Mercado de trabalho: entenda as novas tendências

6 pessoas trabalhando nos computadores

O mercado de trabalho está em constante mudança e novas tendências surgem com isso. Neste texto vamos proporcionar a você conhecer essas mudanças. Confira!

Você está preocupado com o futuro? Acredito que todos estamos.

Com a desaceleração que será causada pela pandemia do coronavírus, cada vez mais pessoas estão pensando como será o trabalho nos próximos anos.

De fato, o modo de trabalhar e as opções de trabalho estão se modificando e muito rápido, e tudo começou em 2020, afinal foi o início de um momento atípico na história

Espera-se que a economia continue gerando empregos para trabalhadores em todos os níveis de educação e treinamento.

Embora o crescimento médio seja maior para as ocupações que exigem certo grau de instrução e educação do que para as que exigem menos treinamento.

Então, como é verdade que muitos novos empregos serão criados, muitos outros existentes também serão afetados pela mudança de tecnologias, novos produtos e técnicas, comércio exterior, mudanças nas preferências do consumidor e outros fatores. 

Todos os setores do mercado de trabalho terão algum tipo de mudança

Quase todos serão afetados por essas mudanças, e é claro que algumas ocupações terão um desempenho melhor do que outras. 

Poucos empregos permanecerão os mesmos e muitas pessoas precisarão atualizar suas habilidades, mudar de emprego ou mesmo mudar de carreira.

O empreendedorismo também vai ser uma palavra-chave nos próximos anos, e quem conseguir desenvolver esta capacidade estará na frente.

Decerto, ninguém pode ter certeza do que acontecerá no futuro, mas algumas tendências no mercado de trabalho fornecem pistas sobre o que provavelmente acontecerá. 

Ao tomar decisões sobre sua educação ou carreira, é importante entender essas tendências e fazer boas escolhas com base nessas informações. 

Assim sendo, veremos agora algumas questões mais importantes sobre isso. Acompanhe!

Quais serão as mudanças mais relevantes a partir de agora?

Quais as principais mudanças no novo mercado de trabalho

Alguns empregos crescerão mais rapidamente do que outros

Embora haja crescimento na maioria das ocupações, algumas crescem muito mais rapidamente do que outras e algumas até declinarão. 

Obviamente, as ocupações que deverão crescer rapidamente oferecerão muitas oportunidades. 

Os empregos com as taxas de crescimento mais rápidas tendem a exigir educação e treinamento além do nível médio. 

A “atualização” das habilidades é uma tendência importante no futuro do mercado de trabalho.

Pois, a tendência é que até mesmo empregos de nível inicial exigirão boas habilidades acadêmicas, bem como treinamento além do ensino médio.

A maioria das pessoas mudará de emprego e carreira

Os jovens tendem a mudar de emprego com mais frequência. Mas os trabalhadores com mais de 25 anos mudarão de trabalho em média oito ou mais vezes durante sua vida profissional. 

A maioria das pessoas também mudará de carreira – muitas vezes de forma brusca – quatro ou mais vezes durante sua vida profissional. 

E a tendência de mudar de emprego e carreira com mais frequência está aumentando no mercado de trabalho

Às vezes, essas mudanças não serão previstas ou ocorrerão de maneiras imprevisíveis. 

Por esses motivos, preparar-se agora para a próxima mudança de carreira profissional faz mais sentido do que nunca.

banner kit habilidades do futuro: menino programando

A maioria dos empregos exigirá mais educação

Na época em que os empregos nas fábricas eram abundantes, muitas pessoas podiam conseguir um emprego bem remunerado na fábrica logo após o colégio. 

Hoje, existe uma competição intensa para alguns desses empregos.

Enquanto o mercado de trabalho deve continuar a crescer rapidamente, muitos dos novos empregos serão diferentes dos anteriores. 

Você pode ver isso claramente revisando as listas de empregos em rápido crescimento.

É provável que essa tendência se acelere nos próximos anos, com cada vez mais empregos exigindo treinamento técnico ou educação avançada. 

Uma grande parte da razão para isso é o uso crescente de tecnologias em muitos empregos, incluindo especialidades como TI, trabalhos gerenciando dados, automação e outras tecnologias. 

Contudo, tudo que envolve inovação e a própria Tecnologia da Informação, por exemplo, também envolve aperfeiçoamento contínuo.

Isso significa que os empregados agora precisarão continuar seus estudos para acompanhar as mudanças tecnológicas que afetam seus empregos.

No entanto, muitos dos empregos em rápido crescimento, por exemplo, exigirão treinamento técnico que pode ser obtido em um ou dois anos em uma escola profissionalizante. 

Estudos recentes mostram que o custo adicional de educação ou treinamento é frequentemente pago de volta em ganhos mais altos. 

Os ganhos aumentados geralmente duram a vida inteira, fazendo uma grande diferença no estilo de vida. 

Considere, portanto, investir na sua formação continuadamente, para se diferenciar entre os candidatos.

A rotatividade será alta no novo mercado de trabalho

De fato, é importante notar que a maioria das vagas de emprego no mercado de trabalho resulta da necessidade de substituição de trabalhadores. 

Alguns mudam de carreira, enquanto outros são promovidos a outros cargos. 

Outros ainda param de trabalhar para voltar à escola, assumir responsabilidades domésticas ou se aposentar.

Em síntese, ocupações do futuro com mais rotatividade, serão as genéricas e as que pagam os mais baixos salários, mas também exigirão baixos requisitos de treinamento.

Enquanto isso, ocupações com pouca rotatividade, geralmente têm requisitos de treinamento prolongado – uma alta proporção de pessoas em idade ativa – trabalhadores em tempo integral e oferecem altos salários

Mais empregos em pequenas empresas será um diferencial no novo mercado de trabalho

Mais empregos em pequenas empresas será um diferencial no novo mercado de trabalho

Nos últimos anos, a maioria das pessoas trabalhou para grandes empregadores, e muitas pessoas conduzem seu planejamento de carreira e procura de emprego como se isso ainda fosse verdade. 

Mas, hoje em dia, o mercado de trabalho das pequenas e médias empresas está absorvendo muitas pessoas.

Além disso, muitos estão partindo para o empreendedorismo, e abrindo os seus próprios negócios. Aliás, empreender é algo que deveria ser ensinado desde cedo.

Os maiores empregadores empregam menos pessoas do que há anos, e a maioria dos novos empregos está sendo criada por pequenos empregadores. 

Isso significa que agora você tem muito mais probabilidade de trabalhar para um pequeno empregador do que para um grande.

Os empregos com pequenos empregadores tendem a exigir mais flexibilidade e adaptação mais rápida às mudanças. 

Embora os grandes empregadores continuem sendo uma parte importante de nossa economia, os empregadores de menor porte têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado de trabalho.

Enfim, estas são algumas tendências do mercado de trabalho, considerando sempre que para estar preparado para as demandas do século XXI é fundamental desenvolver o máximo de habilidades possível.

Se você está preocupado com o futuro, preste atenção nestas dicas e nunca pare de estudar, pois, é assim que estará pronto para as novas oportunidades. 

Felizmente você pode contar com a I Do Code para isso!

Gostaria de saber como podemos ajudar na sua formação?

Entre em contato e descubra um universo novo de aprendizagens!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: