Inovação

Habilidades do futuro: Inovação

Em um mundo cada vez mais tecnológico e mais competitivo, não é novidade que, se os profissionais do futuro quiserem alcançar o sucesso e encontrar o seu lugar ao sol, precisam desenvolver algumas habilidades específicas. Aqui, discutiremos sobre uma das principais: a habilidade de inovação.

Com a constante ascensão da tecnologia, é impossível não nos perguntarmos: como será o futuro do trabalho? Como preparar os meus filhos e quais serão as competências indispensáveis para que eles se destaquem no mercado de trabalho.

Nós, da I Do Code, nos preocupamos com o futuro da educação e queremos te ajudar com esta tarefa. Pelo ritmo das inovações no mercado de trabalho, é possível prever algumas tendências que te ajudarão a se manter atualizado e a preparar as crianças para o mercado.

Existem algumas habilidades essenciais para o futuro e que já devem ser desenvolvidas nos filhos. A inovação é a primeira delas. 

Conforme um estudo do Fórum Econômico Mundial, em cinco anos pelo menos um terço das habilidades necessárias para o sucesso profissional já terão mudado. Dessa forma, é de sumo importância que o profissional consiga inovar e se reinventar constantemente.

banner kit tecnologia na educacao

Inovação: uma habilidade do futuro

Ainda conforme informações do Fórum Econômico Mundial, nos próximos anos, cerca de 7 milhões de empregos serão extintos. Enquanto muitas profissões e atividades que hoje nos são comuns desaparecerão completamente, outras serão criadas.

Dessa forma, se os profissionais do futuro não quiserem sucumbir perante todas essas mudanças que estão por acontecer, deverão desenvolver habilidades que os preparem para as novas demandas de trabalho.

Segundo pesquisas no campo de gestão, 64% dos presidentes de empresas considera a inovação mais importante que a eficiência operacional dos funcionários. Isto porque, em um mundo que está entrando em sua quarta revolução industrial, conseguir prever tendências e estar sempre atualizado com tudo que envolve o seu nicho de mercado é fundamental.

Além disso, com tantas funções desaparecendo completamente e outras sendo criadas, o profissional precisará ter capacidade de inovar, reinventar e prever as próximas tendências. Esses são somente alguns dos fatores que fazem a inovação uma das habilidades do futuro e que precisa ser desenvolvida em seus filhos.

Porque é importante desenvolver a inovação em meus filhos  

Seus filhos são o futuro da sociedade e os profissionais que estarão no mercado daqui alguns anos. Desenvolver a capacidade de inovação nas crianças significa conferir-lhes mais do que um diferencial, uma capacidade de sobrevivência.

A inovação representa o sucesso da criação de novas ideias. Em um futuro próximo significa um melhor desempenho na escola e na universidade, uma carreira bem-sucedida, a capacidade de alcançar novos mercados e a possibilidade de se destacar no mundo dos negócios.

Há muito tempo a inovação deixou de ser uma opção para se tornar uma competência obrigatória. Desenvolvê-la  nos seus filhos é semear um futuro próspero rumo ao sucesso.

Como desenvolver o senso de inovar nas crianças

Desenvolver a habilidade de inovação nos seus filhos é uma tarefa relativamente simples e que deve começar tão logo ele tenha capacidade de entender o mundo ao seu redor.

65% das crianças que estão no primário hoje trabalharão em funções que ainda nem existem. Dessa forma, é indiscutível a necessidade de desenvolver nelas essas habilidades o mais brevemente possível.

Se você quer que os seus filhos atinjam todo o seu potencial criativo, invista no lúdico desde sempre. Até os dois anos de idade, a criança aprenderá mais do que em qualquer outro momento de sua vida. Então, estimule a sua criatividade desde cedo.

A seguir, algumas atitudes e atividades que devem ser desenvolvidas com os pequenos de forma a instigar o seu potencial criativo e de inovação:

  • Estimule a criatividade das crianças. Inovar é o mesmo que trabalhar de forma criativa, logo, incentive seu filhos a criarem. Pode ser com peças de lego ou até mesmo sucatas como tampinhas, botões, copos plásticos, etc.;
  • Incentive o hábito da leitura e da informação desde cedo. Enquanto eles ainda não souberem ler, leia você mesma notícias e curiosidades para eles. Diga como estará o tempo, assuntos leves, mas que instiguem a curiosidade e a vontade de saber mais;
  • Vá a lugares que estimulem a imaginação das crianças. Viaje com eles sempre que puder, leve-os a exposições, museus e peças teatrais. Apresente outras culturas e outros países a seus filhos, mesmo que seja na internet;
  • Insira-os no mundo tecnológico. É muito importante que seus filhos tenham acesso à informações abrangentes e de qualidade relacionadas à sua realidade futura.

A maior inovação que o mundo e o mercado de trabalho precisarão será no comportamento humano. Para que os seus filhos possam assimilar todas essas mudanças que estão ocorrendo no mundo e consigam tirar proveito, instigue-os a estarem sempre inovando e se reinventando.

Nós, da I Do Code, somos especialistas em educação tecnológica para crianças e jovens. Estamos totalmente à disposição para ajudar você a preparar os seus filhos para um futuro de sucesso. Entre em contato conosco!

Similar Posts