Jovem aprendendo para o futuro mercado de trabalho

Mercado de trabalho: 6 ferramentas indispensáveis para aprender

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e com candidatos mais qualificados disputando uma mesma vaga de emprego.

Por isso, muitos pais desde cedo investem na formação contínua e de qualidade para seus filhos, mas dificilmente conhecem as ferramentas que vêm surgindo e sendo exigidas como necessárias para uma oportunidade de trabalho.

Com a constante evolução tecnológica, a Geração Z necessita de um aprendizado múltiplo em relação às ferramentas digitais que são consideradas diferenciais pelas empresas e, como existem diversas, é difícil saber quais você deve incentivar seu filho a aprender.

Atualmente, é muito importante ter uma gama complexa de hard skills, que são os conhecimentos específicos em áreas e programas de trabalho além, claro, das habilidades cognitivas e soft skills, aqueles conhecimentos voltados mais para a individualidade de cada trabalhador.

Como nós da I Do Code pensamos no futuro dos jovens e em suas possibilidades de crescimento pessoal, preparamos esse conteúdo exclusivo e completo com as principais ferramentas do futuro mercado de trabalho.

Principais ferramentas que estarão em alta no futuro mercado de trabalho

Para além de habilidades como criatividade, raciocínio lógico, concentração e solução de problemas, o mercado de trabalho, principalmente da área tecnológica, exige cada vez mais o conhecimento de certas ferramentas que são utilizadas dentro de uma empresa.

Essas ferramentas são cada vez mais importantes, pois como veiculado pelo portal UOL, o mercado de trabalho durante e após a pandemia mudará muito, ainda mais com o crescimento do trabalho remoto que exige grandes habilidades no manuseio e compreensão da tecnologia.

Aqui destacamos 6 ferramentas ou áreas com diversas ferramentas que estão cada vez mais se popularizando no mercado de trabalho, tanto pelo número de oportunidades quanto pelos salários bem remunerados que esses conhecimentos podem trazer.

Programas do pacote Office: O passado e futuro do mercado de trabalho

O pacote Office há muito tempo já é considerado como uma das principais e mais pedidas ferramentas para conseguir pleitear uma boa vaga de emprego.

Alguns de seus programas são muito utilizados no dia-a-dia tanto dentro quanto fora dos serviços, como o Word, Power Point e Excel, mas outros vêm sendo muito utilizados como o Outlook e o Teams, que são boas ferramentas para trabalhos em equipe.

Se alguém não tem domínio dessas ferramentas muito provavelmente terá dificuldades em relação a empregabilidade e outras áreas de sua vida.

banner curso planilhas

Google G Suite: Um substituto gratuito do Office

As ferramentas do Google G Suite são bem parecidas com as do Pacote Office e possuem compatibilidade com a mesma porém, o grande diferencial é que são totalmente online e gratuitas para uso, facilitando o seu aprendizado.

Utilizar o Documentos e Planilhas Google são facilitadores para as empresas pois se comunicam diretamente com o armazenamento em nuvem do Google Drive, que permite uma conexão ágil dos trabalhos dentro delas.

Além do mais, saber como utilizar essas ferramentas demonstra o domínio de outras habilidades como raciocínio e organização, devido ao grande número de dados possíveis de serem analisados e filtrados dentro delas.

Redes sociais: As futuras ferramentas de comunicação digital

O mundo está cada vez mais conectado digitalmente e as formas de se comunicar são mais diversas e rápidas, exigindo que os trabalhadores consigam trocar informações de forma rápida para concluir trabalhos, ainda mais com o regime de serviço Home Office.

Por isso, muitas vagas de emprego atualmente exigem conhecimento e utilização de redes sociais ou ferramentas de comunicação digital, como emails, intranet e outros aplicativos diversos que uma empresa pode usar.

Algumas vagas ou a possibilidade de trabalhar como freelancer exigem comunicação direta com clientes e é importante ter conhecimento sobre como se portar e utilizar essas ferramentas.

Sem contar que é cada vez mais importante ter um perfil bem montado em redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter, pois elas são utilizadas por diversas empresas para análise de perfil de candidatos.


Ferramentas de Design: O marketing como potência no mercado de trabalho

A área de marketing e design estão cada vez mais em alta no mercado de trabalho pois, com o mundo virtual, todas as empresas estão transferindo suas comunicações e propagandas para plataformas online.

O aprendizado de ferramentas de edição de imagem, criação de vídeos, desenvolvimento de layouts para páginas de internet, animação de conteúdos e design para interfaces de dispositivos móveis está sendo um diferencial no momento de contratação.

Isso se deve também ao fato das empresas cada vez mais trabalharem com materiais transdisciplinares, ou seja, um serviço conjunto entre diferentes setores da empresa para produzirem um material melhor estruturado.

Portanto, mesmo que alguém não atue diretamente com marketing ou design, ter noção de como funcionam essas áreas e suas ferramentas ajuda no desenvolvimento de trabalhos em conjuntos com outros setores, o que é considerado um importante conhecimento para as mediações dentro de um serviço.

Ferramentas de Programação: Área com alta taxa de empregabilidade

O uso de sites, aplicativos e dispositivos tecnológicos é uma realidade para a maioria das pessoas do mundo e já se tornou parte de nossas rotinas. Por isso, a área de programação vem há alguns anos se mantendo como uma das principais empregadoras em todo o mundo.

Porém, existem diversas ferramentas e programas utilizados na área e ter domínio de apenas uma ou duas muitas das vezes pode deixar um candidato para trás em uma oportunidade de emprego.

Esses conhecimentos, contudo, se desenvolvidos desde uma idade mais jovem, podem ajudar no aprendizado de outros mais complexos relacionados as diversas plataformas de programação, tornando uma pessoa mais apta a concorrer a diversas vagas de emprego de alta qualidade.

Programas para criação de Jogos: Um dos mercados que mais se desenvolve

Os jogos eletrônicos se tornaram um grande mercado em todo mundo, tendo cada vez mais visibilidade em grandes eventos internacionais. Também está no dia-a-dia de diversas pessoas, seja em jogos de celular, de computador ou de plataformas.

Muitos jovens, atualmente, se envolvem no mundo dos jogos digitais e sentem vontade de trabalhar na área de desenvolvimento dos mesmos e é preciso ter uma mente aberta para ajudar seu filho a ingressar nessa área que pode trazer muito sucesso e felicidade para ele.

O futuro do mercado de trabalho é a tecnologia

Não há como fugir das tecnologias na rotina, elas estão em todos os lugares e em todos os momentos de nossas vidas, estão cada vez mais avançadas e sendo requisitadas no mercado de trabalho.

Por isso nós da I Do Code prezamos pelo ensino de ferramentas tecnológicas de forma consciente, para que os jovens possam investir seu tempo e vontade em conhecimentos e habilidades que trazem alegria e ao mesmo tempo desenvolvimento cognitivo e pessoal.

Investir no aprendizado tecnológico de crianças e adolescentes é investir no seu desenvolvimento, aprendizado, felicidade pessoal e na possibilidade de um futuro melhor para eles e para outras pessoas que serão impactadas com seus serviços.

Similar Posts