educação infantil

10 exemplos de atividades para educação infantil

A escola não é o único local para atividades de aprendizado e pensar na educação infantil do seu filho. Quando seu filho está em casa, você é o professor dele, mas não precisa parecer uma lição de sala de aula. 

Deixe seus filhos animados com a descoberta de algo novo, disfarçando as atividades de educação infantil como diversão. Experimente essas atividades envolventes e eficazes que você pode fazer em casa.

1.Jogo da memória também pode ser classificado como educação infantil

Jogos de memória ou jogos de cartas simples permitem que crianças em idade pré-escolar trabalhem intelectualmente em um problema para encontrar a resposta ou uma solução.

Existem centenas de atividades de memória para escolher, mas não importa qual você escolher, todas elas envolvem o desenvolvimento das mesmas habilidades:

  • Identifique um item ou vários itens
  • Lembre-se dos itens
  • Procure uma carta com o item
  • Identifique quando outra carta correspondente ao mesmo item for encontrada

Ganhar uma partida pode ser incrivelmente gratificante e deixar uma criança muito orgulhosa de sua descoberta, e é por isso que muitos pré-escolares adoram atividades relacionadas à memória.

2.Crie atividades de educação infantil usando experiências da vida real

Oriente as crianças em idade pré-escolar a fazer um gráfico dos “lanches favoritos”. Em seguida, convide as crianças a discutir os resultados. Quantas crianças listaram o mesmo lanche como favorito? A que grupos de alimentos os lanches pertencem? Quais são os lanches menos favoritos das crianças?

Essa também pode ser uma ótima maneira de ensinar matemática de forma divertida para as crianças.

3.Ensine seu filho a ler de forma divertida e faça disso educação infantil

Ensinar seu filho a ler é um dos presentes mais maravilhosos que você jamais dará a eles. Aprender o básico da fonética (ou seja, a ideia de que as letras produzem certos sons) prepara as crianças para a ortografia e a leitura

Você não precisa se sentar quieto em uma cadeira repetindo infinitamente os sons das letras. Experimente atividades que tornam o aprendizado de fonética uma aventura, em vez de uma lição tediosa. 

As crianças podem brincar, procurar coisas que começam com certos sons, caçar letras, criar livros de alfabeto e até usar uma câmera digital para dar vida às suas aulas de fonética.

4.Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças oferecem às crianças oportunidades de aprimorar suas habilidades de resolução de problemas, à medida que descobrem onde as peças se encaixam ou não. Eles ensinam crianças em idade pré-escolar a resolver problemas e pensar de uma maneira mais lógica.

Como existe apenas uma maneira de resolver um quebra-cabeça, uma peça se encaixa ou não, eles também ensinam as crianças a serem mais pacientes. Como pai, preste atenção extra e incentive as crianças a continuar procurando a peça certa, se começarem a ficar impacientes.

5.Faça experimentos científicos em casa

Pense em “experimento científico” e você poderá ter visões de uma explosão no laboratório de química. Não tenha medo: você não precisa transformar sua cozinha em uma zona explosiva para ensinar seus filhos sobre ciência em casa.

As crianças em idade pré-escolar gostam de experiências científicas simples que não exigem muito esforço de sua parte, mas que ainda estão repletas de oportunidades divertidas de aprendizado. 

Seus filhos em idade escolar podem experimentar experimentos científicos um pouco mais envolvidos, mas que não deixarão sua casa em uma área de desastre quando terminar.

6.Ensine a escrever de forma divertida

Escrever é uma habilidade que seus filhos usarão ao longo da vida, mas ensine-os a escrever com métodos que vão além do lápis para o papel. Faça de forma divertida, deixe-os livres, ligue os pontos. 

Se seu filho está em idade pré-escolar, ajude-os a aprender o alfabeto e os movimentos de cada letra. Para crianças em idade escolar, incentive-as a melhorar sua caligrafia, ajudando-o em suas tarefas diárias de escrita.

banner minicurso digitacao

7.Classificação

A categorização desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo de uma criança em idade pré-escolar. Através da classificação, as crianças começam a entender que certas coisas têm semelhanças e diferenças. Esse tipo de pensamento lógico forma a base para futuros conceitos matemáticos e até para as tarefas cotidianas.

Escolha atividades que incentivem a classificação e a classificação de itens, como a separação de brinquedos por cor, tipo ou tamanho.

8.Identificar cores

As crianças estão interessadas em aprender suas cores desde cedo. Com um pacote de pompons coloridos, você os coloca em um caminho para identificar cores, aprender a contar e começar a classificar, o que também incentiva habilidades motoras grosseiras. Ao mesmo tempo, você os ajuda a desenvolver suas habilidades motoras finas, permitindo que eles apanham os pequenos objetos.

9.Sequenciamento

Crianças em idade pré-escolar geralmente usam suas próprias rotinas para entender os eventos e recuperar a sequência. Eles entendem o tempo de uma maneira geral, por exemplo, “ontem” pode significar algo que aconteceu a qualquer momento no passado, mas podem trabalhar em suas habilidades de sequenciamento para desenvolver uma melhor noção do tempo.

Por exemplo, você pode pedir ao seu filho que ele desenhe uma sequência da rotina matinal na ordem correta. Como pai, lembre-se de enfatizar as palavras de sequência como, primeiro, iniciar, terminar, próximo, último, depois, antes, depois etc., para que elas se tornem parte do vocabulário de uma criança em idade pré-escolar.

10.Enriquecer suas mentes com a música

Músicas da galinha pintadinha podem estar presentes nas listas de reprodução de seus filhos. Mas há tantas outras atividades musicais que você pode tocar juntos para instilar um amor pela música que eles carregam consigo durante toda a vida.

Toque a nota certa com aulas de música divertidas, criando seus próprios instrumentos, adicione sinos a um prato de papel para criar um pandeiro, por exemplo, e tocando jogos musicais. 

Grave sons de instrumentos e reproduza-os para ver se seu filho pode obter a resposta certa, ou crie um jogo de trívia musical e defina as respostas. 

Crianças em idade pré-escolar amam o momento individual com a mãe e o pai e as crianças em idade escolar podem começar o treinamento formal para aprimorar suas habilidades musicais.

Gostou desses 10 exemplos de atividades para as crianças? Que tal pegar essas dicas e aplicá-las em casa para tornar os momentos de aprendizagem ainda mais divertidos?!

Similar Posts