Jovens e a tecnologia no empreendedorismo

Jovens e a tecnologia: 7 ferramentas que você precisa conhecer

Jovens e a tecnologia — A combinação que vai marcar o empreendedorismo no mundo. No texto de hoje confira 7 ferramentas indispensáveis para isso!

A tecnologia vem se mostrando um campo vasto para facilitar inúmeras atividades do nosso cotidiano, independente da idade. 

A prova disso está nessa reportagem de A Gazeta, que se refere a importância da tecnologia como mediadora para a educação e o empreendedorismo, fato percebido na pandemia para a educação de jovens.

Contudo, as ferramentas tecnológicas mais avançadas também são instrumentos importantes, especialmente para jovens, para interação com o mundo profissional, principalmente pelo fato deles já terem nascido em um ambiente mais digital.

No caso específico de jovens e tecnologia, as mais recentes ferramentas têm sido bastante úteis em diversas áreas, como educação e empreendedorismo, além de serem suficientemente elaboradas para torná-las atraentes para essa parcela da população. 

Assim sendo, a seguir, listamos algumas das principais ferramentas contemporâneas que podem facilitar a vida dos mais jovens para realizarem projetos (e até mesmo dos mais adultos, a depender do grau de intimidade com esses avanços). 

7 ferramentas importantes para jovens e a tecnologia

Ferramentas que ajudam o jovem e a tecnologia

Wix

O Wix é uma ferramenta que consegue captar bem esse espírito de jovens, tecnologia e empreendedorismo, especialmente para aqueles que querem montar sua própria página na web. 

Na prática, o Wix é uma plataforma que auxilia na construção de sites em todos os aspectos necessários para esse tipo de atividade. 

Algumas de suas vantagens é que se trata de uma ferramenta gratuita e que pode ser facilmente personalizável.

A elaboração de um site ou mesmo de um blog por meio do Wix é realizada através de um editor intuitivo, ou seja, sem a necessidade de se conhecer profundamente programação. Basta ir montando o espaço do jeito que quiser. 

Fora isso, o Wix oferece uma hospedagem segura, além de um domínio totalmente sem custos. 

Além disso, você tem à disposição mais de 500 templates para servir como base. 

E, por fim, quem escolher essa ferramenta como possibilidade de empreendedorismo terá como montar com facilidade lojas virtuais e desenvolvimento de aplicativos móveis. 

Certamente é uma bela forma de melhorar a relação entre jovens e a tecnologia

Google Adwords e Facebook Ads

Estar nas primeiras páginas de indicações do Google ajuda bastante a dar visibilidade a qualquer coisa que se faça na web.

Portanto, nesse sentido de jovens e a tecnologia, ferramentas que podem ajudar muito são o Google Adwords e o Facebook Ads. 

Ainda mais porque, conforme uma matéria que está no blog da Amazon, o empreendedorismo começa cada vez mais cedo. 

Esses são, em suma, anúncios pagos que podem ajudar a alavancar qualquer conteúdo na internet e aumentar o engajamento. 

A contratação desse serviço no Google e na rede do Facebook garante que a página (uma feita no Wix, por exemplo) fique em locais de destaque, mais visível para quem navega com frequência. Além disso, ainda dá para segmentar a exposição dos anúncios

banner curso criacao de sites

5H2W

Para aquele jovem que está começando agora no mercado de trabalho, tem um projeto em mente e quer ter uma gestão adequada de suas ideias, uma boa ferramenta tecnológica é o 5H2W. 

A sigla vem do inglês e significa literalmente: “questões que devem ser respondidas antes de tirar um projeto do papel”.  Nesse sentido, os questionamentos são os seguintes: 

5W:

  • What? (Como o projeto vai ser realizado?)
  • Why? (Por que será feito? / Qual a justificativa? Quais os objetivos?)
  • Where? (Onde?)
  • When? (Quando? / Qual a data limite?)
  • Who? (Por quem? / Quem será o responsável?)

2H:

  • How? (Como será feito?)
  • How much? (Quanto vai custar?)

Percebe-se, portanto, que se tratam de perguntas básicas, mas, que garantem ter um planejamento adequado, fazendo com que os jovens e a tecnologia se entendam bem, e estes possam usufruir de seus benefícios de forma bem simples. 

Icode

Recentemente, unidades do Sebrae colocaram no ar o Icode (que significa “Identificação do Comportamento para Orientação ao Desenvolvimento Empreendedor”). 

Trata-se de uma ferramenta digital cuja finalidade é identificar perfis compatíveis de negócios, considerando habilidade múltiplas.

Basicamente funciona assim: o Icode localiza o perfil de negócio ideal para o jovem, e mostra quais são os pontos fortes e fracos daquele determinado negócio. 

A ferramenta é gratuita, sendo composta por um questionário online detalhado. As respostas dadas serão usadas pelo sistema para cruzar com os perfis de negócios mais adequados naquele momento. 

Uma bela forma de unir os jovens e a tecnologia no campo do empreendedorismo. 

Leadlovers

Uma das formas mais eficazes de conseguir ter um bom empreendimento é ter um relacionamento próximo ao público-alvo, ou seja, atrair mais pessoas para os conteúdos que estão sendo feitos. 

Em suma, fidelizar a clientela, encaminhando os que estiverem interessados para as etapas seguintes, para aqueles momentos decisivos de fechar um negócio, por exemplo. E, para isso, os leadlovers são excelentes ferramentas. 

A partir dela, o jovem empreendedor terá acesso a recursos que facilitarão ações de qualquer tipo, como elaborar e-mails personalizados que irão ser enviados para o público-alvo conforme a segmentação dele. 

Sem contar ainda que se trata de uma ferramenta que garante o envio automatizado de SMS e até a criação de chats. Uma ótima oportunidade de unir jovens e a tecnologia

Planilhas Google

Empreendedorismo jovem

O Google Planilhas (Google Sheets) é, sem dúvida, uma tecnologia importante para o jovem que quer aprender sobre organização e produtividade.

Essa é uma ferramenta com diferenciais importantes, como a opção de trabalhar em documentos estando offline, igualmente convidar mais pessoas para colaborarem na produção de documentos.

Além disso, a ferramenta permite diferentes versões de documentos, com possibilidade de customização e layouts dinâmicos.

Neste recurso, o usuário também pode criar planilhas utilizando dispositivos móveis, editando fontes, personalizando as células, e é claro, utilizar opções avançadas para formatar conteúdos.

Canvas

Jovens e a tecnologia é uma combinação perfeita para utilizar o Canvas, ainda mais, para quem pensa no empreendedorismo já na adolescência.

Porque essa ferramenta tem por objetivo utilizar um modelo de negócio e ver se esse modelo é válido ou não. 

Funciona através de uma folha com nove segmentos, fazendo com que o jovem empreendedor analise certos parâmetros. 

Entre esses parâmetros está uma reflexão a respeito das atividades principais do negócio, bem como a reação para com o cliente. 

Dessa forma, é possível mapear todas as principais necessidades de um empreendimento inicial, por exemplo.

No entanto, fazendo com que, por mais jovem que seja, a pessoa já tenha noção de um empreendimento.

Em outras palavras, o Canvas serve como uma ferramenta de organização assim como várias outras, unindo bem os jovens e a tecnologia mais recente. 

Lembrando que antes do preenchimento desses blocos, é necessário refletir bem, já que uma resposta incompleta ou confusa compromete o resultado que essa ferramenta pode proporcionar. 

Enfim, essas são 7 ferramentas que podem ser úteis para jovens e a tecnologia. Certamente serão um diferencial para quem deseja seguir no empreendedorismo ou simplesmente aprender mais!

Gostou deste texto? Então compartilhe! Siga a I Do Code no Instagram para mais dicas sobre tecnologia e empreendedorismo para jovens!

Similar Posts