atividades para crianças

Atividades para crianças: 11 exemplos excelentes

Você sabia que várias brincadeiras e atividades para crianças são capazes de estimular o raciocínio lógico? O que muitas vezes pode parecer apenas momentos de lazer e divertimento são, na verdade, oportunidades para desenvolver a capacidade de resolver problemas, de encontrar soluções e de criar novas habilidades. Tudo isso de maneira lúdica e divertida.

Proporcionar essas atividades para os seus filhos que também podem ser encontradas na educação tecnológica é muito importante, uma vez que esta também desenvolve o raciocínio lógico por meio de robótica, programação, entre outros itens que despertam o interesse dos jovens.

Veja abaixo 11 atividades para crianças que incentivam a capacidade de exercitar o cérebro e que farão com que crianças e adolescentes não pensem de forma automática e sim de maneira reflexiva, criativa e interessante. 

Atividades para crianças que trabalham raciocínio lógico:

Jogos de sequência lógica

A proposta é que na brincadeira as crianças representem a ordem de uma cena, por exemplo, dentro de uma sequência que faça sentido. Dessa forma, o participante exercitará seu raciocínio e concentração. Um exemplo de site com vários jogos de raciocínio é o Racha Cuca.

Jogos de Tabuleiros

Os jogos de tabuleiro podem trabalhar a criatividade, quando propõem a criação de histórias, e também o raciocínio lógico, quando envolvem itens como números e operações matemáticas. Esse tipo de atividade para criança também trabalha bastante com estratégias, sendo outro diferencial importante.

Quebra-cabeças

Antigos no mercado, mas extremamente eficazes no desenvolvimento do raciocínio, os quebra-cabeças são indispensáveis e ricos para o cérebro. Conforme a criança se esforça para formar o desenho proposto, ela trabalha sua concentração e raciocínio. 

Vale destacar que, atualmente, é possível encontrar quebra-cabeças para todas as idades, com diferentes níveis de dificuldade e com diferenciais para atrair as crianças, com cores mais vivas e desenhos já conhecidos dos pequenos.

Jogos digitais

Jogos digitais, que podem ser baixados no computador, no tablet e no celular, quando bem escolhidos, também são uma ótima ferramenta para tirar as crianças do ócio ou de atividades que não exijam grande atividade cerebral.

O tempo que seu filho passa no computador pode ser bastante produtivo, basta saber como aproveitá-lo da melhor forma.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Lego

Os brinquedos ‘Lego’, compostos por peças que formam figuras, cenários, personagens, entre outros itens, também é uma ótima atividade para criança com o objetivo de estimular o raciocínio lógico infantil.

A marca, inclusive, possui o projeto Lego Education, onde oferece soluções lúdicas de aprendizagem que ajudam todo estudante a alcançar o sucesso. A marca “acredita ser possível desenvolver nos estudantes importantes habilidades que serão utilizadas durante a vida escolar e ao longo de toda a vida, bem como a ampliação dos conhecimentos e a motivação de crianças e jovens para criar eternos aprendizes”. 

Atividades para crianças que estimulam a criatividade:

Brincadeiras ao livre

Brincar ao ar livre também pode proporcionar atividades para crianças bastante motivadoras, além de trabalhar a criatividade, o raciocínio e até o condicionamento físico.

Ao pular “amarelinha”, por exemplo, uma criança exercita seu raciocínio para seguir os números demarcados no chão, além de ter que praticar movimentos não muito comuns em seu dia a dia, o que também exercita seu cérebro.

Mímica

A mímica é uma atividade para criança que deve ser estimulada para ajudar no desenvolvimento do seu filho. Isso porque ela exige criatividade, já que os jogadores devem passar uma mensagem sem usar palavras, apenas com a movimentação do corpo. A atividade também prevê interação com outras crianças e o trabalho em equipe.

Atividades para crianças que estimulam a concentração:

Aulas de programação

Fazer aulas de programação, como as oferecidas pela I Do Code, também são uma ótima opção, já que, de maneira divertida e dinâmica, permite que crianças e adolescentes possam trabalhar raciocínio lógico, criatividade, concentração e solução de problemas.

Leitura

Oferecer opções de leitura, seja livros, revistas ou mesmo notícia, estimula novas conexões cerebrais, além de garantir cultura aos pequenos. Ao ler, se conquista maior facilidade para entender e absorver novas informações, o que é muito útil nos dias atuais.

Atividades para crianças que estimulam o trabalho em equipe:

Prática de esportes

Praticar esporte é outra maneira interessante de garantir que seu filho se desenvolva com saúde e criando novas habilidades. Essas atividades exigem que novos movimentos sejam aprendidos, o que exercitará o cérebro mais uma vez, além de proporcionar momentos de lazer e novas conquistas e desafios. 

Teatro

Aulas de teatro podem trabalhar a criatividade, a responsabilidade, a autoestima, a interação e a cooperação entre os colegas e até o aumento do interesse pela leitura.  

Se você quer que se filho pratique atividades realmente capazes de desenvolvê-lo, de torná-lo mais completo para a rotina escolar e para a vida, assine nossa newsletter e fique sabendo sobre novidades relacionadas a educação tecnológica e a importância de trabalhar o raciocínio lógico ainda na infância.

Similar Posts