Livro de matemática e calculadora

Matemática: 7 dicas de como incentivar crianças a gostarem

Existe uma percepção generalizada, por parte dos pais e das crianças, de que a matemática é inacessível e, até mesmo, entediante. Apenas mencioná-la pode causar uma reação negativa nas crianças, por isso, é comum encontrar estudantes que tenha uma leve ou acentuada dificuldade nesta disciplina.

Para muitas crianças, as aulas de matemática nas escolas são o momento em que qualquer interesse pelo assunto se torna insatisfatório. Também, com o passar do tempo, essa ciência se torna um assunto com o qual muitas não querem se envolver pelo resto de suas vidas. 

No extremo oposto, os professores e especialistas na área da educação garantem que a matemática pode ser divertida, envolvente, desafiadora e criativa. E, como pai que deseja ver o sucesso do seu filho, você deve buscar estratégias para melhorar a percepção da matemática por parte dos pequenos e assim permitir que eles acessem sua beleza e poder. Então, aqui estão algumas dicas de como incentivar crianças a gostarem e se apaixonarem por essa incrível ciência!

banner treinamento obi

Seja o exemplo

Muitos pais dizem aos filhos que odiavam essa matéria na escola, de acordo com pesquisas nacionais. Se você é um deles, tenha cuidado para não passar essa atitude ao seu filho. Isso pode causar ansiedade matemática, que infelizmente é contagiosa. 

Ajude seu filho a melhorar sua atitude em relação à esse campo de estudo, mostrando-lhe que você está confiante ao pedir ajuda e ele, como contar dinheiro, estimar o custo de uma compra ou concluir sua declaração de imposto. 

Você também pode apontar sua importância em diferentes profissões, incluindo arquitetura, medicina, moda, gerenciamento de restaurantes e programação de computadores. Essas pequenas mudanças na maneira como você fala sobre matemática podem fazer a diferença e até deixar seu filho animado com ela.

Reconheça o desafio

Há sim um certo esforço no aprendizado de matemática. Pode ser desafiador, e, compreendê-la, às vezes envolve estresse, frustração e luta ao longo do tempo. Este pode ser um ambiente emocionalmente complexo para as crianças. Mas é onde você como pai deve ter persistência e perseverança, para que seja recompensado com o aprendizado do seu filho.

A cada sucesso, as crianças ganham confiança de que podem progredir no aprendizado de tópicos mais difíceis de matemática. Dessa maneira, aprender matemática pode ser comparado a escalar uma montanha: muito esforço, mas também alguns momentos felizes.

Jogue jogos de matemática

Felizmente, jogos de matemática são fáceis de encontrar! Se você escolhe um classificador de formas para o seu bebê, um jogo de matemática para o ensino fundamental ou um jogo de matemática mais avançado para crianças mais velhas, saiba que essa é uma ótima maneira de aliviar o estresse da matemática e apenas se divertir.

Também, outra forma de transformar a forma como ela é vista pode ser através de cursos de tecnologia,programação e robótica. Isso porque as crianças podem colocar a mão na massa e verem os resultados de seus cálculos na prática.

Incentive seu filho a usar matemática todos os dias

Incentive seu filho a resolver problemas envolvendo matemática fora da escola. No mercado, peça para ele descobrir o preço de quatro latas de milho. No carro, pergunte a ela quanto tempo levará para chegar ao seu destino com base na sua velocidade. Na loja de brinquedos, peça a ela que calcule o preço de um brinquedo com desconto e quanto tempo levará para ele economizar para comprá-lo.

Mostre a importância da matemática

As crianças são desligadas quando não vêem um objetivo para o que estão aprendendo, por isso, é importante mostrar constantemente como a matemática é útil e importante na vida real. 

Mais uma vez, envolva as crianças com atividades como cozinhar e assar, informando o tempo, verificando a temperatura e usando dinheiro. Os pequenos podem contar moedas, os mais velhos podem ajudar com tarefas mais complexas do dia a dia. Mostre como será importante para a profissão que seu filho deseja seguir no futuro.

Mude como você fala sobre matemática

Pode ser um desafio para os pais falar de forma prazerosa sobre matemática, mas saiba que este primeiro contato em casa influenciará no desempenho do seu filho na escola. 

Não vamos olhar para a matemática como algo que nos frustra, mas como um quebra-cabeça fascinante à espera de ser resolvido. Quando estamos calmos e certos de que há uma solução, passamos essa abordagem positiva aos nossos filhos.

Leia livros matemáticos

Esta é a dica item mais fácil (e sem dúvida uma das mais importantes). Ler, ler e ler! Até mesmo quando o assunto é matemática, a literatura pode ajudar.

Você pode se surpreender com a quantidade de livros ilustrados que apoiam o aprendizado de matemática precoce e avançado. Um exemplo clássico e nacional, indicado para crianças até 10 anos, é o livro Aritmética da Emília do autor brasileiro Monteiro Lobato, que cria uma verdadeira história de fantasia embasada em operações matemáticas.

Incentivar as crianças a gostarem dessa área pode não ser uma tarefa simples, mas com esforço e dedicação dos pais é possível de ser alcançada. Incentive seu filho, dê asas a sua imaginação, compre livros e matricule ele em cursos de tecnologia.

Crianças apaixonadas por vídeo games podem aprender que a matemática é algo importante nesta área, por exemplo, saiba que opções não faltam para fazer seu filho se apaixonar pela matemática. 

Gostou das dicas sobre como incentivar crianças a gostarem de matemática? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram! Visite o nosso site!

Similar Posts