jogos para crianças

Confira 5 jogos para crianças aprenderem brincando

Alguns jogos para crianças possuem o cunho mais educativo, possibilitando que o momento da diversão seja permeado por aprendizado que agrega valor em diferentes áreas da vida infantil.

A criança pode trabalhar diversas habilidades enquanto aproveita jogos infantis que possuem o apelo educativo.

Os jogos para crianças que ensinam habilidades específicas e auxiliam no desenvolvimento cognitivo, são uma ótima opção para períodos de férias.

Dessa forma, a criança aprende brincando e ocupa o tempo de forma produtiva. Diante disso, elencamos algumas opções de jogos com esse estilo como sugestão para aproveitar o tempo livre.

Jogos para crianças que envolvem a família toda

Aprender brincando é divertido, mas se torna ainda mais interessante quando toda a família pode se envolver no processo. Por isso, elencamos algumas sugestões de jogos clássicos para brincar em família durante os momentos de lazer, confira!

1.      Jogo da memória

O jogo da memória pode ser até mesmo feito em casa com algumas impressões em folha de gramatura 180g para que todos os quadradinhos sejam iguais.

A brincadeira é divertida, ajuda a passar o tempo em família e desenvolve a atenção e o foco, além de ser útil para ensinar a criança sobre regras e também sobre os desenhos presentes no próprio joguinho.

Sempre é importante lembrar que, quanto mais cartões são impressos para o jogo da memória, maior será sua complexidade. Portanto, opte por uma dificuldade de acordo com a idade da criança.

2.      Palavras cruzadas

Excelente opção para crianças que já aprenderam a ler, as palavras cruzadas são úteis para desenvolver atenção, concentração e vocabulário.

Portanto, é um jogo muito rico para oferecer aos pequenos, podendo também disponibilizar cruzadinhas online, para que a criança aprenda sobre vários temas.

As palavras cruzadas contribuem para que a criança se interesse por diversos temas, usando a própria criatividade para fazer associações e se divertir enquanto desenvolve novas habilidades.

3.      Jogo Cilada

Um dos jogos para crianças mais desafiadores é o Cilada que é composto por 50 quebra-cabeças diferentes, para que o jogador faça os encaixes e se divirta. É necessário trabalhar raciocínio lógico, foco e acima de tudo desenvolver resiliência para vencer a partida.

Ao jogar, o objetivo é montar as peças de acordo com a combinação indicada pelo próprio jogo. Usando somente as peças que são coerentes de acordo com a combinação que deseja fazer.

São 50 opções disponíveis com 24 peças que possibilitam as combinações mais variadas. Acertar depende de fazer escolhas corretas e se divertir enquanto usa o raciocínio lógico para vencer esse jogo que é divertido.

Jogos para crianças online

Outra possibilidade do universo de jogos para crianças é aproveitar as ferramentas digitais para aprender e se divertir. Elencamos alguns jogos disponíveis no mercado e que são fáceis de encontrar.

1.      ABCya!

A plataforma ABCya! É repleta de games que estimulam as mais variadas habilidades, podendo aprender por meio de jogos de escrita, linguagem, matemática, música, arte e até mesmo joguinhos de multiplicação.

Totalmente online, a plataforma pode ser acessada gratuitamente com a inserção de propagandas. Bem como, pode ser assinada pela família para ter acesso sem a interrupção das divulgações.

As tarefas dos jogos variam de acordo com a complexidade, podendo brincar sozinho ou com outras crianças. Dessa forma, seu filho também vai conseguir desenvolver habilidades sociais enquanto usa a plataforma para brincar com os amigos.

2.      Coquinho Jogos Educativos

A plataforma Coquinho Jogos Educativos oferece jogos de acordo com a idade da criança, para que seja possível brincar e aprender por faixa etária.

As opções partem dos 3 anos de idade e oferecem jogos até os 15 anos e também jogos para adultos.

Bem dividida, a plataforma oferece opções dos mais variados tipos de jogos, com o objetivo de manter a criança entretida enquanto ensina aspectos valiosos.

Afinal, é muito interessante aprender lógica, matemática, novas palavras, computação e habilidades sociais brincando.

O lúdico é fundamental durante a infância para que a criança possa se desenvolver, visando conquistar ótimos resultados pessoais e sociais.

Use jogos para crianças respeitando a faixa etária indicativa

Os jogos para crianças costumam ser fabricados com diferentes graus de dificuldade respeitando o desenvolvimento infantil.

Por isso, é interessante que a família sempre estimule as crianças a brincar de jogos que são compatíveis com sua idade. De modo que esse estímulo possibilite aprendizado de qualidade e diversão ao mesmo tempo.

Propor jogos que são muito difíceis de entender por causa da idade da criança é um fator que gera desinteresse. Portanto, na hora de comprar algum jogo para a família se divertir junto ou oferecer um jogo virtual considere esse aspecto fundamental.

Tendo em vista que, não ter esse tipo de cuidado pode fazer com que o jogo não ganhe a adesão desejada. Fazendo com que a criança não demonstre interesse em relação ao que está sendo proposto como brincadeira ou passatempo.

Afinal, jogos que são muito complexos de entender por não estarem apropriados para a faixa etária da criança, acabam sendo desinteressantes naquele momento.

É este um dos fatores que motiva que os brinquedos tenham expostos a questão da faixa etária para guiar a compra. Possibilitando segurança para brincar e também que o jogo seja interessante para a criança.

Os jogos desenvolvem diferentes habilidades importantes

Toda criança precisa aprender brincando! E os jogos de computador, bem como os jogos de tabuleiro são úteis para esse processo.

Tendo em vista que, são ferramentas que permitem que a criança desenvolva uma série de habilidades como raciocínio lógico, habilidades socioemocionais, coordenação motora, questões cognitivas e muito mais.

banner kit habilidades do futuro

Portanto, é interessante que toda família tenha o cuidado de estabelecer um tempo para que a criança tenha acesso a jogos. Possibilitando uma forma para que a criança ocupe seu tempo e se desenvolva, enquanto a família pode participar e acompanhar.

E quando a criança se apaixona pela criação de jogos, a I Do Code pode ajudar oferecendo um curso completo e apropriado para crianças a partir de 9 anos de idade.

Ensinando o pequeno a criar seus próprios jogos, exercitando a criatividade e aprendendo muito ao longo do conteúdo.

Similar Posts