Pensamento lógico: quais atividades recomendadas para desenvolver criança vendo xadrez

Pensamento lógico: 7 atividades que estimulam seu filho a desenvolver

Pensamento lógico poderá ter amplo desenvolvimento na fase infantil, mas, é necessário que estímulos corretos aconteçam para isso. Portanto, no artigo de hoje vamos abordar quais são as melhores atividades para essa demanda.

Pais conscientes se preocupam com as escolhas de seus filhos, especialmente aquelas que interferem no seu dia a dia fora de casa.

Por outro lado, o poder de argumentar e a capacidade de ter autonomia para gerenciar suas tarefas, são situações que tornam a vida dos pais e das crianças mais dinâmica e fácil.

Os estímulos não devem ser cansativos…

Concordamos todos que deverão existir estímulos para isso, no entanto, essa inspiração de forma alguma precisa ou deva ser enfadonha ou trazer fadiga mental para a criança.

Nós da I Do Code, por exemplo, trabalhamos amplamente o raciocínio lógico durante nossas aulas, no entanto, não há desgaste mental, tão pouco um nível de exigência acima do suportável para cada faixa etária.

Vimos então, a necessidade de contribuir com os pais, através de maneiras deles próprios criarem em casa, atividades bem específicas para melhorar o pensamento crítico e lógico em seus filhos. O resultado? é este blog post, portanto, aproveite-o!

banners internos 730 x 232

Mas o que é de fato o pensamento lógico?

Um dos maiores pensadores do mundo, Aristóteles, deu luz a maneira de pensar e analisar situações a partir da lógica.

Veja você que para grande maioria dos adultos, é um processo natural que permite tomar decisões extremamente rápidas, inclusive.

É o pensamento lógico ou racionalidade que permite crianças e jovens, entender situações do dia a dia. Ou seja, através de um pensamento de dedução, conseguem chegar a conclusões com um bom nível de realidade.

Isso é realmente tudo o que você pai e você mãe deseja, não é mesmo?  

Afinal, com tantas informações e do mesmo modo a gigante disponibilidade desses dados, que bom será ver seu filho “filtrando” e selecionando só o que de fato virá a contribuir para sua formação continuada como pessoa.

O pensamento lógico, portanto, é inegavelmente uma ferramenta que deve ser adquirida na infância, embora possa ser aprimorada no decorrer de toda a vida.

Sendo assim, pais podem se valer de algumas atividades, as quais são bastante promissoras para ajudar filhos a melhorar o senso de dedução, lógica e escolha, como essas a seguir.

Desenvolvimento do pensamento lógico através da leitura

O-pensamento-lógico-pode-ser-desenvolvido-através-da-leitura
O pensamento lógico pode ser desenvolvido através da leitura

Ler ainda é uma das melhores maneiras de exercitar o cérebro humano e também uma das mais recomendadas ferramentas para tornar pessoas, referência no mundo do trabalho. 

Um jurista, por exemplo, não consegue uma formação plena e sucesso na carreira sem apoiar-se na leitura em obras que envolvam filosofia ou mesmo a leitura imaginativa.

Logo, não estamos falamos aqui da leitura desinteressada e sem propósito. Aliás, um fato que marca esse tipo de leitura é percebido na grande dificuldade que estudantes do ensino fundamental e médio tem em resolver problemas de matemática e que são ainda maior quando a disciplina é português.

Enfim, sabemos que o seu compromisso é grande para que seu filho ou filha se saiam bem na escola, portanto, recomendamos a leitura como uma das bases para desenvolver o pensamento lógico.

Mas, veja bem, priorize a leitura que integra, sequencial e agradável. Uma boa sugestão, são as coleções que devem ser adequadas para a faixa etária da criança.

Para os maiores, noticiários e revistas infantis também podem ser usados para gerar preferências e opiniões.

Jogos que priorizam as sequências lógicas

Para crianças pequenas, jogos com figuras despertam a curiosidade e promovem o uso de uma habilidade mental que é o raciocínio.

Nesse tipo de brincadeira, colocar todas as figuras, porém em uma ordem que faça sentido, ajuda os pequenos a assimilar a compatibilidade de cada peça com o todo.

Existe também o incentivo para alcançar a meta, seguindo os passos para obter o resultado que é o desenho finalizado, porém, coerente.

O mais legal nessa brincadeira que desenvolve o pensamento lógico, é que se pode adicionar obstáculos, inclusive com cálculos, charadas e desafios para que a criança use então a criatividade.

Lembre-se, no entanto, de adquirir ou criar esse jogo considerando a idade e a aptidão do seu filho ou filha. Afinal o que queremos com isso é estimulá-lo para algo que está acima da sua capacidade atual.

Montagens com quebra-cabeças

Quebra cabeças estimulam crianças a raciocinar
Quebra-cabeça estimula crianças a raciocinar

Uma brincadeira tradicional, que acalma, faz concentrar e ainda é divertida: o quebra-cabeça, existe para todas as idades.

Inclusive adultos adoram o jogo e naturalmente ele é ideal para estimular o pensamento lógico em crianças e adolescentes.

Um grande estímulo para alcançar metas também existe aqui, pois é uma brincadeira que pode ser feita em etapas e isso é ótimo também para promover a resiliência.

Instigar o pensamento lógico através de videogames

Não se engane imaginando que o videogame é uma mera distração! Pois com esses jogos é possível para a pessoa vir a:

  • Melhorar a coordenação;
  • Ativar reflexos, tornando-os mais rápidos;
  • Ampliar o senso de atenção;
  • Desenvolver campos neurais;
  • Promover insights que levam ao planejamento estratégico…

Enfim, há comprovadamente uma série de benefícios que bons jogos de videogame trazem também para crianças.

Jogos de tabuleiros 

Jogo da velha é uma excelente atividade para despertar o raciocício lógico na criança
Jogo da velha é uma excelente atividade para despertar o pensamento lógico em crianças

A maior febre, particularmente na década de 90 até o ano de  2000, eram, por exemplo, os boardgames.

Estes jogos são, para nós adultos, um momento nostálgico de nossas vidas, no entanto, servem para aprimorar o raciocínio da criança e não só podem, como devem ser resgatados para proporcionar estímulos no desenvolvimento do pensamento lógico.

Você pode ampliar opções tradicionais do jogo, além do de damas, xadrez e ludo. Outras opções são extremamente interessantes e providenciais para a proposta em questão, por exemplo:

  • Banco imobiliário;
  • Jogo da velha;
  • Detetive;
  • War;
  • Batalha Naval.

Jogos no computador

Processos tecnológicos estão impregnados na sociedade, você bem sabe que é impossível e desnecessário evitar absolutamente o contato do seu filho com a tecnologia, desde que haja coerência no uso.

Saiba que não são poucos os jogos de celular e computador que contribuem para o desenvolvimento do seu filho, no entanto, eles precisam ser direcionados para os mais recomendados.

Assim sendo, considere sempre a idade da criança e a supervisão necessária para que a atividade tenha sentido e a eficácia que é desenvolver senso espacial e pensamento lógico.

Portanto, desde o ABC do Bita, Matemática Fácil, Minecraft até enfim, seu filho acabar criando seu próprio jogo, a internet é uma fonte inesgotável de opções para aprimorar o raciocínio lógico de pequenos e adultos.

Aprender a programar

O raciocínio lógico é aprimorado através da programação scaled
O raciocínio lógico é aprimorado através da programação

Para quem ainda não sabe, dizemos com convicção que programar é também uma tarefa para crianças.

Existe um grande estímulo na programação para aflorar a criatividade e o raciocínio lógico, elevando na criança o potencial para, por exemplo, resolver problemas.

Além disso, quando se proporciona a criança interação com o universo da programação, fornecemos a ela diferentes possibilidade para administrar seu acesso a internet inclusive.

Sintetizando, a criança se torna mais crítica e analítica, pelo simples motivo de querer descobrir por si como são criados os jogos.

A sequência em níveis da programação também leva a criança a auto superação e na busca por objetivos que inclui tempo e medição do seu esforço.

Enfim, o pensamento lógico, portanto, é inegavelmente um meio para capacidades importantíssimas na vida adulta, entre elas a de identificar, deduzir e relacionar conceitos em toda as esferas da vida humana.

É fato também que o uso da tecnologia hoje é um grande instrumento para ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico, mas não é o suficiente.

Portanto, reforçamos aqui a necessidade de dedicação seja do pai ou da mãe para trazer para perto do seus filhos, outros subsídios para tal finalidade.

Você pode, entender melhor como aplicar algumas dessas atividades para o desenvolvimento do pensamento lógico entendendo como funciona nosso modo de ensinar tecnologia à crianças e jovens, aproveite!

Similar Posts