Habilidades cognitivas: 8 atividades que ajudam a desenvolver

Desenvolver habilidades cognitivas é importante para o futuro de toda criança.

Você sabe o que são habilidades cognitivas? São as habilidades que são cruciais para o desenvolvimento cognitivo humano, como memória, atenção, raciocínio lógico e linguagem, algo que já abordamos nesse artigo da I Do Code.

São habilidades muito importantes, pois definem a forma como uma pessoa encara o mundo e realiza suas atividades diárias, inclusive para manter um alto desempenho escolar e profissional.

Quer saber como desenvolver habilidades cognitivas em seus filhos? Confira essas dicas!

Jogo da memória desenvolve as habilidades cognitivas

O jogo da memória pode parecer um jogo bem simples, mas é muito bom para desenvolver a memória de forma lúdica. Ele é ótimo para estimular a memória de crianças pequenas. Com o tempo elas vão aprendendo a memorizar a posição das peças que já descobriram, ao invés de sempre tentar uma por uma, resolvendo o jogo cada vez mais rapidamente.

Dançar também é estimulante

A coordenação motora também é uma das habilidades cognitivas, e uma muito importante. Para melhor desenvolver o andar e o equilíbrio de seus filhos, uma boa forma é estimulá-los a dançar. Usar músicas alegres, especialmente as que eles mais gostam, e fazer danças simples, mais lentas, é uma ótima forma de introduzi-los a essa arte sem extrapolar seus limites, especialmente se forem crianças pequenas.

Atividades ao ar livre

Nem todo mundo sabe, mas brincar ao ar livre é crucial para o desenvolvimento das crianças. Gerações anteriores faziam muito isso e muitas vezes não sabem o quão bom isso foi para elas. Atualmente é uma boa ideia tirar os filhos do computador e do tablet por um tempo para levá-los pro quintal ou para a piscina.

É importante a criança ter contato com o sol, para impedir que desenvolva miopia durante a infância e adolescência, e também para ter contato com a natureza. O ambiente doméstico é mais controlado: o ar é mais calmo, a temperatura é controlada e o chão é homogêneo, enquanto fora de casa tudo é bem irregular. É importante que a criança saiba lidar com essas imperfeições desde cedo.

Esportes em grupo são ótimos

Algumas habilidade cognitivas muito importantes também são a comunicação e a habilidade de trabalhar em grupo, além de conseguir coordenar um grupo. Esportes que envolvem times, como queimada, futebol e vôlei, são ótimos para desenvolver essas habilidades, além de desenvolverem também a coordenação motora e a resistência.

É preciso também contribuir para o ensino dessas habilidades em casa. Muitas crianças podem ter dificuldade em lidar com perder em uma jogo ou esporte, ou acabar sendo “mandonas” e arrogantes, impedindo que tenham uma relação saudável com os companheiros de equipe. A educação em casa é crucial para que isso não ocorra.

Xadrez é um clássico dessa área

Jogos de estratégia em geral são ótimos para as habilidades cognitivas. Nesses tipos de jogos, a pessoa aprende a pensar em curto, médio e longo prazo, planejando os próximos passos a cada ação. Jogos de tabuleiro em geral são muito bons para introduzir crianças e adolescentes a esse tipo de pensamento, assim como são jogos de estratégia para computador.

O xadrez é um ótimo jogo para começar a explicar a complexidade e diversidade do pensamento estratégico. Embora damas seja bom também, o xadrez estimula a memória ao mesmo tempo que estimula o raciocínio, pois cada peça apresenta habilidades diferentes e precisam ser utilizadas em conjunto para poder vencer a partida.

A leitura e as habilidades cognitivas

A atenção e a memória são muito importantes para o cotidiano de todo mundo, especialmente de estudantes. Durante a escola e a universidade, as pessoas precisam ler muitos textos, fazer muitas provas e ler vários livros, de diferentes dificuldades e extensões. E conseguir fazer tudo isso não é um dom, é uma habilidade, e portanto requer prática.

Introduzir seus filhos ao mundo da leitura é a melhor forma de tornar tudo isso mais fácil para eles no futuro. É importante começar devagar, com livros com figuras e textos simples e com o tempo, ir aumentando a dificuldade, seguindo os gostos deles e o que os interessar. Alguns preferem histórias fantásticas, outros preferem enciclopédias, varia de criança para criança. O importante é eles desenvolverem gosto pela leitura.

Botar a mão na massa

Para desenvolver a coordenação motora das mãos e dos dedos, assim como o raciocínio lógico e a criatividade, é importante que seus dediquem algum tempo da semana para fazer atividades manuais. Embora tablets e celulares ajudem nisso de certa forma, é preciso também ter o contato com texturas diferentes e desenvolver as funções motoras finas.

Essas atividades manuais podem ser de diversos tipos. Mexer com massa de modelar e argila, por exemplo, é muito bom para exercitar a criatividade. Montar robôs ou construções de Lego exercita bastante o raciocínio lógico. Escrever usando lápis e caneta também contribui para isso.

Aplicativos de “quebra-cabeça”

Embora seja importante para o desenvolvimento das habilidades cognitivas de seus filhos que eles passem certo tempo do dia longe dos eletrônicos, isso não quer dizer que eles não contribuam para isso também. A flexibilidade dos tablets e celulares e a criatividade dos desenvolvedores de aplicativos resulta em vários jogos muito bons para desenvolver o raciocínio.

Existem jogos de diversos tipos, a maioria disponibilizados gratuitamente, tanto para Android quanto para iPhone, que tornam conceitos simples em problemas complexos. Por exemplo, existe um que te desafia a desatar nós da forma mais eficiente. Outro que requer que você conecte pares de pontos espalhados em um mapa sem sobrepor as conexões. Outro ainda que você programe um robô para chegar no seu objetivo.

Essas são algumas da melhores formas de desenvolver as habilidades cognitivas de seus filhos de forma lúdica e divertida. Quer mais algumas dicas? Confira!

banner construct 3: imagem da plataforma

Posts Relacionados

One Reply to “Habilidades cognitivas: 8 atividades que ajudam a desenvolver”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: