Desenvolvimento infantil: principais recomendações por faixa-etária

prof brincando de musica com duas alunas

Escolher cuidados de qualidade que estejam em um ambiente saudável e seguro deve ser sua prioridade número um no desenvolvimento infantil do seu filho. 

Procure assistência infantil que estimule e incentive o crescimento físico, intelectual e social dele. Mas, lembre-se da idade e da personalidade do seu filho ao procurar atividades que melhor atenda às necessidades dele. 

Compreender o que faz seu filho se sentir seguro e conhecer as atividades de que ele gosta fará diferença na sua escolha final e de como ele se sairá no futuro. Está em dúvida de quais atividades oferecer ao seu filho? Confira as principais recomendações por faixa-etária para o desenvolvimento infantil.

Quais são as etapas do desenvolvimento infantil

Antes que você possa ajudar a estimular o desenvolvimento infantil do seu filho, é útil saber em que estágio do pensamento ele está e como ele deve evoluir e avançar com o tempo.

As etapas do desenvolvimento infantil são os períodos sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Se seu filho é uma criança pequena ou pré-escolar, ele está no período pré-operacional.

Período sensório-motor (infância) até cerca de 2 anos de idade

Nesta fase seu filho:

  • Os bebês interagem com o ambiente principalmente através dos sentidos e do movimento.
  • Um bebê ainda não desenvolveu uma linguagem expressiva e receptiva, por isso não pensa nas palavras como vinculadas a imagens ou coisas.
  • Ele ainda não tem um conceito de tempo para poder se concentrar apenas no momento presente, sem entender o passado ou o futuro.
  • Ele ainda não é capaz de planejar.
  • Com o tempo, ele aprende que os objetos são permanentes, e então percebe que algo ainda pode estar lá, mesmo que não seja visível. Ele aprende isso através de jogos.
  • Ele aprende a começar a imitar e se envolver em peças dramáticas ou simbólicas.

Para incentivar o desenvolvimento infantil do seu filho nesta fase inclua atividades como:

  • Converse bastante com ele
  • Conte histórias de amor, jogos de fingir e de brinquedos de montar.
  • Incentive ele a andar, subir escadas e correr.
  • Incentive ele a rabiscar e ler livros
  • Incentive o uso de colher e um garfo
  • Demonstre orgulho quando ele resolver problemas simples.

O período pré-operacional do desenvolvimento infantil: de 2 a 7 anos

Esse estágio do desenvolvimento infantil ocorre entre 2 a 7 anos, denominado pré-operacional, porque é o estágio em que as crianças começam a usar o pensamento operacional.

É dividido em duas fases principais:

  • pensamento pré-conceitual
  • pensamento intuitivo

Pensamento pré-conceitual (2-4 anos)

Nesta fase seus filhos:

  • Entendem o mundo como o vêem, a partir de seu próprio quadro de referência.
  • Eles chegam a conclusões que podem não ser lógicas, como acreditar que o sol está vivo porque está vivo.
  • Eles usam a linguagem de seu próprio quadro de referência.
  • Eles conhecem o mundo como o vêem e o experimentam.
  • Eles vêem os eventos acontecendo de forma independente, pois não conseguem realmente ver uma relação entre causa e efeito.
  • As crianças se identificam com seus modelos e elas os imitam e sentem um sentimento de reverência por eles.

Para incentivar o desenvolvimento infantil do seu filho nesta fase inclua atividades como:

  • Tente ir aumentando o vocabulário do seu filho, incentivando repetição de palavras que você diz ou que escuta na TV.
  • Incentive ele a se movimentar
  • Incentive ele a escovar os dentes (com ajuda) e lavar as mãos e o rosto.
  • Incentive ele a agir de forma mais independente, mas ainda dependendo de você.
  • Incentive ele a desenhar e a exercitar a criatividade.

Pensamento intuitivo (4-7 anos)

Pré-escolares se enquadram nessa categoria:

  • Comparado à fase anterior, onde as crianças eram muito egocêntricas, agora são menos. Elas não acreditam mais que o mundo gira completamente ao seu redor;
  • As crianças se tornam mais sociais;
  • As palavras se tornam parte de seu processo de pensamento;
  • Eles começam a coordenar suas visões egocêntricas com a realidade real;
  • Eles só podem perceber uma ideia de cada vez, mas ainda não são capazes de ver a imagem completa, ou seja, eles podem conceituar as partes separadas, mas não a relação entre as coisas e a imagem maior;
  • Eles podem contar, mas ainda não têm um conceito de números ou o que eles significam;
  • Eles usam a linguagem da maneira correta, mas, ainda assim, atribuem seu próprio significado;

Para incentivar o desenvolvimento infantil do seu filho nesta fase inclua as mesmas atividades da fase pré-conceitual, só que de forma mais incisiva e frequente.

O período operacional concreto (idade escolar) dos 7 aos 11 anos

Dos 7 aos 11 anos, as crianças entram no período operacional concreto, o que significa que elas têm um sistema cognitivo coerente.

  • As crianças são capazes de processos de pensamento reversíveis, mas ainda estão limitados a coisas reais (concretas);
  • Eles podem categorizar, classificar e colocar itens em hierarquias;
  • As crianças agora são capazes de pensar de uma maneira abstrata e lógica e não confiam mais no pensamento concreto;
  • Eles são capazes de fazer deduções e pensar em possibilidades e hipóteses;

Para incentivar o desenvolvimento infantil do seu filho nesta fase inclua atividades como:

  • Mostre ao seu filho como o mundo funciona, reunindo conhecimentos e explique conceitos;
  • Este é um ótimo momento para incentivar a criança a ler sozinha, dê a elas livros sobre números, letras, leitura e escrita;
  • Incentive elas a ter mais confiança em suas habilidades físicas e intelectuais;
  • Incentive seu filho a conhecer e a brincar com mais crianças de forma mais cooperativa.

Seguindo essas principais recomendações por faixa-etária para o desenvolvimento infantil do seu filho, você conseguirá oferecer atividades de acordo com a capacidade do seu filho e conseguir colher melhores resultados no futuro. 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: