curso online

Curso Online: 3 dicas para preparar meu filho para aulas virtuais

O fechamento repentino das escolas em função do coronavírus acabou pegando muitas famílias de surpresa e com isso, fazer um curso online se converteu em uma boa opção de manter nossos filhos ativos no processo de ensino e aprendizagem.

Atualmente existem muitas maneiras de ajudar as crianças a aprender em casa. Quer seu filho frequente aulas presenciais, aulas online em casa ou uma combinação de ambas.

Ajustar-se a uma nova rotina de aprendizado pode ser difícil e estressante para todos os envolvidos.

As estratégias a seguir têm como objetivo ajudá-lo a obter o apoio de que precisa para facilitar o aprendizado em casa e, ao mesmo tempo, permanecer conectado e envolvido com a comunidade escolar.

Lembre-se: não existe uma maneira “certa” de seu filho aprender em casa.

Faça o que funciona para você e sua família e certifique-se de priorizar seu próprio bem-estar para se manter saudável e em forma para atender às necessidades educacionais e outras necessidades de seu filho.

Fique em contato com o Curso Online do seu filho

Independentemente de seu filho estar aprendendo em casa em tempo integral ou parcial, informe o curso online dele sobre os desafios que ele enfrenta.

Se você tiver problemas de tecnologia ou conectividade, precisará de recursos adicionais para apoiar o aprendizado em casa.

Se não tiver alguém para ajudá-lo a supervisionar seu filho durante as aulas virtuais, ou se seu filho estiver com dificuldades para fazer os deveres de casa, informe a escola.

banner e book sucesso na educacao a distancia

Aqui estão as questões que você deve considerar ao preparar o seu filho para o curso online:

·        Veja se há algum programa pós-escola que ainda está em vigor, alguns dos quais também podem estar disponíveis durante o horário escolar.

·        Veja se o curso online pode recomendar um programa escolar ou comunitário que apoie a aprendizagem presencial em pequenos grupos.

·        Converse com o professor de seu filho regularmente sobre o progresso acadêmico e quaisquer problemas que ele possa ter. Considere ideias sobre como apoiar melhor seu filho.

·        Se seu filho for mais velho (freqüentando o ensino fundamental ou médio), você pode encorajá-lo a se comunicar diretamente com seus professores sobre seu progresso de aprendizagem, desafios e necessidades no curso online.

Você gostará de ler também: Ensino Remoto: como criar uma rotina de estudos eficiente

Organize um cronograma e uma rotina para seu filho aprender em casa

Designe um espaço silencioso em sua casa para o aprendizado do seu filho no curso online, sempre que possível.

Tente fazer com que seu filho escolha um lugar que ele considere adequado para estudar.

Se você ainda não o implementou, crie um canal de comunicação para que ele possa compartilhar abertamente suas ideias e, assim, maximizar o desempenho educacional.

Evite distrações de irmãos, programas de TV, tablets ou outros dispositivos que podem distrair seu filho e desviar a atenção do aprendizado. Estabeleça regras para que todos em casa tentem ficar o mais silenciosos possível enquanto seu filho estiver na aula.

Reveja as atribuições e as expectativas da escola e ajude seu filho a definir um prazo razoável para a conclusão das atribuições.

Você pode precisar ajudar seu filho a ligar os dispositivos, ler as instruções e escrever as respostas. Se você estiver tendo dificuldades para usar a tecnologia para aprendizado no curso online, entre em contato com o professor de seu filho para obter ajuda.

Crie rotinas e estabeleça expectativas razoáveis ​​para seu filho e reforce-as por meio de lembretes (por exemplo, horários por escrito, fotos), comentários positivos ou recompensas.

Estabeleça horários regulares para dormir e faça com que seu filho acorde na mesma hora nos dias de aula.

Inclua intervalos na programação para que você possa desfrutar de atividades divertidas, tempo livre, refeições e lanches saudáveis, tempo ao ar livre e atividade física.

Ofereça oportunidades para que ele passe algum tempo longe das telas. Se sua programação permitir, faça uma pausa com seu filho para se conectar e descobrir como está o dia.

Considere como seu filho pode ficar conectado com amigos e outros membros da família sem ter que estar com eles pessoalmente (por exemplo, videoconferência, FaceTime, visitas de carro).

Tenha um plano para ser flexível com sua programação. Não há problema em personalizá-lo com base no seu dia!

Considere reserva certo tempo a cada semana que permita mais flexibilidade no cronograma de aprendizado de seu filho.

Considere as necessidades de aprendizagem individuais de seu filho no curso online

A transição para casa será diferente para pré-escolares, alunos do ensino fundamental, alunos do ensino médio e alunos do ensino médio. Pergunte ao seu filho o que ele gosta e acha difícil aprender em casa e, em seguida, faça os ajustes necessários.

Se seu filho tem necessidades especiais ou exigentes de suporte, considere melhorar a estrutura e a regularidade da rotina de aprendizagem.

Aumente a frequência dos lembretes sobre as expectativas e compartilhe comentários positivos ou outras recompensas ao atendê-los.

Considere reservar um momento no final de cada dia de aprendizado em casa para conversar com seu filho sobre o progresso feito naquele dia em direção à meta estabelecida.

Para crianças mais novas ou com problemas de concentração, faça pausas mais frequentes e use um cronômetro para indicar que a pausa acabou. Você também pode considerar o uso de pausas como recompensa ao realizar atividades mais difíceis.

Para crianças mais novas ou com problemas sensoriais, pode ser difícil mantê-las sentadas à mesa o dia todo. Considere alternativas como sentar no chão, colocar travesseiros no chão ou usar uma bola de ioga.

Para crianças com um programa de educação individualizado, trabalhe com a equipe de educação especial de seu filho para criar um plano de aprendizagem virtual e definir metas específicas de aprendizagem, sociais, emocionais ou comportamentais.

Trabalhe em conjunto para criar estratégias que apoiem o progresso do seu filho em relação aos objetivos definidos (por exemplo, gráficos de metas visuais e cronogramas, cronômetros de atividade audível ou visual, reforço verbal positivo, um ambiente de aprendizagem confortável) e comprometa-se a monitorar o progresso regularmente.

Similar Posts