relacionados com a aprendizagem do seu filho.

O que é cognitivo?

Cognição é o ato de processar informações e construir conhecimento se baseando em habilidades e estímulos que desenvolvam o pensamento crítico e nos ajudem a interpretar o mundo, como por exemplo o raciocínio lógico, a memória, as linguagens, a atenção, a abstração, entre outras.

Os principais autores da Teoria Cognitiva de aprendizagem são Piaget, Wallon e Vigotsky e todos eles defendem que esses componentes cognitivos ajudam na aprendizagem na medida que transformam o indivíduo em um agente da sua própria construção de conhecimento.

Na busca para entender o que é cognitivo, é importante saber que o desenvolvimento destes aspectos vão sendo construídos ao longo das fases de crescimento e que é preciso ir montando as bases das estruturas cognitivas em cada uma dessas fases, das mais simples até as mais complexas.

Sem dúvida a inteligência cognitiva é importante para ajudar o ser humano a ter controle sobre si próprio, aprendendo a lidar com as frustrações, melhorar sua autoestima e também sua autoconfiança.

Conhecendo mais o que é cognitivo:

Agora que você já conhece melhor o que é cognitivo, vamos falar um pouco mais profundamente sobre os componentes citados acima e como eles se envolvem com a aprendizagem do seu filho.

Componentes cognitivos: Raciocínio lógico

Cubo De Rubik, Cubo, Rubik, Dos Dados, Pc, Sorte, Mente

Engana-se quem pensa que o raciocínio lógico está apenas relacionado à área da matemática, ele também está relacionado a áreas como a linguagem, expressão musical entre outras.

Inegavelmente o raciocínio lógico é um componente cognitivo muito importante na aprendizagem das crianças e deve ser estimulado não só na escola, mas também dentro de casa.

Dessa forma, aqui na I do Code sempre procuramos estimular o raciocínio lógico através de desafios, jogos e da criação de projetos novos e inovadores, sempre respeitando a fase do desenvolvimento que seu filho se encontra.

E o melhor é que nossos professores deixam os alunos trabalharem com liberdade de criação, atuando como mediadores e guias quando o aluno precisa, é uma relação bem próxima e interessante entre professor e aluno.

Componentes cognitivos: Atenção

Em segundo lugar, entre os componentes do que é cognitivo destacamos a atenção, que nada mais é do que a capacidade de escolher e manter o foco em um certo estímulo relevante.

Sem dúvida a atenção é um componente cognitivo relacionado à aprendizagem muito importante e pode ser constantemente melhorada quando estimulada da maneira correta. E é ela que ajuda a controlar os demais componentes cognitivos.

Por isso é importante observar desde cedo se a criança possui algum déficit de atenção para podermos ajudá-la a ter uma boa aprendizagem.

Nós da I do Code sabemos da importância desse componente cognitivo para a vida do seu filho e ele é amplamente trabalhado em nosso curso, já que programação requer foco, concentração e atenção para encontrar as soluções corretas e ajudando-o a pensar de forma clara e objetiva.

Componentes cognitivos: Memória

Somado ao que foi citado anteriormente, para entender o que é cognitivo, não podemos deixar de falar da memória, componente esse que nos ajuda a armazenar e recuperar informações passadas e que também é importante para que a criança crie um sentimento de identidade.

A saber, existem diversos tipos de memória, como a de curto e longo prazo, a memória processual, a auditiva e a contextual. De fato, elas estão relacionadas com a aprendizagem não só por conta do armazenamento dos conhecimentos adquiridos na escola, por exemplo, mas também através da assimilação de rotinas.

Componentes cognitivos: A linguagem

Leitura, Para Leitura, Desenvolvimento Da Linguagem

Da mesma forma, outro componente importante que nos faz ver o que é cognitivo é a linguagem. E esse componente é essencial para que seu filho saiba organizar seus pensamentos, se comunicar e transmitir os pensamentos e as informações que ele traz consigo para o mundo.

Quando falamos em linguagem estamos nos referindo à palavra falada, mas é importante salientar que existem outras formas de comunicação não verbais que são igualmente importantes na vida do seu filho e que devem ser estimuladas para que ele desenvolva, entre outras coisas, a criatividade.

Enfim, esperamos que você tenha entendido melhor o que é cognitivo e o quão importante são esses componentes cognitivos na aprendizagem do seu filho. Sem dúvida eles são muito importantes e auxiliam no pleno desenvolvimento das crianças.

O mais importante é entender que, com base nesses componentes cognitivos, a aprendizagem se tornou algo muito mais ativo e dinâmico, com a criança como agente e foco principal, coisa que nós aqui da I do Code acreditamos seriamente. Então se você quiser, agende uma aula e conheça mais sobre a nossa proposta.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: