duas crianças com um brinquedo feito por elas

Como a metodologia de projetos influencia na aprendizagem

A metodologia de projetos certamente auxiliará você para melhor programar o ensino do seu filho. Veja como neste post!

Metodologia de Projetos

Conheça essa proposta de aprendizagem multidisciplinar e interativa

Toda mãe sabe a cruzada que é escolher uma instituição de ensino para o filho, e como é complicado se decidir entre tantas opções.

Confiar apenas no que dizem, de fato, também não ajuda. Afinal, todas, de certo modo, se comprometem com “o melhor ensino”, “os laboratórios mais modernos” os “melhores professores” e por aí vai…

No entanto, mais importante do que isso é saber qual a metodologia utilizada pela escola, afinal, isso faz diferença no dia a dia de uma criança ou adolescente no espaço escolar e para a aprendizagem.

Neste contexto, a metodologia de projetos é uma opção e solução, inclusive, pois oferece mais recursos para que a jovem enfrente os desafios de um mundo em constante mudança.

Assim sendo, a I Do Code traz este artigo explicativo sobre a metodologia em questão, principalmente como pode ser usada para enriquecer o processo de aprendizagem.

banner kit metodologias educacionais

O que é Metodologia de Projetos?

Sumariamente, a metodologia por projeto, trata-se de  uma prática que adota uma abordagem de aprender fazendo, em que os alunos são participantes ativos em seu próprio desenvolvimento educacional.

Portanto, em uma sala de aula ou qualquer espaço educacional, onde é aplicado esse método de aprendizagem, você geralmente encontra alunos:

  • Resolvendo problemas;
  • Participando de simulações;
  • Conduzindo estudos de caso;
  • Desenvolvendo projetos de pesquisa com base em diferentes áreas de investigação.

Veja então que temos aqui uma metodologia que incentiva alunos a investigar questões do mundo real, portanto, para desenvolver soluções práticas que inspiram mudanças nos níveis local e global.

Enfatizar a metodologia de projetos na prática, exige também uma abordagem multidisciplinar, basicamente onde educadores colaboram para apoiar a capacitação diferenciada e a investigação sustentada, desenvolvendo ainda mais a voz e a escolha individual dos alunos.

Ou seja, se o ensino tradicional é música clássica, a metodologia orientada a projetos  será o jazz.

A importância da metodologia por projetos

Saiba que, educadores do século XXI defendem esse método principalmente porque cultiva a curiosidade dos alunos.

E porquê que isso é importante?

Primeiramente, psicólogos descobriram que “pessoas curiosas relatam ter encontrado um maior sentido de significado na vida”.

Em segundo lugar, a pesquisa mostra que estudantes curiosos e motivados intrinsecamente se tornam aprendizes profundos que dominam assuntos complexos e que desenvolvem um sentimento de fascínio pelo tema.

Embora a aprendizagem centrada na criança tenha sido apoiada nos anos 70 por Jean Piaget e reforçada por outros educadores renomados como Howard Gardner, as escolas demoraram a aplicar esse método em larga escala.

O motivo? Em miúdos, podemos dizer que a metodologia de projetos é difícil de implementar.

Afinal, ela exige uma transformação total da sala de aula tradicional, além de repensar os modelos de aprendizagem arcaicos do passado.

Mas sua influência é inegável, como comprova, por exemplo, este estudo da metodologia no gerenciamento do conhecimento em estudantes de psicologia educacional.

Além disso, de um modo simplista, podemos dizer que a aprendizagem tradicional também está sendo desafiada pela crescente complexidade de nossas vidas e sociedades.

Assim sendo, é certo que se faz necessário uma avaliação dos métodos de ensino atuais com vistas a incorporar novos, como, por exemplo este de projetos em aula.

Portanto, continuemos a ver quais os benefícios dessa proposta inovadora para aprendizagem.

Metodologia de projetos e sua influência na aprendizagem  

Quando se trata de preparar nossos filhos para o futuro, a educação se torna a principal preocupação, certo?

Pois saiba que a metodologia de ensino aqui pontuada, vem chamando a atenção de educadores interessados em proporcionar um jeito de ensinar eficiente, porém, prazeroso.

Sendo, portanto, crianças, adolescentes, pais e sociedade os maiores beneficiados.

Afinal, este método de ensino tem poder para desenvolver habilidade intrínsecas de cada estudante, tornando-o autônomo, mais confiante, além de ampliar também a convivência e resolução de problemas em grupo.

Imediatamente a isso, destacamos que a metodologia de projetos, portanto, também está ligada a melhorias significativas nas notas dos alunos, frequência e envolvimento na sala de aula.

Benefícios da metodologia de projetos

São nítidos os benefícios dessa proposta pontual de aprendizagem, inclusive, são estendidos também aos professores.

Portanto, seu filho, tendo a oportunidade de vivenciar durante seu tempo de escola a interação com o método de aprendizagem através de projetos, certamente estará sujeito a desenvolver:

Colaboração:

O estudante não apenas aprende a trabalhar melhor em grupos – fornecendo suas próprias opiniões, ouvindo os outros e resolvendo conflitos quando surgem – como também constroem relacionamentos positivos com professores, o que reforça o quão bom é o aprendizado.

Solução de problemas:

Em suma, alunos aprendem a resolver problemas que são 

importantes para eles, incluindo os reais da sua comunidade, de forma mais eficaz – até aprendendo com o fracasso e possivelmente começando de novo.

Criatividade:

Seu filho irá aprender a aplicar o pensamento criativo para inovar ou mesmo fazer releituras.

Compreensão detalhada:

A metodologia de projetos leva a vontade de pesquisar e de aprofundar conteúdos vistos em aula.

Autoconfiança:

Os alunos encontram sua voz e aprendem a se orgulhar de seus trabalhos, seu filho, portanto, terá mais firmeza para tomar decisões quando isso exigir.

Pensamento crítico:

Na metodologia de projetos, o estudante aprende a analisar problemas com uma lente de pensamento crítico, fazendo perguntas e apresentando possíveis soluções, inclusive.

Perseverança:

Ao trabalhar em um projeto, os alunos aprendem a gerenciar obstáculos de maneira mais eficaz, geralmente aprendendo com o fracasso e sem reservas se precisarem começar do zero novamente.

Curiosidade:

O jovem curioso faz mais perguntas, portanto cria mais, além de construir amor pelo aprendizado.

Empoderamento:

Alunos, na metodologia de projetos, se apropriam de suas criações, refletindo suas conquistas e consequentemente comemorando cada progresso e realização..

Para concluir, lembramos que a aprendizagem baseada em projetos permite que educadores, professores e estudantes aprendam e adotem estruturas sustentáveis de aprendizagem.

Enfim, alunos aprendem a compreender todo o escopo do projeto e colocam a execução em uma estrutura sob a orientação de seus professores ou supervisores.

Além disso, situações do mundo real serão enfrentadas nos projetos. Permite o jovem  desenvolver novos hobbies, paixões e gostar de novas carreiras, por exemplo.

Portanto, quando você se perguntar: “Qual a melhor forma de contribuir para a aprendizagem do meu filho?” esteja ciente o que metodologia de projetos é uma solução! 

Aliás, um método de aprendizagem que usamos aqui na I Do Code.

Similar Posts