10 atividades para crianças que ativam os dois lados do cérebro

conheca-10-atividades-para-criancas-que-ativam-os-dois-lados-do-cerebro

Conheça as 10 atividades para crianças que estimulam os dois lados do cérebro e que são importantes, pois preparam o corpo e a mente para a aprendizagem.

As crianças aprendem mais e melhor, quando seus professores fazem uso de estratégias que estimulam os dois lados do cérebro.

Inclusive, a realização das atividades para crianças ajudam a liberar o estresse, concentrar a energia acumulada, além de despertar o cérebro.

Vale lembrar que não podemos desenvolver atividades para crianças que estimulem apenas um hemisfério do cérebro. Sendo assim, é importante conhecer quais são as formas de estimulo para a totalidade do mesmo, garantindo a plena formação da criança.

Dicas de atividades para crianças que ativam os dois lados do cérebro

  1. Desenhar o número 8

Uma das atividades para crianças que são eficientes para desenvolvimento do cérebro infantil é pedir para que a criança desenhe o número 8 muitas vezes, usando seus próprios dedos, ou seja, fazendo a representação do número no ar.

Também é possível fazer a mesma atividade com o auxílio de uma folha de papel e colocar traços para a criança sublinhar. Isso dependerá, obviamente, da idade da criança.

O importante da realização de uma atividade como essa é que seja utilizada a mão dominante. Desta forma, é possível estimular o hemisfério criativo e lógico do cérebro.

2. Enfoque multisensorial

As atividades para crianças com enfoque multisensorial são simples de serem aplicadas na educação dos pequenos, pois envolvem a inserção de práticas educativas que contemplem leitura, desenho e o computador em diferentes temas de estudo.

É possível solicitar para que as crianças façam leituras compartilhadas, elaboração de mosaicos com palavras, escrita na areia, leitura a partir de letras em relevo, jogos digitais e muito mais

3. Atividades com quebra-cabeças

Para melhorar a capacidade dedutiva, você pode inserir nas atividades para crianças jogos de quebra-cabeça, pois eles permitem a conexão entre os neurônios ativando os dois lados do cérebro infantil.

Isso, porque ao realizarmos esse tipo de atividade, as crianças acabam forçando-se a pensa e procurar uma solução.

Elas também aprimoram a percepção visual e espacial. Sendo assim, aposte em quebra-cabeças e peças de blocos de construção

4. Atividade de leitura e escuta de histórias

A criança pode ainda não estar alfabetizada, mas ela ouvirá atentamente as histórias que você ler para ela e isso estimulará a imaginação, o que se converte em um excelente atividade para crianças.

Leia também: O cérebro da criança nos primeiros anos.

Além de ser uma atividade benéfica para o estimulo dos hemisférios cerebrais dos pequenos, também oferece um enriquecimento do vocabulário e incentiva o desenvolvimento da fala, para uma melhor dicção.

5. Brincadeiras na natureza

A natureza é uma ótima professora. Permite que a criança possa observar e tirar suas próprias conclusões.

Realizar atividades para crianças em espaços abertos é muito enriquecedor para elas, entre muitas outras coisas, há o estímulo dos sentidos.

Além disso, esses tipos de atividades ao ar livre podem envolver corridas, pular corda, caminhar livremente, explorar, entre outros, desde que estejam voltadas para o estímulo do pensamento positivo.

6. Leitura ao contrário

Essa é uma atividade muito boa para estimular a flexibilidade do cérebro infantil, a capacidade de leitura e também a criatividade.

Basta escrever algumas palavras ou frases invertidas e entregá-las para a criança ler.

Por exemplo, você pode usar: “SA SAÇNAIRC OÃS SEZILEF”.

Leia também: 5 formas de estimular o raciocínio lógico infantil.

7. Minecraft

Esse game pode muito bem ser explorado para práticas de estímulo do cérebro infantil, e inclusive é reconhecido por especialistas como uma poderosa ferramenta educativa.

Com esse game de montagem de blocos, estaremos estimulando o raciocínio lógico e rápido, além da criatividade das crianças.

Se você quiser saber mais sobre essa possibilidade, leia o nosso artigo: Minecraft educacional: jogos como ferramenta de aprendizagem

8. Jogos de xadrez

Ensinar os pequenos a jogar xadrez é outra excelente atividade para crianças que estimula o desenvolvimento dos dois lados do cérebro.

Em uma partida de xadrez se evidenciam as habilidades como a atenção, o controle dos impulsos, a memória e o planejamento de ações futuras.

Além disso, o fato das crianças terem que elaborar uma estratégia de jogo potencializa a capacidade mental dos pequenos.

9. Propicia atividades artísticas

O uso didático da música, pintura, escultura, dança e teatro permite o desenvolvimento integral da criança (corpo e mente/cérebro).

A criatividade que é explorada durante esse tipo de atividade para crianças, é uma excelente alternativa para que estimulemos as conexões neurais, fazendo com que se multipliquem em ambos os lados do cérebro.

10. Aulas de programação

Além de todas as atividades para crianças que citamos até agora, também é possível ativar os dois lados do cérebro infantil, a partir de aulas de programação e robótica.

Isso é possível, pois desde muito cedo as crianças podem começar a aprender as principais técnicas de programas, e assim, adentrar no universo tecnológico de forma madura e assimilando os conceitos matemáticos mais facilmente.

Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema lendo: Ensino de tecnologia na infância, quais os benefícios?

Explore as possibilidades apresentadas no artigo de hoje e permita que as crianças se desenvolvam plenamente!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: