Dificuldade de Aprendizagem: O que os pais precisam saber?

Dificuldade de aprendizagem

O seu filho terá muitas aprendizagem ao longo da vida e irá adquirir diversas habilidades, algumas mais difíceis de adquirir do que outras. Se o seu filho faz todo o possível para aprender determinadas habilidades, mas não consegue isso no mesmo ritmo de seus colegas de sala de aula, é importante verificar o que pode estar causando essa dificuldade. É importante fazer essa verificação, pois filho pode estar com uma Dificuldade de Aprendizagem.

O quanto antes foi realizada a avaliação com um profissional e constatado que ela possui alguma dificuldade em aprender, mais rápido a criança poderá obter ajuda. Isso evitará possíveis sentimentos de angústia, fracasso e frustrações na criança, prejudicando seu futuro, seu trabalho e relações com as outras pessoas. Leia mais sobre esse assunto em: Como detectar dificuldade de aprendizagem em seu filho.

O que é a Dificuldade de Aprendizagem?

A Dificuldade de Aprendizagem é um termo utilizado para descrever diversos problemas de aprendizagem. Esses problemas têm a ver com a maneira como o cérebro obtém, usa, armazena e transmite informações.

Até 15% das crianças têm dificuldade de aprendizagem. As crianças com dificuldade de aprendizagem podem ter dificuldade com uma ou mais das seguintes habilidades: ler, escrever, ouvir, falar, raciocinar e resolver matemática. Mas, o tipo mais comum é o distúrbio da leitura.

Uma criança não é considerada portadora de dificuldade de aprendizagem se os problemas de aprendizagem forem devidos à outra causa, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, falta de instrução, problema auditivo, visual ou motor.

No entanto, é importante saber que algumas crianças podem ter dificuldade de aprendizagem e uma ou mais condições que podem afetar seu aprendizado.

O que causa a Dificuldade de Aprendizagem?

Pode haver muitas causas possíveis. As causas nem sempre são conhecidas, mas, em muitos casos, as crianças com dificuldade de aprendizagem têm um dos pais ou parente com as mesmas ou semelhantes dificuldades de aprendizado.

Outros fatores de risco incluem nascimento da criança com pouco peso, parto prematuro ou lesão ou doença durante a infância (por exemplo, ferimento na cabeça, envenenamento por chumbo, ou doença na infância como a meningite).

Como eu sei que meu filho possui Dificuldade de Aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem nem sempre são algo evidente. No entanto, existem alguns sinais que indicam que o seu filho(a) precisa de ajuda.

Lembre-se de que as crianças desenvolvem e aprendem em ritmos diferentes. Mas, informe seu médico se o seu filho apresentar algum dos fatores que iremos apresentar a seguir.

As crianças em idade pré-escolar (que possivelmente desenvolvem uma dificuldade de aprendizagem mais adiante) podem ter:

  • Atraso no desenvolvimento da linguagem. Aos dois anos e meio, seu filho deve poder falar a partir de frases e orações curtas.
  • Dificuldade com a fala. Aos três anos de idade, seu filho deve falar bem o suficiente para que os adultos possam entender a maior parte do que ele diz.
  • Dificuldade em aprender cores, formas, letras e números.
  • Dificuldade em rimar palavras;
  • Dificuldade de coordenação. Aos 5 anos de idade, seu filho deve poder abotoar as roupas, usar uma tesoura para cortar formas de papel e pular com um pé. Deve ser capaz de copiar um círculo, um quadrado ou um triângulo.
  • Breves períodos de atenção. Entre 3 e 5 anos de idade, seu filho deve poder sentar e ficar quieto para ouvir uma breve história. À medida que seu filho cresce, deve poder prestar atenção por mais tempo.

As crianças em idade escolar e os adolescentes com dificuldade de aprendizagem pode lhes parecer difícil:

  • Seguir instruções;
  • Organizar-se e manter a organização do lar ou em sala de aula;
  • Compreender instruções verbais;
  • Aprender dados e recordar informações;
  •  Ler, soletrar ou pronunciar palavras;
  • Escrever com clareza (é possível que tenham uma caligrafia ruim);
  • Realizar cálculos matemáticos ou solucionar problemas com enunciados;
  • Concentrar-se e terminar o trabalho escolar (é possível que sonhe acordado grande parte do tempo);
  • Explicar informações com clareza em forma oral ou escrita.

Medidas que você pode tomar para ajudar o seu filho(a)

  • Concentre-se em seus pontos fortes: todas as crianças possuem talentos especiais, assim como habilidades. Descubra os pontos fortes do seu filho(a) e lhe ajude a aprender a utilizá-los.
  • Desenvolva as habilidades sociais e emocionais: as dificuldades de aprendizagem combinadas com o desafio de crescer podem fazer com que seu filho(a) se sinta triste e retraído. Ajude-o(a) dando-lhe amor e apoio, e reconhecendo que a aprendizagem é difícil porque seu cérebro aprende de forma diferente. Busque escolas mais tecnológicas e atrativas que estimulem seu filho. Vá à clubes com ele(a), incentive-o(a) a participar de equipes esportivas e outras atividades, em que poderá fazer novas amizades e se divertir. Leia mais sobre esse tema em: O que são habilidades sociais e como desenvolvê-la.
  • Planeje o seu futuro: muitos pais de crianças com dificuldade de aprendizagem se preocupam com o futuro de seus filhos. Lembre-se que uma dificuldade de aprendizagem não define o quão inteligente o seu filho(a) é. Existem mais pessoas do que você possa imaginar que possuem uma mentalidade brilhante e conseguem ter uma vida de sucesso quando crescem. Sendo assim, você pode ajudar seu filho(a) a planejar a vida adulta, sempre motivando-(a) a explorar seus pontos fortes e interesses pessoais.

Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram! Visite o nosso site!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta