Como anda o mercado de trabalho

Mercado de trabalho: dicas de preparo para uma entrevista de emprego

O mercado de trabalho está mais competitivo. Portanto, estar bem preparado para uma entrevista de emprego, é essencial. Veja algumas dicas para isso!

Se você está procurando emprego, e não tem um currículo muito robusto ainda, é necessário que se dedique a fazer uma excelente entrevista.

Afinal de contas, é neste momento que você terá o primeiro contato com seu empregador. Ou então com alguém que é responsável por analisar candidatos, como um funcionário do RH, por exemplo.

Sendo assim, é nessa hora que você deve mostrar o que tem de diferente e como pode contribuir com a empresa que deseja trabalhar.

De fato, é necessário que você esteja preparado. Por isso, reunimos aqui algumas dicas interessantes sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Lembre-se sempre que é importante praticar, e quanto mais entrevistas você fizer, mais pronto e afiado estará. Continue a ler!

Quais são as perspectivas para quem chega agora no mercado de trabalho?

Sem dúvida, de adaptações!

Os efeitos da pandemia atingiram todos os setores profissionais, isso é fato!

É fato também que se espera um novo perfil daqueles que estão chegando agora, ou seja, muito provavelmente grande parte da geração Z, que apesar de ambientada com a tecnologia, deverá se moldar a outras questões. Por exemplo, o trabalho Home Office, salários mais enxutos, flexibilidade de horários, entre outras coisas.

Por outro lado, o ambiente profissional tem demandado de pessoas candidatas para áreas como tecnologia, finanças, vendas e marketing, seguidas de infraestrutura e operações, saúde e diversidade.

Especialmente na área de tecnologia e com a crescente demanda na digitalização de processos, negociações e relações, profissões como cientista de dados, engenheiros de softwares e profissional de TI, estão sendo as mais procuradas.

Sabendo disso, e se é um candidato para essas ou outras áreas, veja agora o que está na lista de preferência dos entrevistadores para questionamentos na entrevistas de emprego

O que os entrevistadores adoram perguntar?

O Jornal Gazeta do Povo publicou um relatório feito pelo site Love Mondays que reúne mais de 7 mil perguntas feitas em 4 mil entrevistas de emprego. Então, ele selecionou as mais comuns.

De fato, estas perguntas refletem o que o mercado de trabalho mais quer saber sobre quem está se candidatando a uma vaga.

Entre as perguntas mais frequentes está, por exemplo, o motivo do candidato querer trabalhar na empresa.

Por isso é bom você ter um conhecimento prévio da empresa, e ter uma noção de seus objetivos pessoais.

Outras perguntas comuns são suas qualidades e defeitos, experiência, formação, se gosta de trabalhar em equipe e como lida com pressão.

Logo, esteja preparado para estes questionamentos quando for fazer uma entrevista de emprego.

Agora vamos para algumas dicas práticas para se preparar para uma e conseguir se inserir definitivamente no mercado de trabalho.

Dicas para realizar um entrevista de emprego com louvor no mercado de trabalho

A entrevista de emprego no mercado de trabalho e o ponto maximo

Conheça a empresa 

Lembra o que falamos acima? Que as empresas geralmente perguntam qual é a sua motivação para trabalhar nela. 

Certamente, para você conseguir responder isso, é necessário que seja feita alguma pesquisa sobre ela, certo?

Ao se interessar sobre a companhia na qual você está fazendo entrevista já demonstra interesse e credibilidade, o que é um ponto a seu favor.

Então, faça sua lição de casa e pesquise sobre a empresa.

Prepare seu currículo com cuidado

Com a alta competitividade do mercado de trabalho, tudo que é possível ser usado ao seu favor deve ser utilizado. No entanto, isso não significa que você deva mentir no seu currículo.

Além de isso ser obviamente errado, pode acabar lhe levando a uma situação constrangedora. No qual será confrontado com as informações colocadas ali na hora da entrevista.

Imagina colocar no currículo uma habilidade que não tem e na hora o entrevistador resolver fazer um rápido teste. Como, por exemplo, dizer que sabe inglês, quando na verdade mal entende o “book is on the table”.

Então, coloque o que é relevante de verdade e jamais minta – seja no currículo, seja na entrevista.

Atenção para a linguagem corporal

A linguagem corporal e importante na entrevista de emprego e1633798668216

O mercado de trabalho sempre está atrás de pessoas proativas, com iniciativa e disposição.

E isso é muito refletido nas suas palavras, na experiência, e principalmente na postura corporal.

Afinal de contas, o corpo fala. E os entrevistadores são treinados para perceber as nuances de sua linguagem corporal durante a entrevista.

Portanto, jamais fique de braços cruzados, que demonstra certa distância, e nem fique com tiques, como ficar passando a mão no cabelo ou no nariz o tempo todo. Pois isso pode demonstrar insegurança.

Não fique curvado, mantenha sempre uma postura ereta, faça contato visual constantemente.

Inclusive, existe um livro que pode lhe ajudar bastante sobre isso, e se chama exatamente “O Corpo Fala” de Pierre Weil e Ronald Tompakow.

Preste atenção no que está vestindo

Muito provavelmente, deve supor isso, mas você está indo para disputar uma vaga no mercado de trabalho, e não em uma festa ou rave.

Por isso, se vista da forma mais neutra possível. Para homens, uma camisa social ou calça. E mulheres, devem evitar roupas muito apertadas ou decotes profundos.

Claro, se a empresa tiver uma “vibe” mais descontraída, não é necessário ir à entrevista de paletó e gravata ou tailleur. Aliás, conforme uma matéria da Gazeta do Povo – é importante aprender como se vestir para ir a uma entrevista de trabalho.

Mas lembre-se de que a sobriedade é sempre bem vinda, especialmente neste primeiro momento, quando você não está por dentro do “dress code” da companhia.

Treine com antecedência

Veja bem, quanto mais preparado você estiver, maiores serão suas chances do mercado de trabalho.

E isso começa na entrevista de emprego. Por isso, treine as respostas que você poderá fornecer quando estiver com um entrevistador.

Você pode inclusive, encenar o momento da entrevista, com alguém fazendo  papel do entrevistador e com direito a roupa que vai usar no dia e tudo.

Certamente, isso vai tirar um pouco da pressão do momento, pois afinal, já fez isso antes. 

Enfim, autenticidade, confiança e preparação. Estas atitudes certamente vão lhe deixar mais confiante para a entrevista de emprego.

E assim ajudar a garantir um espaço no mercado de trabalho. Boa sorte!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe na sua rede social preferida e continue acompanhando a Ido Code para mais conteúdos como este!

Similar Posts